Listas: 8 das cidades fictícias mais emblemáticas dos games

O mundo dos games também é marcado por algumas ambientações de cair o queixo. Enquanto muitos jogos preferem se "apropriar" de localidades já existentes – como Watchdogs, Call of Duty e The Last of Us, por exemplo –, outros optam por colocar em jogador em uma cidade especialmente criada para o contexto.

Listamos as 8 cidades mais incríveis que você irá encontrar no mundo dos jogos, desde aquelas inspiradas em algum lugar real até conceitos totalmente novos.

Confira!

Raccoon City

raccoon-city

Começando a lista com uma das cidades mais emblemáticas de todas. Raccoon City é uma cidade fictícia no centro-oeste americano que serviu de cenário para os primeiros jogos de uma das franquias de maiores sucessos nos últimos anos: Resident Evil.

A pacata cidadezinha era conhecida por abrigar muitos turistas na cadeia montanhosa Arklay, até que a disseminação de um vírus mudou para sempre a vida de Raccoon – e o resto você provavelmente já conhece: zumbis, zumbis e mais zumbis. A cidade acabou destruída por mísseis, mas estará pra sempre na lembrança dos gamers mais saudosos.

Los Santos

los santos gta v

Localizada no também fictício estado de San Andreas, na costa oeste americana (qualquer semelhança com a Califórnia é mera coincidência...), Los Santos apareceu pela primeira vez em GTA: San Andreas, sendo desbravada por Carl Johnson, o popular C.J. Inspirada em Los Angeles, a pujante e ensolarada metrópole ficou conhecida mesmo pela presença das gangues.

Anos mais tarde, Los Santos voltou ao mundo dos games com o lançamento de GTA V, desta vez muito maior e mais detalhada. De acordo com a Rockstar, o mapa de Los Santos é até 3 vezes maior no mais recente game da franquia, o que dá ainda mais possibilidades aos jogadores.

Pallet Town

pokemon pallet town unreal engine

A série Pokémon foi lançada em 1996 e vem marcando época até os dias de hoje – atualmente, está na 8ª geração dos monstrinhos de bolso. Além de quase 1000 espécies, a franquia da Nintendo "lançou" diversas cidades, mas a mais icônica delas segue sendo Pallet Town, local de origem do jogador no primeiro game (também aparece em outros jogos).

Situada na sudoeste de Kanto, a cidade fica ao sul da rota 1 e abriga também o laboratório do professor Carvalho. Na adaptação para anime, é em Pallet que começa a jordana de Ash Ketchum, que também faz sua aparição nos jogos. Pode-se dizer que sua população não é das maiores – apenas 10 pessoas, fazendo dela uma das menores da franquia. Porém, certamente é a primeira que vêm à mente dos fãs de Pokémon.

Hope County

hope county far cry 5

É verdade que Hope County não é exatamente uma cidade – trata-se de um condado. No entanto, merece estar na lista por ter sido cenário de Far Cry 5, um dos grandes jogos de FPS da última geração. É por lá que o "agente" (ou a agente) precisa combater os fanáticos religiosos do Portão do Eden, liderados por Joseph Seed.

O local fica no estado de Montana e é uma típica cidade de interior norte-americana, com um ambiente rural dominado por fazendas, florestas e montanhas. Após sua destruição, Hope County volta a aparecer em Far Cry: New Dawn, mas desta vez como um cenário pós-apocalíptico.

Prominence

prominence poker

Quem gosta de poker e videogame certamente já se aventurou em Prominence Poker, um dos melhores games do gênero. A cidade dá nome ao jogo e também é um dos componentes mais importantes da linha narrativa da série.

A melhor definição para Prominence seria uma Las Vegas mais "undreground", comandada por um prefeito que na verdade é o chefão da jogatina e o grande vilão do jogo. Sobreviver nesse cenário noturno dominado pelas cartas exige perspicácia e, claro, um bom conhecimento das regras do poker para conseguir ter sucesso nas mesas – seja em partidas no modo single player ou no multiplayer com outros competidores reais.

Arkham City

arkham city

Baseada no universo dos quadrinhos da DC, Arkham City pode até ser classificada como cidade, mas é na verdade uma prisão. Trata-se de uma parte ao norte de Gotham City que foi separada da outra para conter os criminosos que tomam conta da região – Coringa, Pinguim, Duas-Caras, Mulher-Gato, Bane e por aí vai...

Comandada por Hugo Strange, a cidade é palco de Batman: Arkham City, segundo game da franquia que popularizou o homem-morcego nos videogames. Além de combater o crime, o jogador pode explorar um vasto e sombrio mundo aberto com diversas possibilidades de missões secundárias e itens colecionáveis.

Rapture

rapture city

Já imaginou uma cidade em baixo d'água? No mundo dos games, isso é totalmente possível – mais precisamente em Bioshock, game FPS bastante aclamado. Os dois primeiros jogos da franquia se passam em Rapture, uma cidade submersa no Atlântico Norte, próximo à Islândia, criada por Andrew Ryan.

Situada em um contexto pós-Segunda Guerra Mundial, Rapture encanta por seu charme único e uma ambientação dos anos 50 e 60, mas também esconde alguns segredos sombrios, sobretudo em seus moradores geneticamente alterados. Mesmo quem não gosta de jogos de tiro não irá se arrepender de jogar Bioshock por conta da beleza de Rapture.

Citadel

mass effect 2 citadel

Das profundezas do oceano ao espaço, Citadel fecha a lista de cidades icônicas do mundo dos games. O local é o grande centro político, cultual e militar da franquia Mass Effect. Trata-se de uma estação espacial que congrega uma comunidade intergaláctica de mais de 13 milhões de indivíduos de diversas raças.

Construída na forma de um pentagrama, a Citadel possui um anel central de 7 km de diâmetro e é formada por localidades como o Presidium, Citadel Tower e Wards. Chama a atenção por sua ambientação futurista – como não haveria de ser diferente em um game no espaço.

E aí, lembra de outras grandes cidades fictícias dos games que faltaram? Mande aí nos comentários!

2 COMENTÁRIOS

  1. Raccoon City!!!! Jogo Resident Evil desde os primórdios e, RE trilogy PS1 são os meus preferidos!!!! O estranho é que se vc andar pela a cidade a noite, vendo esquinas escuras e pessoas estranhas ali...o que não recomendo a ninguém, já que vivemos em um mundo violento...vc verá algo similar a Raccon city e até mesmo a Gotham City!!!! cidades escuras e sinistra sempre tem algo que lembra os jogos ou até mesmo a sua cidade pode lembrar algo dos jogos citados!!!! valeu!!!!

Deixe seu comentário

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais recentes

Mais lidas