Como criar fichas de games no Memória BIT

Decidiu participar e gostaria de criar fichas de games no MB? Legal, ela ajudará muita gente e será referência na pesquisa de dados, não só aqui como externamente.

Para tal, precisamos construir um bom artigo, com informações corretas e relevantes. Talvez você tenha seu método de pesquisa e redação, mas vou deixar aqui uma sugestão.

Pra começar, lembre que...

Não somos a Wikipédia

Repita: não somos a Wikipédia.

Logo, não há motivo para simplesmente copiar e colar conteúdo. Por que um leitor viria até aqui ler a mesma coisa? Sem falar dos Google e Bing da vida que nos tratariam como meros copiadores.

Isso não significa que você deva ignorar a Wikipédia. Pelo contrário: checando as fontes, você pode tratá-la como uma "espinha dorsal" de informações.

Como iniciar um artigo sobre jogo

Crie um novo artigo, dê a ele a categoria "Games" e a categoria do sistema em que ele roda. Jogo multiplataforma? Escolha um deles.

Não dê outras categorias à publicação. Se for um jogo do PlayStation 3, por exemplo, o artigo só deve ter as categorias "Games" e "PlayStation 3", nada além disso.

Construindo o artigo

1. Procure material em inglês

Os verbetes da Wikipédia em inglês são quase sempre mais confiáveis que a versão em português. Você pode começar sua ficha traduzindo informações básicas do que encontrar em inglês – tanto deles quanto de wikis específicas.

2. Melhore o artigo

Traduziu? A essa altura você já tem uma estrutura básica. É hora de checar as informações. As wikis citam referências; se tiver dúvida sobre uma informação que viu nelas, confira aquela e outras fontes.

Mais importante do que ter um artigo sobre o jogo, é que ele seja melhor que os outros. Você não fará melhor que a Wikipédia só repetindo o que está lá. Adicione informações relevantes. Pesquise. Atenção às fontes: no caso de notícias, prefira sites confiáveis, evite blogs obscuros e atenção aos sites de humor e notícias falsas.

3. Preencha os campos

O MB tem vários campos no editor de fichas de games. Preencha todos que puder, adicionando o número de jogadores, estilo, classificação etária, etc. Tudo isso melhora a qualidade geral.

Ao enviar imagens, prefira o formato PNG para jogos em pixel art. Para jogos mais novos, como os de PC, o formato ideal é JPG. Se souber como produzir imagens com tamanho otimizado, melhor ainda.

4. Cite fontes

Sempre cite suas fontes. Há campos específicos para isso; adicione o URL, o nome do site e o nome do artigo de onde tirou as informações de seu texto ou imagens.

Por favor, NÃO INVENTE DADOS. Se não souber algo, é mais digno não dizer nada e um colaborador completará o artigo em outra oportunidade.

5. Ctrl C + Ctrl V só em citações

Mesmo citando fontes, evite de todas as formas copiar e colar texto, principalmente de sites em português. Por motivos óbvios, não se aplica a citações. Leu algo importante num artigo em português por aí? Reescreva com suas palavras para transmitir a informação e depois cite a fonte.

6. Não emita opiniões

As fichas de games devem ter informações, não opiniões. Cuidado para não transformar sua ficha numa avaliação. Atenção aos adjetivos. Evite coisas como "foi o melhor jogo do gênero" ou "tinha jogabilidade ruim" a não ser que tais afirmações sejam suportadas por um contexto.

7. Aplique o layout correto

Concluiu seu belo artigo? Role a página do editor até a caixa com os templates e selecione o modelo "Games". Sem isso, nenhum dado será carregado na página publicada.

8. Pense em grupo

Lembre-se: seu artigo pode e provavelmente será modificado por colaboradores do site no futuro. Vai acontecer caso novas informações surjam, para correções ou melhorá-lo. As fichas de games não são artigos pessoais, portanto não espere ter sua assinatura nelas.

?

Se tiver dúvida, entre em contato.