Yuji Naka [biografia], lendário ex-funcionário da Sega e um dos criadores de Sonic, foi preso hoje no Japão. A informação, que muita gente chegou a pensar inicialmente que era fake, é real.
Conforme noticiado pelo Asahi Shimbun, ao menos três pessoas que trabalham ou trabalharam recentemente na Square Enix foram presas nas últimas horas, numa operação da polícia japonesa. Naka esteve na empresa entre janeiro de 2018 e abril de 2021.
O que Naka fez?
Naka é suspeito de fraude do tipo insider trading, usando informações internas da Square Enix. Além dele, dois ex-funcionários foram presos, Fumiaki Suzuki e Taisuke Sazaki. Eles teriam comprado ações da desenvolvedora Aiming e revendido mais tarde.
Até aí tudo bem, exceto pelo fato de que teriam baseado a decisão em informação obtida dentro da Square Enix, de que a Aiming desenvolveria um jogo mobile da série Dragon Quest, Dragon Quest Tact. Na época, a parceria ainda não tinha sido revelada ao público. Suzuki era membro do time conjunto entre Square Enix e Aiming.
Segundo fontes investigativas, Suzuki ganhou "dezenas de milhões de ienes" ao comprar ações da Aiming Inc mais baratas e revendê-las mais valorizadas. As vendas foram feitas em fevereiro de 2020, após o anúncio do jogo, quando as ações subiram.
Segundo a Procuradoria do Distrito de Tóquio, Suzuki soube da parceria em dezembro de 2019 através de Sazaki. Sazaki já tinha comprado 72 mil ações da Aiming entre dezembro de 2019 e fevereiro de 2020, pelo equivalente a 149 mil dólares. Suzuki comprou 90 mil ações. Naka teria comprado 10 mil ações da Aiming.
Ele trabalhava em Balan Wonderworld, jogo de plataforma lançado no começo de 2021, mas que não teve muito sucesso. A saída de Naka da Square Enix foi complicada, tendo sido afastado do projeto seis meses antes do término, o que, segundo ele, resultaria em uma ação na justiça.
Se fosse no Brasil não daria em nada, nada para quem tem dinheiro e bons advogados!!!! Valeu!!!!