420

Mario Kart, Mortal Kombat, Cave Adventure e Paciência (!) induzidos ao Hall da Fama dos Games

Os quatro se juntam a títulos como Street Fighter II, Spacewar!, Sonic the Hedgehog e Super Mario Bros.

0
72
────────── Publicidade ──────────

Você ali com seu velho PC de gabinete branco, Windows era o 98 ou no máximo o XP. Sem fazer nada, seja em casa porque a net discada estava ocupada, ou no fim do curso. Aí fazer o que para matar o tempo? Abrir o Paciência e tentar empilhar as cartas certas — só pela recompensa daquela animação tosca delas pulando.

Quem não viveu isso é porque começou a usar computadores recentemente. Senão, a dupla Solitaire (ou Klondike, que é como o jogo se chama) e Space Cadet eram os passatempos infalíveis. Por mais que a gente tenha uma visão de Paciência como passatempo e não exatamente um videogame, o jogo vai pro Hall da Fama dos Games em 2019.

"O Microsoft Solitaire cumpre todos os critérios para o Hall da Fama: influência, longevidade, alcance geográfico e status icônico", diz o anúncio oficial. "E apesar disso, é às vezes desprezado — talvez por ser a versão digital de um jogo centenário, e porque é tão comum que parece ordinário".

Solitaire foi lançado em 1990, com o Windows 3.0. Continuou em quase todas as versões principais do Windows, até o Windows 8.1. No Windows 10, foi substituído pela coletânea Microsoft Solitaire, mas o jogo clássico continua lá.

Induzidos de 2019: variedade vai de 1976 a 1992.

"É incrível pensar que um dos games mais jogados do mundo começou em 1990 como uma forma de a Microsoft ensinar os usuários a usar o mouse ", disse Paul Jensen, gerente de estúdio da Microsoft Casual Games. "Estamos honrados por ter a oportunidade de trabalhar num jogo que tem um apelo tão amplo, localizado em 65 idiomas e jogado em mais de 200 mercados do mundo, até a Antártida".

Jeremy Saucier, vice-presidente de jogos e interpretação da Microsoft, lembrou que "em muitos aspectos, [Solitaire] ajudou a preparar o caminho para o crescimento do mercado de jogos casuais, que continua tão popular hoje em dia".

Colossal, Kart, Kombat

Super Mario Kart, lançado em 1992 para o Super Nintendo, também entra para o Hall nessa edição. Sequer planejado para ter o mascote a princípio, virou um dos produtos mais importantes da Nintendo, e spin-off mais importante da série Mario. Com quase 9 milhões de cópias, foi o 4º mais vendido do console.

O terceiro honrado é Mortal Kombat. O arcade de 1992 foi o jogo mais controverso de seu tempo, levando — com outros como Lethal Enforcers e Night Trap — à criação do primeiro sistema de classificação etária em videogames.

"Apesar de seu conteúdo controverso e de ter iniciado o debate sobre o papel de jogos violentos na sociedade", explica a página da indução, "a jogabilidade cativante, personagens icônicos e várias sequências de Mortal Kombat mantiveram os jogadores "finalizando" seus oponentes de novo e de novo".

Colossal Cave Adventure vai mais longe no tempo. Lançado em 1976 para rodar em mainframes (computadores gigantescos que lidavam com todo o processamento de uma faculdade, por exemplo), é nada menos que o primeiro text adventure da história. Ou seja: se você sabe o que é uma aventura em texto, é porque Colossal Cave Adventure abriu caminho.

"Colossal Cave Adventure inspirou diversos jogos", lembra o Hall of Fame, "que ajudaram a promover a indústria de jogos de computador, incluindo o título de Scott Adams de 1978, chamado Adventureland, e Zork, da Infocom".

Artigo anteriorDesenvolvedores de Earthworm Jim reunidos para criar novo jogo
Próximo artigoOs planetas da Sega em nomes de projeto: Saturn, Jupiter, Mars, Neptune…

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui