Mighty No. 9 promete ser a evolução de Mega Man

Parece que os lançamentos modernosos visando fãs de 2D e retrogames não vão acabar tão cedo. Não bastasse o monte de remakes que foram saindo ou estão pra sair nos últimos tempos (só lembrando rapidinho: Road Rash genérico, Strider, Duck Tales, Castle of Illusion e por aí vai), ainda vem o Sr. Keiji Inafune inventar um tal de Mighty No. 9.

"Mas quem é esse tal de Keiji?", você perguntou? É só um dos grandes nomes na história da Capcom e criador da série clássica Mega Man (ou Rockman, dependendo de qual lado do oceano você está). Com campanha recém-lançada no Kickstarter, o objetivo inicial era alcançar os US$900 mil para bancar o desenvolvimento de um novo game para PC, usando toda a bagagem que tem nos jogos em sidescroll 2D numa bela produção.

E ele não vem sozinho: vai capitanear uma equipe de primeira que sabe tudo de Mega Man. Veja:

Segundo Inafune, o trabalho vai ficar nas mãos de caras oriundos da Capcom, incluindo gente com experiência no próprio Mega Man, para criar o que chama de um "sucessor espiritual" do robô azul. A promessa é o feeeling clássico dos velhos games japoneses de 8 e 16-bit em scroll lateral, num pacote cheio de novas ideias, mecânicas e tecnologias que hoje são possíveis.

A descrição do projeto:

Você joga como Beck, o nono em uma linha de poderosos robôs e o único não infectado por um misterioso vírus de computador que causa ataques de fúria em criaturas mecanizadas. Pule, corra, atire e transforme seu caminho em seis fases* que podem ser seguidas na ordem preferida, usando armas e habilidades roubadas dos inimigos para vencer seus similares até o confronto final que ameaça o planeta.

* eram seis, agora já são oito.

Sentiu o climão Mega Man, né? Por enquanto o desenvolvimento é só para PC, com distribuição via Steam e sem DRM, mas dependendo da quantidade de suporte recebido, outras plataformas devem ser agraciadas, provavelmente Mac, Linux, Xbox 360, PlayStation 3 e Wii U. Haverá opção de idioma inglês ou japonês.

Não tem nada pronto além de conceitos, mas já dá pra vislumbrar bem o design do personagem. Ele deve ter habilidade de se transformar, reconfigurando seu corpo em novas formas, como ferramentas e peças tipo magnetos para capturar inimigos, ou mãos extensíveis para alcançar objetos distantes, entre muitas outras.

Pelos desenhos também nota-se a semelhança com Mega Man, o que deve garantir todo o ar nostálgico que se espera.

Mighty No. 9 conceito 1

Mighty No. 9 conceito 2

Já estão confirmados na equipe, além do próprio Inafune como chefe de desenvolvimento:

  • Manami Matsumae, autora de toda a trilha e efeitos sonoros do Mega Man original;
  • Naoya Tomita (Tom Pon), que desenhou os níveis de Mega Man e partes do Mega Man 2, 5 e 6;
  • Kimo Kimo, responsável por personagens em Street Fighter Alpha 3, Darkstalkers 3 e outros games da Capcom.

Resumindo: tem muita gente boa e experiente até demais.

Os fundos já estão em quase US$1,2 mi, o que leva a pelo menos mais dois estágios (oito no total), mas deve aumentar pois faltam 28 dias para fechar e a meta inicial foi alcançada em menos de três dias. O próximo "desbloqueio" é alcançado US$1,35 mi, com versões para Mac e Linux, enquanto PS3 e Wii U só chegam com bem mais (2,5 mi).

E aí, vai participar do nascimento de um novo clássico? Ou não é pra tanto?

Mighty No. 9 conceito sketch 2

Mighty No. 9 conceito sketch

Daniel Lemes
Daniel Lemes
Fundador do MB, mais de mil artigos publicados, mais de dez anos pesquisando e escrevendo sobre games. Ex-seguista, fã de Smashing Pumpkins e Yu Suzuki.

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