Biografia: Shawn Fonteno

Shawn Fonteno é um ator, dublador e rapper americano. Ficou mais conhecido pelo trabalho em Gran Theft Auto V (2013), fornecendo voz e captura de movimentos para o protagonista Franklin Clinton.

Conseguiu o primeiro trabalho com videogames através do amigo DJ Pooh, seu contato com a Rockstar Games. Deu vozes a membros da Grove Street Families em GTA: San Andreas (2004), sendo creditado pelo nome artístico Solo.

O destaque viria em 2013, inicialmente chamado como consultor de atores candidatos ao papel de Franklin. Mas acabou sendo feito por ele mesmo.

"Eu vivi essa vida antes", disse Fonteno sobre o personagem. "Ele é um cara vivendo no sul de Los Santos e eu vivendo no sul de Los Angeles – centro-sul. Ele está cercado por drogas, crime e morando com a tia. Eu morei com minha avó, então tinha muita semelhança".

Vida pessoal

Fonteno cresceu em Watts, Los Angeles, bairro ao sul da cidade marcado por longo histórico de gangues e violência policial. Chegou a participar de uma gangue e traficar drogas, mas decidiu sair da criminalidade após um tiroteio e entrou no mundo do rap.

É primo mais velho do rapper Young Maylay, que interpretou outro protagonista da série GTA, Carl Johnson (em GTA: San Andreas). Seu nome artístico como rapper é Solo e além do jogo, atuou em alguns filmes, como as comédias The Wash e Grow House.

Em 2021, Fonteno e o ator Slink Johnson gravaram em live-action uma de suas cenas em GTA V, como Franklin e Lamar, para o canal PlayStation Haven. O vídeo fez sucesso e se transformou em meme, alcançando mais de 10 milhões de visualizações.

Artigo anteriorBiografia: Ned Luke
Próximo artigoBiografia: Steven Ogg

Mais biografias

Deixe seu comentário

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui

Bios populares

Recentes