Super Mario Kart (SNES)

Game de 1992 abriu a mais conhecida subfranquia baseada no universo de Mario.

1
1251
────────── Publicidade ──────────

Super Mario Kart (スーパーマリオカート) é um game de corrida produzido e lançado pela Nintendo em 1992, para o Super Nintendo. Spin-off da série Mario, foi o primeiro do que se tornaria uma subsérie, vendendo 9 milhões de cópias e se tornando o quarto game mais vendido do Super Nintendo.

O jogador assume o controle de um entre oito personagens da série Mario, pilotando karts. No modo single player, compete-se contra a IA em vários circuitos, completando níveis. Ao contrário de racing games tradicionais, é possível sabotar os adversários, obter escudos e turbos temporários, entre outras mecânicas de ataque, defesa e power-up.

Super Mario Kart recebeu ampla aceitação, e continua sendo ranqueado entre os melhores games do Super Nintendo e de todos os tempos. É frequentemente creditado como um dos mais influentes no subgênero kart, e como principal na expansão de Mario para jogabilidades além de plataforma.

Várias sequências foram lançadas em consoles da Nintendo e em arcades, quase todos com sucesso. Super Mario Kart foi relançado diversas vezes, como no Virtual Console do Wii (2009), e no SNES Classic (2017)

História e desenvolvimento

Super Mario Kart foi produzido por Shigeru Miyamoto, com direção de Tadashi Sugiyama e Hideki Konno. Segundo Konno, o propósito original da equipe era um game de corrida para dois jogadores, usando a mesma tela, como um contraponto a F-Zero e seu modo single player.  Mario ainda não estava no projeto, nem era “F-Zero 2”, mas um novo jogo. Com cerca de três meses de desenvolvimento, havia apenas dois karts “deslizando” pela tela, e o personagem era um boneco genérico usando macacão.

Segundo Miyamoto:

No início, não havia corrida envolvida. Eram apenas dois karts se movendo livremente. Então percebemos que seria legal parar um dos carros e olhar os outros carros passando. Decidimos ver como ficaria com Mario em um dos karts, e todos acharam ainda melhor. Quem sabe, talvez o designer que desenhou aquele macacão no carinha anterior já pretendesse mudá-lo para o Mario desde o começo! [risos]

A equipe descobriu que devido a limitações do hardware do SNES, o foco no multiplayer limitaria a criação de muitas pistas elaboradas como as de F-Zero. O modo de batalha foi desenvolvido a partir do desejo de criar um modo um contra um em que a vitória não fosse determinada só pela posição num ranking.

Super Mario Kart faz muito uso da tecnologia conhecida como Mode 7. Vista primeiro em F-Zero, é uma forma de mapeamento de textura do SNES que permite que um plano seja rotacionado e escalado, gerando a ilusão de profundidade. O cartucho apresenta um chip DSP (Digital Signal Processor), que fornece melhores cálculos de ponto flutuante, importantes em cálculos tridimensionais.

Por limitações de armazenamento — o jogo foi distribuído num cartucho de 4 megabit, ou 512 megabytes —, Mario e Luigi usam a mesma textura de corpo. As diferenças são a cor (pallete swap), e os tiles dos rostos.

Jogabilidade

Super Mario Kart é um jogo de corrida de karts, com modos single ou multiplayer. O jogador assume o controle de um entre oito personagens da franquia Mario, correndo em diferentes pistas.

Lakitu aparece como controlador da corrida, e além da contagem da largada, também resgata carros que caírem em buracos ou na água com sua vara de pescar. A visão é em terceira pessoa, atrás do carro, e a meta é terminar ao menos entre os três primeiros. Há também o modo Battle, no qual a meta é atacar os carros de outros jogadores.

Nas pistas, há marcas de interrogação que dão habilidades especiais ao jogador que passa sobre elas. São itens aleatórios como objetos que podem ser atirados (cascas de banana, cascos, etc) para sabotar os concorrentes, turbos, etc. A estrela dá invulnerabilidade temporária ao piloto.

Linhas de moedas pelas pistas podem ser coletadas para aumentar a velocidade do kart. Elas também dão estabilidade ao carro caso o jogador se choque com outros, impedindo que gire. Elas são perdidas se o jogador cair fora da pista ou for atingido por itens de adversários. Até 10 moedas podem ser acumuladas com efeito, e cada piloto tem uma quantidade no começo da corrida, de acordo com a posição de largada:

  • 1º e 2º: 2 moedas
  • 3º e 4º: 3 moedas
  • 5º e 6º: 4 moedas
  • 7º e 8º: 5 moedas

Os controles incluem aceleração e freio, além do volante e a possibilidade de derrapagem e de saltar. A derrapagem ajuda a fazer curvas em velocidade, mas se usada por muito tempo, faz o carro rodar. O salto permite fazer curvas mais fechadas sem desacelerar.

Modos de jogo

Single player: Mario Kart GP e Time Trial. Em Mario Kart GP, o jogador corre contra sete personagens controlados pelo computador numa série de cinco corridas, as Cups. Inicialmente há três cups disponíveis: Mushroom Cup, Flower Cup e Star Cup.

Há categorias 50cc e 100cc. Vencendo todas as cups da categoria 100cc, é desbloqueada a Special Cup. Vencendo todas as cups na categoria 100cc, é desbloqueada a categoria 150cc. Cada cup é formada por cinco corridas de cinco voltas. Se um jogador terminar entre quinta a oitava posições, a corrida deverá ser repetida, às custas de um número limitado de vidas, até que o jogador termine ao menos acima de quarto lugar. Quando as vidas terminarem, é game over.

