Como escrever reviews de games no MB

Publicar reviews de games no Memória BIT é simples. Antes de continuar, sugiro que leia também essa página, ela dá uma geral nos critérios e sistema de notas usados no site.

O MB não tem obrigação de publicar só um review de cada jogo. Ao contrário: ele pode ser avaliado por vários autores, cada um com seu próprio artigo e notas. Por isso, nenhum review representa a palavra oficial do site.

O que é um review?

Review é uma avaliação, a resenha de um jogo. Ao se dedicar a criar reviews, lembre-se de detalhes importantes:

Jogar o game

Óbvio? Muito, mas alguns revisores esquecem disso.

Para jogos modernos, o ideal é ter jogado no máximo há alguns dias – depende de você e como sua memória (e anotações) funciona. Não é obrigatório que você tenha concluído o jogo, mas terá mais argumentos se o fizer.

É melhor um review atrasado e bem construído do que ligeiro e superficial

Tenha em mente que o leitor de review espera:

  • saber o que o jogo oferece
  • não receber spoilers

No caso de jogos antigos (retroreviews), alguém pode pensar "Lembro como é, não preciso jogar de novo". Não se deixe tapear pela memória. É importantíssimo revisitar o jogo, mesmo que por meia hora caso já o conheça muito bem.

Opine

Não tenha medo de opinar. Opiniões podem ser desagradáveis, mas necessárias nessa atividade. Se não gosta de algo no jogo que está avaliando, não tenha medo de escrever sobre e nem dos comentários negativos que vai receber.

Não seja flamer gratuito, mas o review é seu.

Crucial: review não é enciclopédia

Um review não é uma ficha técnica. Você não tem obrigação com detalhes como quem produziu ou créditos – só se forem informações relevantes por alguma razão. Imagine alguém pensando em comprar o jogo, ansioso por uma opinião e descobre que seu texto quase não tem opinião...

O review é para avaliar, opinar, não ser enciclopédia. Se quiser criar fichas técnicas, temos uma categoria inteira pra isso.

Como criar reviews

Criação do post

Após fazer login, dirija-se ao painel (usando o caminho www.memoriabit.com.br/wp-admin). Siga ao menu "Posts" e crie um post comum. Role pelas categorias até encontrar  "Review" e marque-a. Ela tem quase todos os sistemas como subcategorias. Marque também o sistema do jogo avaliado.

Será automaticamente aberta a área para dar notas em cada critério do jogos.

mb categorias review

Dê ao review apenas duas categorias: "Review" e o hardware em que o jogo roda.

É importante marcar apenas as duas categorias para que as notas médias sejam calculadas em outras seções do site! Se não marcar a categoria Review, os campos de avaliação não serão carregados! Não marque múltiplos sistemas nem outras categorias!

Escolha do título

O nome dos seus reviews – aquele que você fornece no campo do início da página – deve SEMPRE ter o formato "Review: Nome do Game (Plataforma)".

Se o review é de Street Fighter V para o PlayStation 4, o título deve ser "Review: Street Fighter V (PlayStation 4)".

Por quê? Se o nome não seguir o padrão, suas notas não serão computadas em outras partes do site. Se os reviews estiverem corretamente nomeados e o jogo tem uma ficha técnica no site, nela será exibida a média de todos os reviews publicados.

Conteúdo do review

1) Texto - prepare o texto normalmente, como em qualquer publicação. Se não sabe como usar alguma coisa, veja o manual do colaborador.

2) Capa do jogo - uma imagem da capa/caixa original do jogo, de preferência da versão brasileira. Se não encontrar em boa qualidade ou se o jogo não saiu no Brasil, use a capa da versão americana. O ideal é que tenha ao menos 450 pixels de largura, formato JPG. Procure também na biblioteca de imagens do site pelo nome do jogo, ela pode já ter sido enviada.

3) Imagem destacada - uma imagem no tamanho 741 x 483 pixels. Essa imagem aparecerá em listas de artigos, na página inicial, etc. Se não tiver como enviá-la, deixe sem e alguém vai inseri-la mais tarde.

"Review  - Informações" é a caixa pra dar suas notas e acrescentar informações. Ela aparece um pouco abaixo do campo onde você edita o post.

LEMBRE-SE: a caixa só aparece quando você marcar a categoria "Review" no post.

mb campos review

É fácil de preencher, com rótulos em cada campo explicando suas funções. Forneça o máximo das informações solicitadas.

São controles deslizantes para dar sua nota à cada critério. Dispensa explicações. Os campos de notas são dos seguintes critérios:

  • Gráficos
  • Efeitos sonoros
  • Música: caso o jogo não tenha, avalie o impacto da falta ao escolher sua nota.
  • Jogabilidade
  • Controles
  • Enredo: caso não tenha, avalie o impacto disso no produto e se ele consegue representar sua temática (exemplo: Super Mario Kart não tem propriamente um enredo, mas é uma boa representação de um kart de fantasia?)
  • Criatividade
  • Carisma: o jogo é tem características fáceis de gostar, como enredo ou personagens marcantes?

Por que não tem Diversão como critério? Avaliar diversão é subjetivo demais. Algo que um revisor acha super divertido pode ser o cúmulo do tédio para outro. Tem gente que ama jogos de tiro em primeira pessoa. Outros abominam, talvez prefiram RPGs. Que para um fã de luta é uma chatice, assim por diante.

Outros critérios também têm certo grau de subjetividade, mas embora não sejam ciência exata, são mais objetivos. Ninguém em sã consciência dá nota alta para gráficos de E.T. ou controles de Shaq Fu...

Conceito é uma avaliação curta (limite de 150 caracteres) e obrigatória, que aparece na caixa de review, no final dele.

Para a capa: só a frente, não a imagem da capa toda (frente e verso).

Múltiplos reviews do mesmo jogo?

Se todos seguem um padrão de título, o que acontece com reviews de vários autores sobre o mesmo jogo?

Como é padrão do WordPress, sistema que o site usa, levarão um número no "slug" (o endereço do post). Se seu review de The Witcher 3: Wild Hunt for o 5º publicado no site, não se preocupe ao notar que o slug ficou "review-the-witcher-3-wild-hunt-pc-5". Não tente alterá-lo, está correto.

O site tem estrutura para receber até 25 reviews de cada jogo. Se preciso, o que é muitíssimo improvável, o limite pode ser estendido no futuro.