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A história do Mega Drive – parte 4 (final)

Relembre os grandes jogos do Mega Drive e como emular o sistema.

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Esse artigo é parte de uma série. Confira as anteriores:

Emulação

Virtua Racing rodando no emulador Fusion

A primeira tentativa de emular o Mega Drive veio em 1994, com um emulador chamado Megadrive52. O único jogo compatível era Sonic the Hedgehog, mas rodava a uma velocidade muito baixa e com muitos glitches, além de não ter som. O desenvolvimento não foi longe mas logo surgiu o GenEm, o primeiro a emular com som, mas ainda bastante lento e pouco compatível.

Em 1997 foi lançado o Genecyst, que se tornou o primeiro emulador vastamente usado. Na mesma época surgiu o KGen, que evoluiu para se tornar o Kega Fusion, um dos emuladores mais completos e populares para Mega Drive. Desenvolvido por Steve Snake, está na 3ª distribuição principal (Kega, Kega Lazarus e Kega Fusion) e inclui versões para Mac OSX e Linux.

Tem todos os recursos dos principais emuladores, incluindo filtros de imagem, suporte ao chip SVP, melhor emulação de som, gravação de áudio, jogos em rede, suporte a controles, etc.

Jogos importantes

Entre os maiores games do Mega Drive:

Sonic the Hedgehog

Sonic the Hedgehog

A aventura do porco-espinho que combate as máquinas do Dr. Robotnik, jogo de ação lateral com plataformas em alta velocidade. Clássico maior do Mega Drive e um dos maiores de todos os tempos.

Phantasy Star - The End of the Millenium

Phantasy Star 4

A série que começou no Master System ganhou continuações no Mega Drive, e a 4ª parte é considerada por muitos fãs como o verdadeiro final da saga, por sua ligação com a trama original. Um dos RPGs indispensáveis. Ficha técnica de Phantasy Star IV.

Michael Jackson's Moonwalker

Michael Jackson's Moonwalker

O filme de 1988 rendeu games para arcades e Mega Drive. Michael Jackson dança, resgata criancinhas e até vira robô. Trilha sonora, claro, só com as músicas do Rei do Pop.

Super Monaco GP

Super Monaco GP

Adaptado do arcade, jogo de Fórmula 1 diferente onde você desafia pilotos para ganhar contratos com escuderias melhores. Jogabilidade perfeita, músicas e efeitos sonoros de qualidade. Difícil acreditar que foi um dos primeiros do Mega Drive.

Virtua Racing

Virtua Racing

Único a usar o chip SVP para renderizar polígonos, uma conversão fantástica do arcade, com animação suave e veloz, apesar da inevitável redução de polígonos. Foi também o cartucho mais caro a chegar às prateleiras: 100 dólares.

Columns

Sega Columns

Clássico quebra-cabeça, também conhecido como Jewels ou Shapes and Columns. Pedras coloridas vão caindo e você precisa montar combinações delas para eliminá-las — variação (ou chupinhação) interessante de Tetris.

Toe Jam & Earl

Toe Jam & Earl

Um dos mais divertidos e criativos do Mega Drive. Dois alienígenas no ritmo do funk procuram pedaços de sua nave que caiu numa Terra inóspita e insana. Com fases que mudam aleatoriamente, uma partida nunca é igual a anterior. Review de Toe Jam & Earl aqui.

Shining Force

Shining Force

RPG tático em sistema de turnos, teve o ápice com as duas partes para Mega Drive e uma para Sega CD. Mistura fantasia com elementos de steampunk, como máquinas voadoras e robôs com caveiras e dragões. Num cart de 12 mega, foi um dos maiores do seu tempo.

Golden Axe

Golden Axe

Clássico pioneiro do hack and slash, fortemente inspirado pelo filme Conan, o Bárbaro. Mais um vindo do arcade System16, teve excelente port no Mega Drive com personagens marcantes, boa trama e grande trilha sonora.

Ecco the Dolphin

Ecco the Dolphin

Belos gráficos e trilha sonora suave num jogo de temática ecológica, com o golfinho que luta para proteger o mar de uma ameaça alienígena. Exige raciocínio para seguir em frente.

Shadow Dancer

Shadow Dancer

Outro que veio do arcade; ótimo título de ação ninja, mesmo que tenha sofrido alterações em relação ao original.

Comix Zone

Comix Zone

Também do time dos criativos, com ação lateral em que cada tela representa um quadrinho numa HQ. Lançado nos últimos meses do console, explorava todo o conhecimento prévio sobre o hardware e assim conseguiu status.

Lunar, The Silver Star (CD)

Lunar Silver Star

Produzidos pela GameArts, as duas partes do RPG Lunar (The Silver Star e Eternal Blue) são fascinantes e imperdíveis para qualquer fã de gênero, com músicas grandiosas, muitas animações e boa trama.

Road Rash

Road Rash

A série de corrida de motos mescladas com pancadaria e fuga da polícia começou no Mega Drive, trabalho brilhante da Electronic Arts. Teve mais dois jogos em cartucho e um em CD, todos ótimos.

Snatcher (CD)

Snatcher (Sega CD)

Segundo game de Hideo Kojima (de Metal Gear), clássico cyberpunk com influência de Blade Runner e Terminator. Conta a história de Gillian Seed, detetive desmemoriado investigando a presença dos Snatchers, organismos cibernéticos infiltrados na sociedade. Confira o Especial Snatcher.

Sonic the Hedgehog CD

Sonic the Hedgehog CD

Com novos movimentos, fases maiores e gráficos e áudio superiores, a versão CD de Sonic ficou marcada também pelo bônus que lembra F-Zero do SNES, e músicas como "Sonic Boom". Recebeu a raríssima nota máxima da revista GamePro e apresentou dois novos personagens à série: Amy Rose e Metal Sonic.

Virtua Racing Deluxe (32X)

Virtua Racing Deluxe (32X)

Ótimo upgrade em relação ao jogo do Mega Drive, com corridas de stock car e kart. Um dos poucos do 32X que valiam a pena.

Beyond Oasis

Beyond Oasis

Produzido pela Ancient — desenvolvedora de Yuzo Koshiro —, com elementos de RPG e aventura, bem ao estilo Zelda. Levou o Mega Drive quase ao limite e ganhou mais tarde continuação no Saturn (Legend of Thor). Não fez sucesso maior por surgir fora do auge do Mega, mas um ano e meio antes...

Streets of Rage

Streets of Rage

Um dos beat'em ups mais conhecidos nos 16-bit, com fantástica trilha sonora de Yuzo Koshiro, inspirada por house e dance dos anos 90. O jogo é bom, mas a música e efeitos sonoros, ainda melhores. A continuação, Streets of Rage 2, definiria a série como um clássico absoluto da Sega.

Acessórios

Acessórios interessantes lançados para Mega Drive e Genesis:

Para uma lista completa de acessórios do Mega Drive e Genesis, confira o Sega Retro.

Bibliografia

Leituras e referências usadas em todas as partes dessa série.

    1. Siliconera - Former Sega President Talks About Making The Mega Drive To "Beat Nintendo"
    2. Sega Mega Drive/Genesis: Collected Works, de Keith Stuart, Read Only Memory, 2014
    3. Shmuplations - Hideki Sato – 1998 Developer Interview 
    4. Sega 16 - Retroinspsection Mega Drive
    5. Sega Retro - Sega Modem
    6. Sega Retro - History of the Sega Mega Drive
    7. The Ultimate History of Video Games, de Steven L. Kent. Prima Publishing, 2001, pg. 404/405
    8. Sega 16 - Interview: Michael Katz (CEO of Sega of America)
    9. Service Games: The Rise and Fall of SEGA: Enhanced Edition, de Sam Pettus, David Munoz, Kevin Williams, Ivan Barroso. Pg. 61.
    10. Sega 16 - Interview: Mark Cerny (Founder of STI)
    11. IGN - IGN Presents the History of SEGA, part 5
    12. Toy Fair 2015: Interview with Leapfrog's Tom Kalinske [a partir de 9:47]
    13. Sega 16 - Interview: Tom Kalinske (Former CEO of Sega of America)
    14. Wired - The Next Level: Sega's Plans for World Domination, 1993
    15. A Guerra dos Consoles, de Blake J. Harris
    16. Sonic Retro - Sonic the Hedgehog (16-bit)/Development
    17. The Register - Happy 30th anniversary, Tengen!
    18. Memória Bit - Parece que o "Blast Processing" do Mega Drive era real, afinal…
    19. Polygon - How Sega Built the Genesis - Masami Ishikawa
    20. Siliconera - Sega’s Original Hardware Developer Talks About The Company’s Past Consoles
    21. Sega Nerds - Interview with Tom Kalinske the the New York Toy Fair
    22. Game Informer - Trip Hawkins: Nintendo Ran A "Feudal" Development System
    23. VC&G Anthology Interview: Trip Hawkins on 30 Years of Electronic Arts (2012)
    24. Jim Nitchals - Site oficial [arquivo]
    25. TecWeb - The Great Spam Truce: An Interview With Jim Nitchals
    26. Filfre - Whither the Software Artist? (or, How Trip Hawkins Learned to Stop Worrying and Love the Consoles)
    27. Sega 16 - Interview Trip Hawkins
    28. ArsTechnica - The story of EA and the pirate Genesis development kit
    29. Digital Law - Sega Enterprises Ltd. v. Accolade Inc.
    30. The First Quarter: A 25 Year History of Video Games, de Steven L. Kent. Editora BWD Press, 2000
    31. Farsight Studios - NFL 98 [arquivo]
    32. The Magic Box - Games sold over Million Copies since 1995
    33. Game Informer - Classic GI
    34. Retrocollect - Cart Wars Episode 1: the evolution of the cartridge [arquivo]
    35. Museum of Intellectual Property - The Evolution of Copyright
    36. Memória Bit - Castlevania e o dilema moral das desenvolvedoras
    37. Anthrofox - Super FX FAQ
    38. Revista Weekly Famitsu Express, revista Famitsu, ed. 306, junho/1996
    39. Folha de São Paulo - Mega Net estimula uso da rede Internet
    40. Sega Brasil - Mega Net 2
    41. Revista SuperGamePower, ed. 31, outubro/1996, pg. 13.
    42. Blog Tectoy - Tectoy anuncia personalização do Mega Drive
    43. Tectoy - Enquete para escolha da caixa do Mega Drive [arquivo]
    44. Blog Tectoy - Escolha a caixa do novo Mega Drive!
    45. Estado de SP Economia - Chega o jogo em 3ª dimensão, 13/09/1989
    46. UOL - Vinte anos depois, Master System e Mega Drive vendem 150 mil unidades por ano
    47. Blog TecToy - MEGATUALIZAÇÃO – Confira agora as atualizações realizadas no MEGÃO e como fazê-las!
    48. Blog Tectoy - MEGATUALIZAÇÃO 2.0 – A segunda atualização oficial do Mega Drive!
    49. Blog Tectoy - Hackers do bem – Como dois fãs do Mega conseguiram melhorar o som do console
    50. Sega Retro - Mega Drive consoles in Australia
    51. The Times of India - Game for success
    52. Sega Retro - Megadrive (emulator) [arquivo]
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