Os pontos são acumulados ao terminar nas quatro primeiras posições em uma corrida. A pontuação é 9, 6, 3 e 1, respectivamente. No modo Time Trial, os jogadores correm contra o relógio nas mesmas pistas do modo Mario Kart GP, buscando o menor tempo possível.

MultiplayerMario Kart GP, Match Race e Battle Mode. Esses modos suportam dois jogadores, com o segundo no lugar onde fica o mapa do modo single player.

O Mario Kart GP é o mesmo do modo single, com a diferença de serem dois jogadores humanos contra seis do computador. Match Race envolve dois jogadores numa disputa pessoal, numa pista de sua escolha, sem adversários. No Battle, os dois jogadores novamente duelam sozinhos, mas em um dos quatro circuitos dedicados ao Battle Mode. Cada jogador começa com três balões em torno de seu kart, que podem ser estourados com power-ups disparados pelo adversário. Perde o primeiro jogador a ter os três balões estourados.

Características

Diferenças regionais

O jogo original japonês mostra a Princesa Peach e Bowser bebendo champanhe no pódio, ao vencer alguma das cups. O rosto de Peach está corado, sugerindo o efeito da bebida. Devido à censura ocidental sobre consumo de álcool, as animações foram removidas nas versões fora do Japão. Peach bebendo foi substituída por outra que joga a garrafa para cima. Bowser apenas segura a garrafa.

Versão internacional Versão original (Japão)

Além disso, a tela-título tem mínimas diferenças. Na versão japonesa, há pequenos textos em japonês que dizem “Mario Kart”, “Mario” e “Peach”. Eles foram removidos na versão internacional, com o desenho de um cogumelo movido de posição para ocupar o ponto do texto “Mario Kart”. Há ainda uma minúscula edição nos sprites de Yoshi, que tem a cabeça mais fina na versão japonesa.

Itens

Item Função Ausente em

Casca de banana
Pode ser deixada na pista ou atirada na frente do adversário. A não ser que esteja sob efeito de estrela ou Boo, o carro atingido rodará. Também pode ser arrastada atrás do carro para bloquear cascos ou atingir adversários que se aproximem demais.

Moeda
Encontradas na pista e em caixas de itens. Aumentam ligeiramente a velocidade final do kart. Battle Mode

Pena
Permite que o jogador faça um grande salto, desviando de obstáculos e criando atalhos ao saltar sobre paredes e vãos da pista.

Boo
Permite que o carro fique invisível temporariamente, e roube um item do adversário. Mario GP

Casco verde
Pode ser atirado para frente ou para trás, fazendo o adversário atingido rodar na pista.

Casco vermelho
Melhoria do casco verde, tem o mesmo funcionamento, mas vai na direção do adversário em vez de em linha reta.

Raio
Item mais raro do jogo, encolhe todos os adversários. Enquanto encolhidos, eles ficam mais vulneráveis e podem ser atropelados por carros maiores. Todos voltam ao normal de acordo com a posição invertida na corrida. Battle Mode

Cogumelo
Dá ao carro um turbo temporário, que pode ser usado só para ganhar velocidade ou cruzar áreas em que o carro normalmente patina, ou ainda para fazer grandes saltos.

Estrela
A estrela dá ao jogador invencibilidade temporária. Sob efeito da estrela, o carro não poderá ser atingido por itens ou desacelerado de qualquer forma exceto se cair em buracos, água e lava, ou tocar em outros carros.

Pistas

Cada copa se divide em circuitos, que têm diferentes cursos. As características de cada pista:

  • Mario Circuit: pista pavimentada, com boa tração, tem como obstáculo os tradicionais canos. Nível de tração: 1 (melhor).
  • Donut Plains: ambiente natural e tranquilo, com um lago. Tem canos e marmotas Gopher. Nível de tração: 2.
  • Ghost Valley: pista de madeira, sem obstáculos, mas com buracos. Nível de aderência: 1.
  • Bowser Castle: pista de pedra feita sobre um leito de lava. Tem pedras que amassam o jogador. Aderência: 1.
  • Choco Island: pista de terra, num cenário deserto. Aparecem as famosas piranhas da série. Aderência 3.
  • Koopa Beach: pista na areia da praia, ao redor de uma ilha. O peixe Cheep-Cheep aparece como obstáculo. Aderência: 3.
  • Vanilla Lake: pista sobre um lago congelado, tem canos e buracos. Aderência: 4 (a mais escorregadia de todas).
  • Rainbow Cup: apesar do desenho simples, é a pista mais desafiadora, com curvas fechadas, sem proteções laterais, e piso muito escorregadio.

Mushroom Cup

  • Mario Circuit Course 1
  • Donut Plains Course 1
  • Ghost Valley Course 1
  • Bowser Castle Course 1
  • Mario Circuit Course 2

Flower Cup

  • Choco Island 1
  • Ghost Valley Course 2
  • Donut Plains Course 2
  • Bowser Castle Course 2
  • Mario Circuit Course 3

Star Cup

  • Koopa Beach Course 1
  • Choco Island Course 2
  • Vanilla Lake Course 1
  • Bowser Castle Course 3
  • Mario Circuit Course 4

Special Cup

  • Donut Plains Course 3
  • Koopa Beach Course 2
  • Ghost Valley Course 3
  • Vanilla Lake Course 2
  • Rainbow Road

Recepção e legado

Segundo a IGN, a mecânica de Super Mario Kart definiu o gênero. Reviews de jogadores têm citado o game positivamente, com adjetivos como “viciante” em seu modo Battle.

Super Mario Kart é a única versão da série a permitir no máximo 2 jogadores. A partir de Super Mario Kart 64, o número máximo passou a 4 jogadores, chegando a 8 ou mais simultâneos mais tarde. Foi também a única versão em que Donkey Kong e Wario não participam, e em que Donkey Kong Jr. é jogável.

1 COMENTÁRIO