483

Retrô Retrospectiva 2019 dos games

Relembre um pouco do que aconteceu no mundo dos retrogames em 2019.

3
122
────────── Publicidade ──────────

O ano passou voando e tivemos vários novidades para fãs de retrogames em 2019. Entre elas estavam novos consoles em miniatura, relançamentos e títulos originais e sequências. Dezembro não terminou, mas selecionei alguns dos mais significativos por mês. É a nossa retrô retrospectiva dos games 2019.

Entre os destaques, o tenebroso "meme instantâneo" que foi o trailer de Sonic, o lançamento do Mega Drive Mini, e a continuação da saga Shenmue depois de quase 20 anos. Para fãs da Nintendo não foi um ano tão movimentado — ganharam NES e SNES Classic em 2016 e 2017 —, mas ainda tiveram a chance de jogar clássicos no Switch, que também teve o anúncio do remake de Doom 64.

Como optei por um evento de cada mês, muitos ficaram de fora. Valem menção:

Janeiro

Logo no começo de 2019, a Retro-Bit anunciava o retorno do Nomad. O Mega Drive portátil, lançado em 1994 como evolução do Mega Jet, seria feito em parceria com a Sega, claro. Além do design próximo ao original, o remake teria saída HDMI para continuar suas partidas na telona. Quase um Switch 😀

Infelizmente não houve atualizações sobre o desenvolvimento, e o aparelho não deu as caras. A linha oficial da empresa tem só o RetroDuo Portable, um portátil multissistema que já existia ao menos desde dezembro de 2017.

Fevereiro

A divisão Sega Ages lançava Alex Kidd in Miracle World para o Switch, dando mais uma chance às novas gerações de terem contato com um mascote da empresa — havia saído também para PlayStation 2, Xbox 360, PlayStation 3 e Wii.

Além das alterações necessárias, como adição de um fundo para corrigir a proporção de tela, o relançamento teve ingredientes novos como um recurso de rewind, som FM (que só era ouvido como Master System japonês) e novas artes novas artes na tela de passagem de fase.

Março

No fim do mês, a Sega anunciava na Fes 2019 a data de lançamento do Mega Drive Mini: 19/09. Com a promessa de 40 jogos incluídos, a reprodução vinha na onda do sucesso de consoles em miniatura da Nintendo, com preço fixado em US$79,99.

O anúncio ocorreu um ano após a divulgação de que o aparelho estava nos planos. Lançado mundialmente na data prevista, o Genesis Mini inclui 42 jogos, graças a dois jogos bônus: ports de arcades Darius e Tetris.

Abril

No dia 30, era revelado o trailer original do filme Sonic the Hedgehog. Com lançamento previsto para 08/11/2019, havia grande expectativa após imagens de teasing no Twitter —incluindo uma bizarra de pernas musculosas azuis. Já davam pista de que talvez um Sonic mais humanizado e não tão cartunesco estivesse a caminho.

E foi o que aconteceu. Mas o público não gostou nada do que viu e após uma chuva de dislikes, o estúdio foi obrigado a redesenhar todas as cenas. Com cinco milhões de dólares a mais no orçamento (e um Sonic muito mais parecido com o dos games), o filme chega aos cinemas em fevereiro de 2020.

Maio

No dia 2, os clássicos Mario Kart, Mortal Kombat e Microsoft Solitaire (vulgo Paciência) eram induzidos ao Hall da Fama dos Games.

"O Microsoft Solitaire cumpre todos os critérios para o Hall da Fama: influência, longevidade, alcance geográfico e status icônico", disse o anúncio oficial. Mortal Kombat foi lembrado por seu papel na criação do controle de violência em games e a força que teve junto ao público. Já Super Mario Kart foi citado como um jogo que "se destacou como um game social que apelava a todas as idades e nível de habilidades com configurações de multiplayer cativantes".

Junho

turbografx 16 mini

No começo do mês, a Konami anunciava o futuro lançamento do Turbografx Mini. Apesar do aparelho clássico ter sido desenvolvido pela NEC e Hudson, a Konami tinha o registro da marca nos Estados Unidos desde 2016. No anúncio, detalhes deram conta de um controle, opções como salvamento rápido, vários modos de tela, e até cinco jogadores em multiplayer via multitap.

O Turbografx-16 Mini deve ser lançado em 19/03/2020 e virá com 57 jogos, entre versões americanas e japonesas (do Turbografx-16 e do PC Engine, já que algumas têm diferenças regionais).

