Vazamento de GTA 6 pode ter sido maior da história da indústria de games

Após o mega vazamento de GTA 6 na última semana, a Rockstar se manifestou e confirmou a autenticidade das dezenas de vídeos de gameplay e imagens. A maioria do material sumiu dos principais canais, mas sabe como é a internet: uma vez que cai ali, nunca some completamente.

Sendo um dos jogos mais aguardados da história – se não o mais aguardado –, GTA 6 vinha sendo mantido sob uma densa nuvem de mistério. Mas para lamento da produtora, que se diz decepcionada com o ocorrido, vários aspectos podem agora ser confirmados, incluindo a protagonista feminina, o nome dos personagens e muito mais.

O material completo vazado é fruto da ação de um ou mais hackers, sendo compartilhado pelo usuário teapotuberhacker no GTAForums. Além dos 90 vídeos, ele ameaça divulgar os códigos-fonte de GTA V e da versão de desenvolvimento de GTA 6.

Parte da imprensa considera o vazamento, dada a grandeza e importância do jogo, de maior da história.

Lucia e Jason, como Bonnie e Clyde

Como era especulado, GTA 6 se passa ao menos parcialmente em Vice City. É perceptível pelos cenários, incluindo um strip club com neon, ruas cheias de palmeiras e locais já conhecidos da série.

Em partes dos vídeos, ferramentas de debug e cenários indicam lugares como "Little Haiti", "Vice Beach Plaza", "Port Gellhorn", "Rockridge Neighborhood Service Center" e "Malibu Club".

jason e lucia gta 6 vazamento
Entre outras coisas, vazaram nada menos que nomes e aparências dos protagonistas: Jason e Lucia.

Também confirmando especulações, há no mínimo um casal de protagonistas, chamados Lucia (como sugere seu currículo, interpretada pela atriz Alexandra Cristina Echavarri) e Jason. O casal aparenta ter cerca de 25 anos – a empresa parece não ter cansado do estereótipo da latina bandida, como Catalina em GTA III, a mais próxima até então de um protagonismo na série.

É revelada a mudança entre o personagem jogável, num efeito diferente de GTA V: em vez do zoom até o céu e voltando, Lucia ganha foco após surgir um clarão e um ícone que indica o d-pad no canto da tela.

Nas cenas, parte dos NPCs sequer tem textura, enquanto outros já apresentam até diálogos de voz. Há muito conteúdo dummy, ferramentas de teste de IA, editores de cenário e mundo. Chama atenção o cuidado com detalhes internos de carros, como espelhos, volantes e bancos ajustáveis. A serventia no jogo finalizado, ainda não se sabe.

Longe do final

A movimentação dos personagens é dura e visivelmente longe do estágio final, mas mecânicas de tiro como proteção já estão lá. Há muitos assets de GTA V reutilizados e testes de movimentos novos, como o de se arrastar e caminhar protegendo a cabeça. Já outras, como as de Lucia na rua, parecem bem adiantadas, com a atmosfera típica suburbana e realista de GTA.

O casal aparenta ter cerca de 25 anos.
Lucia em versão de desenvolvimento de GTA 6. Vazamento tem consequências ainda não muito claras, mas nada boas no trabalho da Rockstar.

Lucia é vista em gameplay roubando um restaurante com Jason. Durante o assalto, é possível ouvir as vozes dos personagens. Outros nomes que aparecem são "Guardia Gang", uma rede chamada WhatUp! (provável clone do Whatsapp), a rede social Lifeinvader (numa legenda em que um NPC diz estar assistindo um vídeo postado por "Shanese"), Jay Norris (fundador da rede, morto em GTA V), RB Shaw (contato de Jason), Beach Bum Preacher, Vicky, etc.

Algumas ferramentas de design podem revelar até segredos de missões. Numa delas, é possível ler o nome de várias "Missing Tourists" com notas diversas como Submerged car victims, junkyard victims e cave victims. Outras missões incluem Dancer Mystery e Everyday Art.

Diálogos com NPCs revelam pontos típicos da série, como a crítica ao negacionismo – em uma delas, o personagem duvida da morte de Jay Norris, defendendo uma teoria conspiratória envolvendo chineses e o Lifeinvader.

Há partes com música nos vídeos, mas são difíceis de identificar. Ao menos uma consegui: na cena em que Jason e Lucia trocam de lugar no que parece ser um hotel barato, o rádio toca 30 Days in the Hole, de Humble Pie.

Grand Theft

A Rockstar ainda tenta se recuperar da pancada. Ao contrário do que alguns pensam, não faz sentido divulgar um jogo inacabado e entregar pontos importantes. Perdeu-se grande parte do impacto que uma revelação grandiosa futura teria.

A empresa emitiu um comunicado dizendo-se "extremamente desapontados", mas afirmando que o desenvolvimento não sofrerá danos ou atrasos – o que é duvidoso. Prometem também mostrá-lo "da forma apropriada" quando o jogo estiver pronto.

Quando? Absolutamente ninguém sabe, nem eles.

O jornalista Jason Schreier lembrou em um tweet porque teorias conspiratórias sobre autovazamento são bobagem. "Há várias razões pelas quais isto foi um pesadelo para a Rockstar. Uma é que perturba o trabalho por um tempo. Outra é que pode levar a gerência a limitar a flexibilidade do trabalho de casa. A repercussão deste vazamento pode não ser clara por algum tempo", conclui.

O grande problema talvez nem sejam as revelações, mas o roubo do código-fonte. O hacker diz ter material inédito, documentos e códigos de GTA V e 6. "Todo o código-fonte e assets de GTA 5 estão disponíveis junto com documentos de GTA 6", disse o criminoso após especulações de que teria obtido 100 mil dólares em bitcoins com o produto do furto digital.

"O código-fonte de GTA 6 não está à venda neste momento. Nenhuma oferta (será considerada) abaixo de cinco dígitos", publicou num fórum. Ao que parece, ele está tentando aplicar um tipo de ransomware na Rockstar, ou seja, extorquindo a empresa com a promessa de não vender ou divulgar o código de GTA 6, enquanto vende GTA V a quem pagar mais.

Com acesso a todas as ferramentas de debug e design, seria fácil para hackers no futuro alterar o produto final de formas danosas desde o lançamento. Portanto, em nome da segurança, a Rockstar será obrigada a rever muito do que já fez. É possível que o vazamento cause um atraso considerável no dia em que finalmente veremos GTA 6.

Daniel Lemes
Daniel Lemes
Fundador do MB, mais de mil artigos publicados, mais de dez anos pesquisando e escrevendo sobre games. Ex-seguista, fã de Smashing Pumpkins e Yu Suzuki.

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