Quase 25 anos depois, mais um título inédito de SNES foi localizado. É Tarzan: Lord of the Jungle, produzido pela Manley & Associates, desenvolvedora de Seattle depois adquirida pela EA. A publicação seria feita pela GameTek e imagens do protótipo chegaram a aparecer em revistas e eventos, mas foi cancelado.
Típico jogo de ação em side-scrolling, Tarzan mostra o personagem tentando resgatar Jane em cenários típicos do universo de Edgar Rice Burroughs. A Gametek publicou versões para Game Boy e Game Gear, mas feitos por outra empresa, a Eurocom.
O código-fonte de Tarzan estava com o programador e líder do projeto, Jim Grundell. Foi ele quem decidiu compartilhar o material através do site GamingAlexandria.
"O game era jogável, não tinha qualquer bug, mas não acho que tivesse muito conteúdo", lembrou Grundell. "Só me lembro de 2 ou 3 fases diferentes e algumas cutscenes, mas pode haver mais. Não tenho certeza se o design estava completo e só tínhamos algumas fases para trabalhar". Já o assistente de programação James Hague diz que havia muito a ser feito. "A versão curta é que tinha ótimos visuais, mas não era muito boa como jogo".
+ animação, - jogabilidade
Jim Bradrick, animador mais conhecido por seu trabalho na Humongous Entertainment, foi o diretor da animação.
"Eu estava sem emprego há algum tempo quando a Manley me contratou como artista de backgrounds", disse Bradrick. "Era estranho fazer arte pesada assim, sempre com paletas limitadas e geralmente com tiles para economizar a preciosa memória do computador."
O animador lembra que foi chamado depois que títulos como Pitfall e Jungle Book surgiram "e de repente todos queriam boas animações, e lá estava eu — um animador experiente. Então fiz toda a animação de Tarzan, como me lembro, mas ainda estava em resolução muito baixa, então sua cabeça tinha tipo oito pixels, muito abstrata; você não podia desenhar um nariz ou olhos, mas poderia sugeri-los sombreando áreas onde o nariz ou olhos deveriam estar".
Tarzan foi cancelado por várias razões, entre elas a dificuldade para ajustar a jogabilidade — era produzido sem protótipo propriamente dito, avançava "na raça". Outra é que a GameTek não gostou do personagem matando animais com uma faca. Numa das animações, Tarzan imobiliza o inimigo e crava a faca em seu peito.
"O cancelamento do jogo pode estar relacionado ao modo que o velho e bom Tarzan metodicamente abate tudo no caminho entre espécies ameaçadas", disse o artista de backgrounds Clayton Kauzlaric em seu blog em 2006. "O fato de fazer isso sequer ser divertido selou o assunto". Ainda segundo ele, "o projeto estava bem perto do fim quando foi engavetado".

A Manley tentou consertar mudando o enredo para animais "mágicos", cuja animação de morte foi substituída pelo desaparecimento numa nuvem de fumaça. Mas não foi o suficiente para a produtora. Tarzan foi cancelado após aparecer em alguns eventos. Uma versão para Mega Drive chegou a ser cogitada por revistas, mas nunca confirmada oficialmente.
Como baixar o jogo
Foram compartilhadas duas ROMs de Tarzan, sendo uma a partir do código original intacto, e outra com uma correção de botão. Embora o código fornecido pelo programador não fosse funcional, ele foi revisto pelo programador Rich Whitehouse e convertido nas ROMs jogáveis. O site de origem também fornece materiais como arquivos-fonte e gráficos do projeto.
Testei e está jogável. Cheguei à terceira fase, não sei até onde vai. Há itens, sistema de password, variedade de inimigos e movimentos incluindo o clássico passeio de cipó. Tarzan pode andar, agachar, correr e saltar, mas seus movimentos são duros — anda muito devagar. O controle é um tanto travado, principalmente na hora de saltar.
Atenção aos perigos no cenário, como armadilhas no chão quase invisíveis na primeira fase. O áudio é um básico soar de tambores com flautas e instrumentos que lembram algo tribal, além de sons de animais. Nada mal para quem ficou 25 anos perdido, vale conferir.
Para baixá-los, siga à página de download ou pelo link alternativo.