Julho

No dia 17, a produtora DotEmu confirmava a participação de Yuzo Koshiro em Streets of Rage 4. A notícia era mais que aguardada por fãs da série, afinal não teria graça uma nova parte da saga sem o trabalho do compositor da franquia clássica.

Ao longo do ano foram surgindo detalhes, mas a data de lançamento exata não foi confirmada. Em fase final de produção, Streets of Rage 4 deve chegar em algum ponto de 2020.

Agosto

Quase no fim do mês foi anunciado o relançamento de títulos do SNES e Mega Drive: The Lion King e Aladdin. A publicadora Nighthawk Interactive e a desenvolvedora Digital Eclipse prometeram o pacote Disney Classic Games: Aladdin and The Lion King para outubro, quando chegou ao Switch, PlayStation 4, PC e Xbox One

Na data estipulada, foram também distribuídas versões especiais dos games clássicos em cartucho.

Setembro

atari vcs

No fim do mês, era anunciado que a Atari oferecia milhares de jogos via stream pelo serviço Antstream Arcade, através de seu futuro console, o Atari VCS. A promessa era que o jogador teria acesso ao acervo completo da Atari, somado a "milhares" de títulos de outros sistemas antigos; seria possível jogar de Nintendo 64 a Neo Geo no retroconsole, sem apelar a emuladores.

Depois de um adiamento para um "upgrade de APU", segundo a Atari, as remessas do VCS devem começar "no início de 2020". O console pode ser comprado (pré-venda) por US$389,99 — ou seja, mais caro que os consoles da atual geração.

Outubro

Prometido para março de 2020, Doom Eternal veio com a notícia do relançamento de Doom 64 para PlayStation 4, Xbox One, PC e Switch. O trailer deu uma boa amostra do trabalho de remake, com o mesmo visual sombrio e cheio de inimigos demoníacos, criaturas bizarras e sangue.

Quem garantiu sua cópia de Doom Eternal na pré-venda também receberá Doom 64 de graça na data programada. Donos de Switch também receberão a versão 64 quando Eternal for lançado no console da Nintendo, numa data posterior às demais mas ainda indefinida.

Novembro

No dia 19, enfim era lançado Shenmue III, um dos jogos mais esperados por fãs de consoles clássicos. A série iniciada no Dreamcast entre 1999 e 2001 levou incríveis 18 anos para ganhar uma sequência, que só aconteceu graças à campanha no Kickstarter.

Rapidamente aclamado pela mídia japonesa (incluindo nota 9/10 em review da IGN), o jogo não foi tão bem recebido no Ocidente, com reações mistas. Alguns elogiaram a fidelidade ao universo original e os belíssimos cenários do interior da China, mas com ressalvas quanto a detalhes como animações e diálogos.

Dezembro

PlayStation original

No dia 3, o PlayStation original completou 25 anos. A data foi lembrada por toda a comunidade gamer, incluindo uma nota do presidente da Sony Interactive. Nela, agradecia ao público e enfatizava detalhes da história meteórica do console, que vendeu "100 mil unidades no Japão em seu primeiro dia e seguiu para ser o primeiro a ultrapassar a marca de 100 milhões de unidades vendidas globalmente".

Apesar da chegada "tardia" — a Sega havia lançado o Saturn quatro meses antes — o PlayStation se tornou um fenômeno, esmagando a concorrência e abrindo caminho para o sucesso da linha que perdura. Lembre a História do PlayStation.

Artigo anteriorMais jogos antigos chegando ao Switch: Star Fox 2 e Breath of Fire 2
Próximo artigoSete games antigos com participação do Papai Noel

3 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom!!!! Destaque para o lançamento do Mini Mega Drive, aniversário de 25 anos do Playstation, Shenmue 3 que na minha opinião a certeza é que a geração atual falaria mal do jogo mesmo...sempre comparando com os jogos atuais. Shenmue 3 se fosse lançado na época do DreamCast com certeza teria opiniões mais positivas, Konami anunciando o futuro lançamento do Turbografx Mini...destacaria também o trailer de Resident Evil 3 Remake que está deixando muitas pessoas de boca aberta. Muita coisa apareceu e muita coisa aparecerá em termos de games. Espero mesmo um Brazil com Z melhor. Feliz Natal a todos e Feliz ano novo, valeu galera gamer!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui