Listas: sete personagens bombados burros dos games

É tão preconceituoso quanto difundido. De Hulk simplificando tudo além de 2+2 a "Hulk esmaga!" até o típico "macho alfa" que mata todos os vilões sem ajuda para salvar a donzela, a figura do bombado burro é uma das mais populares na cultura pop.

Quase uma versão masculina da "loira burra", estereótipo antigo (remonta à corte francesa no século XVIII), você sabe como funciona. O maromba preconcebido é o inverso do nerd, outro clichê manjado. São caras fortes, brigões, preocupados com o shape, populares e confiantes. Mas o raciocínio é... diferenciado, são incapazes de manter diálogo além de temas como luta, academia, dinheiro e mulheres. Não raramente, são manipulados por um personagem mais esperto.

Nos Estados Unidos, o tipo forte e burro é associado com frequência ao quarterback do futebol – são chamados de jocks. No seriado Smallville, Clark foi atormentado pelo namorado de Lana, Whitney, que não era tão forte por ser adolescente, mas fechava o checklist de outras características: ciumento e agressivo, namorava a garota popular e só pensava em esportes. Jim, o namorado valentão em Edward Mãos de Tesoura, é outro exemplo no cinema.

O fortão burro é também comum nos videogames. Mesmo quando a força não vem de exercícios mas de fontes sobrenaturais, parece irresistível aos designers compensar a vantagem física com certo nível de leseira...

Abadede

de Streets of Rage

abadede streets of rage

Imagine um maluco selvagem com 2,20m de altura pesando 180 kg. Grande, forte, violento e burro como uma porta, Abadede é a tradicional massa de músculos que pensa com o muque. Presente nos dois primeiros jogos da série, o bicho é tão feroz que serve como atração bizarra, sentando a porrada no jogador num tipo de arena, para delírio do público.

Capaz de acabar com os oponentes em três ou quatro pancadas, Abadede tem padrões de ação simples, que uma vez aprendidos fazem dele alvo fácil. É muita violência para pouca habilidade. Se lutar contra Axel, fica especialmente vulnerável, já que continuará tentando atacá-lo sempre com seu golpe com corrida – levando um Grand Upper desde o início do movimento.

Abobo

de Double Dragon

abobo double dragon

Na mesma linha de Abadede, o precursor Abobo ia ainda mais longe, descambando pro grotesco e monstruoso. Aparecendo com frequência desde o primeiro Double Dragon, foi sempre um monstro de músculos, pesado, lento e muito forte. É um símbolo da série, mais que os chefes finais e talvez tanto quanto os próprios irmãos Lee. Leia mais sobre a trilogia Double Dragon.

Era um dos poucos lutadores que não podiam ser arremessados e entre outras demonstrações de poder, demolia paredes com as mãos e jogava adversários pro alto como se fossem bonecos. Mas também era burrão, esquema totalmente estúpido, que se refere a si mesmo na terceira pessoa, tal como outro gigante abobado: Hulk.

Brucie Kibbutz

de GTA IV

brucie kibbutz gta iv 4

Brucie encarna sem concessões o estereótipo do "bombado burro de academia". Arrogante e falastrão, ele amola Niko com papos sobre exercícios e forma física, o chamando carinhosamente de "gordo perdedor", entre outras referências nada elogiosas à sua forma. Gosta de ostentação, sendo dono de um negócio de importação de veículos de luxo... e traficante nas horas vagas.

Além de exercícios, Brucie gosta do que chama de juice. Ou melhor: anabolizantes, hormônios e outros "aditivos". Seu favorito é o Bull Shark Testosterone, esteroide tirado, segundo o enredo, dos "testículos de tubarões-cabeça-chata do Chile". Nunca economizando nas demonstrações do macho viril, Brucie também comete deslizes que indicam ser no mínimo bissexual, como ao tentar beijar Luis e repelido, garantir que era só um teste.

Duke Nukem

de Duke Nukem

duke nukem mulheres

Duke Nukem apareceu no primeiro jogo da série já como um sujeito meio tapado, que assistia televisão e de repente era um agente especial do governo. No jogo seguinte, seu design mudou um pouco mais rumo ao herói de ação tradicional, mas ainda era caladão. No terceiro jogo, o macho man brotou de vez.

Duke se transformou no cara musculoso que chuta a bunda de inimigos, fanfarrão, politicamente incorreto, sempre com loiras peitudas por perto, um charuto na boca e uma arma na mão. "I like a good cigar... and a bad woman" é a frase que resume a mentalidade simplória de Duke. No fundo é uma sátira exagerada e sem remorso dos heróis ridiculamente exagerados dos filmes de ação.

Buzz

de Pit-Fighter

buzz pit fighter

Pit-Fighter em si já é o suprassumo da "macheza". Um monte de caras envolvidos num torneio de luta ilegal e ultraviolento, com porrada na mão limpa, cabeças pisoteadas, cadeirada e o que mais estiver ao alcance. Fora a plateia que até esfaqueia os lutadores. E o final com mulheres adorando o lutador enquanto dinheiro voa pela tela? Confira nosso review de Pit-Fighter.

Buzz é fácil o que melhor retrata o padrão do bombadão burro (e olha que ali tem vários). O enredo não fornece muitos detalhes, mas o cara é um titã e dos três personagens principais, o que mais se baseia no físico. Na apresentação temos o resumo perfeito de Buzz: o tórax de fisiculturista, puxando ferro e batendo a cabeça de dois infelizes como se fosse um treino. Técnica zero, força bruta onze.

Balrog

de Street Fighter

balrog street fighter

Lutadores de boxe são toupeiras? Talvez a visão preconceituosa seja essa, já que o clone de Mike Tyson em Street Fighter II foi desenhado como uma cópia brucutu e boçal do boxeador. Talvez no jogo de 1991 isso não fique tão óbvio (exceto por ser leão-de-chácara de M. Bison). Em jogos seguintes, a personalidade imbecilizada de Balrog é mais explorada, com agressividade e ganância acima de escolhas racionais.

Segundo o enredo, após a destruição de Bison em Street Fighter Alpha 3, Balrog tentou tomar o comando da Shadaloo, mas levou o grupo ao quase desaparecimento por sua incompetência em gerir a organização criminosa. Na intro de Street Fighter IV, ele está falido e cogita vender as dolls de Bison por seu eterno objetivo de ser muito rico.

Strong

de Fallout 4

strong fallout 4

Os Super Mutantes não eram exatamente os seres mais inteligentes do mundo pós-apocalíptico de Fallout, ao menos desde Fallout 2. Enquanto pareciam mais espertos e até sociáveis no primeiro jogo, os seguintes foram se degradando, ficando cada vez mais estúpidos. Em Fallout 4, surgiu Strong, que mistura as "fases".

O monstrengo devorador de gente solta frases como "Strong com fome. Quer alguém pra comer", mas respeita o protagonista. Menos violento do que seus iguais (o que já é muito), tem força descomunal, mas a compleição é inversamente proporcional à inteligência. Strong procura o "leite da bondade humana", achando que é um leite especial que o tornará mais forte. Mas era só uma metáfora tirada de Macbeth e citada pelo ator Rex Goodman, que tentava "domesticar" os seres animalescos.

Daniel Lemes
Fundador do MB, quase mil artigos publicados em dez anos pesquisando e escrevendo sobre games. Ex-seguista, fã de Smashing Pumpkins e Yu Suzuki.

1 COMENTÁRIO

Deixe seu comentário

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais lidas