472

Shenmue III chegou. Como anda a recepção pública?

Comentários não são tão favoráveis entre parte do público, especialmente a que não tem vínculo emocional com a saga de Ryo.

1
72
────────── Publicidade ──────────

O dia tão sonhado por muitos fãs do Dreamcast e de Shenmue chegou. Após uma longa jornada, foi lançado o terceiro capítulo da série. Pelo caminho ficaram o fracasso do Dreamcast, a saída da Sega do negócio de consoles e a sabida eterna vontade de Yu Suzuki [biografia] em continuar a história do jovem Ryo em sua saga de vingança e autoconhecimento.

Shenmue III está disponível para PC e PlayStation 4. A distribuição começou aos poucos pelo mundo desde anteontem via Epic Games Store. Quem comprou reserve aí uns 100 GB de espaço para trabalhar em paz (35 GB dos arquivos de instalação, e depois o jogo instalado).

Jogo de nicho?

Já começam também a pintar as primeiras reações. Entre o público veterano, quase tudo é empolgação. Não é todo dia que você vê sua obra de ficção favorita ter sequência 18 anos depois. Mas especialmente entre quem não viveu ou não liga para o tempo do Dreamcast, observações vem sendo menos elogiosas. A maioria detona os gráficos e animação.

As mais frequentes reclamações são que Shenmue III "parece datado", os "gráficos estão ultrapassados", "animações faciais são ruins" e "não houve muita evolução", entre tantas. Outros dizem que (ao menos no PlayStation 4) o frame rate é irregular, que não houve evolução na história e jogabilidade, que minigames são chatos e que há excesso de diálogos e cutscenes.

Essa última é "preocupante". Se a maioria entendeu — erroneamente — que Shenmue é um jogo de luta com historinha de fundo, é possível que tome reviews negativos em massa. Daí a transformá-lo num meme de chacota, como foi em No Man's Sky, é um pulo.

Por que preocupante? Alguém liga pra opinião alheia? Claro que sim, principalmente a indústria. Suzuki já declarou antes e continua reforçando que em sua cabeça, a história não termina em Shenmue III. Dependendo do desempenho dessa parte, que passou por tantas para existir, talvez não tenha a chance. Seria lamentável.

Alguns comentários coletados por aí:

"A Espera Terminou e o jogo é o Grande Flop Chato, monótono, gráficos de 15 anos atrás, este jogo é uma droga e acho que é um dos piores do ano, Yu Suzuki que vergonha você é" - print.

"A principal característica desse game era a inovação mas demoraram tanto para lançar que já saiu datado, parece jogo de 2015 infelizmente" - print.

"Parece jogo de 2010 ou algo do gênero" - print.

"Design dos personagens é muito old gen... Cutscenes nível PS2. Pelo menos os cenários estão bonitos. Isso não dá pra negar" - print.

"Parece um jogo de PS2 melhorado kkkk falo do gráfico, porém não vou dar juízo de valor no resto porque ainda não joguei" - print.

"Assisti ele no Twitch. E é um festival de chatice. A animação e os diálogos são duros como madeira. Ao contrário da série Yakuza que me cativou do início ao fim, sempre me fazendo imaginar o que viria a seguir, esse pedaço de lixo épico não conseguiu me fazer ficar focado por três minutos" - print.

"A animação do personagem andando parece de celular" - print.

"Parece aqueles trailers de games pra celular" - print.

"O jogo todo é chato assim só conversa mole" - print.

"Igual o 2, só historinha e falação" - print.

"Que jogo tosco, kkkk serio" - print.

"Que jogo chato, o que é isso, simulador de conviver em sociedade? kkkkkk" - print.

Maioria aprova, por enquanto

O começo está sendo bom. No site de reviews públicos Metacritic, no momento Shenmue III tem média 8/10, e parece fenomenal para algo financiado pelo Kickstarter. Por outro lado, acumula quase uma centena com nota entre 0 e 4 — mas felizmente, o triplo de positivos.

Reviews profissionais ainda estão sendo escritos, e querendo ou não, eles influenciam a opinião da massa. Se a mídia especializada bater, a tendência é piorar também com o público. Entre os primeiros, o mais negativo parece ser o (em produção) do Gamesradar, que afirma ser "maravilhoso para fãs", mas que será visto como "lixo" por quem nunca pôs a mão da franquia.

Se bem que para os fãs, público-alvo, fará alguma diferença?

Artigo anteriorReview: Road Rash 64 (Nintendo 64)
Próximo artigoShenmue III acabou de sair, e Yu Suzuki já pensa em Shenmue 4

1 COMENTÁRIO

  1. é aquela estória...se esse jogo fosse lançado na época do DreamCast seria outra opinião e outras opiniões positivas...é tudo questão de gosto da geração atual sempre comparando com os jogos atuais, acredito!!!! As pessoas de hoje em dia não entendem do carisma de antigamente...entendem mesmo de gráficos reais e realidade. Existem pessoas que na época do primeiro Shenmue ainda estava na mamadeira e outros que ainda não tinham nascido...conclusão: falam mal do jogo sem ter presenciado e jogado a fase aurea da Sega!!!! valeu

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui