15 games que completam 20 anos em 2018

Pense: Ocarina e MGS já têm 20 anos.

265

O que você estava fazendo em 1998? Já tinha nascido?

Se sim, com certeza assistindo a seleção brasileira ser destruída por Zidane na Copa da França. Talvez curtindo os primeiros anos de internet por aqui, fazendo pesquisas estranhas no AOL ou mandando e-mails pelo BOL — tudo no seu moderníssimo AMD K6-2 (pra quem tinha atualizado, senão era o K6 clássico a 166 MHz) rodando Windows 98. Com o tema Mystery, claro.

Podia ainda estar jogando betas de games de DOS que revistas davam como brinde, em CD-ROMs de no máximo 2x. Aquele monitor CRT mais pesado que a sua mesa, teclado branquinho e mouse "de bolinha". Pros mais abastados, uma placa Voodoo 2 suportando DirectX 5 era o motivo de inveja dos amigos. E pros muito abastados, duas Voodoo 2 em SLI, tecnologia inovadora!

Minha maior memória de 98 quanto a "jogos" não é de nenhum console ou arcade: a derrota de 86 ainda era fresca na memória quando aquele tipinho esguio e implacável resolveu atropelar o Brasil. Porra, Zidane...

Nos consoles, a Sony já sentava no trono com o PlayStation original recebendo toneladas de jogos. Nintendo 64 tentava lutar, e a Sega dava os últimos suspiros com o Dreamcast.

O Google seria fundado em setembro, reunindo o mundo em torno de si nos anos seguintes. A 3Dfx, das Voodoo, quebrou e foi comprada pela Nvidia. O Windows virou XP, Vista, 7, 8, 10... Os teclados não são mais brancos, e monitores CRT sumiram, felizmente.

Parece tanto tempo, não? É porque faz mesmo. Mas fica estranho olhar para trás e perceber que Ocarina of Time ficou lá. Séries hoje renomadas davam o primeiro passo, como Rainbow Six, Gran Turismo e Metal Gear Solid. Outras tinham a primeira incursão no mundo 3D, como Sonic e Road Rash. E algumas venciam a complicada fase da sequência após estreias de sucesso: Daytona USA e Resident Evil.

Colaborando com sua sensação "eu nasci há dez mil anos atrás", vamos relembrar 15 games de completam 20 anos em 2018.

Artigo anteriorAtari VCS, o novo console da Atari, agora com detalhes
Próximo artigoO que fazer em GTA V depois do final (single player)