Jogos e videogames que completam 30 anos em 2021

Lembram quando o bug do milênio assustava e o ano 2000 parecia uma grande fronteira? Parece que foi ontem, mas ficaram duas décadas para trás. Pois é, estamos ficando velhos.

Quer piorar? 2021 chegou e vai completar TRÊS DÉCADAS de eventos importantíssimos no mercado de games. Aquele começo de anos 90 foi movimentado, com uma guerra de consoles nascendo e muita coisa rolando ao mesmo tempo.

Duvida? Segura aí o peso do resumo com o melhor da "safra 1991".

Fevereiro

1991 street fighter ii

No dia 6, a Capcom lançava no Japão o supermonstro Street Fighter II - The World Warrior, que revolucionaria para sempre os fighting games e marcaria gerações de jogadores com seus hadoukens e shoryukens.

1991 Lemmings

No dia 14, a DMA Design (futura Rockstar) lançava o clássico Lemmings. Embora a série não tenha hoje a relevância ou mesmo o reconhecimento de outrora, foi um dos mais populares entre jogadores especialmente de PC, com versões para quase todos os consoles nos anos seguintes.

Junho

1991 Battletoads

Era lançado Battletoads, produzido pela Rare e distribuído pela Tradewest. Primeiro de uma das séries populares da década, o jogo insano mostra sapos antropomórficos lutando contra vilões intergalácticos como a Dark Queen. Foi uma tentativa de emular o sucesso de outra série com bichos estranhos antropomórficos, as dominantes Tartarugas Ninja, publicadas pela Konami.

1991 Sonic

Dia 23, a Sega apresentava ao mundo Sonic the Hedgehog, que ajudou a confirmar a ascensão do Genesis nos Estados Unidos, fixou o nome da Sega no setor de consoles e nos deu um dos mascotes mais populares de todos os tempos.

Julho

1991 Duke Nukem

No dia 1°, Duke Nukem era lançado nos Estados Unidos pela Apogee Software. Jogo de estreia do que se tornaria uma série, era um shooter 2D em plataformas simples, que não teria importância não fosse pelo terceiro, Duke Nukem 3D, cinco anos mais tarde. Mas o chute inicial foi lá em 1991.

Agosto

1991 Streets of Rage

A Sega lançava no dia 2 o essencial Streets of Rage, beat 'em up de qualidade com trilha sonora espetacular, que chegou a causar choque quando lançada - como Yuzo Koshiro conseguia fazer aquilo com o Mega Drive? Primeiro de uma das séries importantes da década, ficou no ostracismo com o fim dos jogos 2D – tendo um pequeno revival em 2020 com Streets of Rage 4, indie distante do tamanho que a marca um dia teve.

1991 Super Mario World

No dia 23, a Nintendo lançava Estados Unidos nada menos que Super Mario World – junto com o próprio Super Nintendo. O clássico maior dos jogos de plataforma tinha saído como carro-chefe do console no Japão no fim de 1990, mas a chegada à América decretava o início da guerra da 4ª geração.

Setembro

1991 Road Rash

Da Electronic Arts, vinha um dos jogos mais populares dos anos seguintes, Road Rash. A série de combate veicular com motos infelizmente foi abandonada após os anos 2000, mas é uma das mais lembradas pelos jogadores da época. Teria duas sequências no Mega Drive e uma excelente conversão para o 3DO, em 1994.

1991 Civilization

A Microprose apresentava nos PCs (e depois com versões para SNES, Saturn e PlayStation) o influente Sid Meier's Civilization. Jogo de estratégia em turnos, poderia ter sido mais um dos "simuladores de mundo", mas é considerado um dos inaugurais do subgênero 4X, que mescla exploração, expansão, extração e extermínio – um gerador de império.

1991 Captain Commando

A Capcom estava a todo vapor e no dia 28, atacava também nos tradicionais beat 'em ups com Captain Commando, ainda mais popular com o port razoável para o Super Nintendo em 1995. O arcade para até 4 jogadores simultâneos era garantia de diversão em grupo, junto com outros como o Turtles para 3 jogadores.

Novembro

1991 Another World

Os franceses da Delphine Software traziam o genial Out of This World (Another World na Europa e Japão). Ação e aventura com forte influência de cinema, mostra a saga do físico Dr. Lester num planeta estranho – com uma das introduções mais impactantes dos videogames, influenciando autores como Keiichiro Toyama (Silent Hill) e Hideo Kojima (Metal Gear Solid).

1991 Legend of Zelda

No Japão, a Nintendo lançava no dia 21 o primordial The Legend of Zelda - A Link to the Past, "só" um dos jogos mais influentes já criados, com efeitos em toda a indústria. Seria um dos mais vendidos do SNES: sétimo, atrás só de títulos das séries Mario e Donkey Kong, e de Street Fighter II.

Dezembro

1991 Mega CD

No dia 12, a Sega lançava no Japão o Mega-CD (Sega CD no mercado ocidental), que teve um momento inicial de empolgação mundial. O acessório para o Mega Drive parecia abrir as portas de uma nova era, com filmes e outras mídias interagindo e se confundindo com os videogames. Mas seria uma decepção, limitado pelas características já um tanto ultrapassadas do Mega Drive, do qual dependia, e sem criatividade dos produtores de jogos.

??

Feliz 2021 e valeu por mais um ano acompanhando o MB. Que venha um ciclo melhor para todos e continuem jogando!

Daniel Lemes
Fundador do MB, quase mil artigos publicados em dez anos pesquisando e escrevendo sobre games. Ex-seguista, fã de Smashing Pumpkins e Yu Suzuki.

1 COMENTÁRIO

  1. O que que é isso amigos. 1991 foi um ano monstro para os games! Acrescenta aí nestes medalhões o lindo Sunset Riders. Com certeza foi um dos melhores anos da minha vida.

Deixe seu comentário

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais recentes

Mais lidas