Chrono Trigger é eleito melhor jogo dos últimos 30 anos

Votação da revista Famitsu teve mais de 7 mil participantes — game de 1995 liderou entre a faixa dos 30 anos.

1
97

De 1995, Chrono Trigger se tornou um dos RPGs mais queridos de todos os tempos. Especialmente no Japão continua idolatrado, como indica uma recente enquete da tradicional Famitsu, através de seu site.

A revista perguntou "Qual o melhor game do período Heisei"*. Podemos considerar a enquete, em termos mais simples, como "Qual o melhor game dos últimos 30 anos" — abrangeu lançamentos entre 08/04/1989 e 08/01/2019.

* Período do Japão iniciado em abril de 1989 após a morte do imperador Hirohito. Termina em 01/05/2019, quando começa o Período Reiwa.

famitsu maio 2019Foram contabilizados mais de 7100 votos. Contrariando as expectativas de que games modernos dominariam a parada, o clássico do SNES ficou em primeiro, com 230 votos. O segundo foi The Legend of Zelda: Breath of the Wild (209 votos), e fechando o pódio, Nier: Automata (205).

Lançado no ano 7 do Período Heisei, Chrono Trigger dominou principalmente entre votantes na faixa dos 30 anos. O público masculino enfatizou características como "história, cenário e músicas que são obras-primas". O feminino esteve mais propenso a destacar "memórias inesquecíveis das viagens no tempo com o protagonista Chrono".

The Legend of Zelda: Breath of the Wild teve domínio entre públicos bem diferentes. Entre homens, foi o favorito na faixa dos 20 anos; já entre mulheres, na faixa dos 50 anos. NieR: Automata, que perdeu o "vice" por apenas 4 votos, se consagrou entre pré-adolescentes homens (a partir dos 10 anos) e mulheres na faixa dos 20. A revista, disponível em 16/05, terá o ranking dos 20 mais votados.

Criado pelo "dream team" da Square (ainda sem a Enix na época), Chrono Trigger conta a aventura de Chrono, que viaja com seus amigos por várias eras para evitar o fim do mundo nas mãos do vilão Lavos. O time teve nomes de peso como Yuji Horii, Akira Toriyama e Hironobu Sakaguchi.

Com um sistema então inovador de múltiplos finais, aparece com frequência em listas de melhores jogos da história. Foi o terceiro mais vendido de 1995, e 20º mais vendido do Super Nintendo, atrás só de franquias da própria Nintendo, e de partes das franquias Street Fighter e Dragon Quest.

VIAGameInformer
FONTEFamitsu
Artigo anteriorGame Boy completa 30 anos: 7 curiosidades sobre o portátil
Próximo artigoClássico Virtua Racing chega ao Switch via eShop
Se não tiver conta no Memória BIT, será criada uma. Nada será publicado em seu perfil.
Se já tem conta no MBIT, faça login nela e vincule-a ao Facebook.

X
Todos os comentários passam por moderação antes de publicados. Se o seu for aprovado, vai aparecer em breve!

1 COMENTÁRIO

  1. Ta aí um jogo que está no meu Top 10 jogos snes da vida, bons tempos!!!! Belo jogo, bons gráficos, boa jogabilidade, músicas de primeira!!!! Valeu

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui