15 games que completam 20 anos em 2018

O que você estava fazendo em 1998? Já tinha nascido?

Se sim, com certeza assistindo a seleção brasileira ser destruída por Zidane na Copa da França. Talvez curtindo os primeiros anos de internet por aqui, fazendo pesquisas estranhas no AOL ou mandando e-mails pelo BOL — tudo no seu moderníssimo AMD K6-2 (pra quem tinha atualizado, senão era o K6 clássico a 166 MHz) rodando Windows 98. Com o tema Mystery, claro.

Podia ainda estar jogando betas de games de DOS que revistas davam como brinde, em CD-ROMs de no máximo 2x. Aquele monitor CRT mais pesado que a sua mesa, teclado branquinho e mouse "de bolinha". Pros mais abastados, uma placa Voodoo 2 suportando DirectX 5 era o motivo de inveja dos amigos. E pros muito abastados, duas Voodoo 2 em SLI, tecnologia inovadora!

Minha maior memória de 98 quanto a "jogos" não é de nenhum console ou arcade: a derrota de 86 ainda era fresca na memória quando aquele tipinho esguio e implacável resolveu atropelar o Brasil. Porra, Zidane...

Nos consoles, a Sony já sentava no trono com o PlayStation original recebendo toneladas de jogos. Nintendo 64 tentava lutar, e a Sega dava os últimos suspiros com o Dreamcast.

O Google seria fundado em setembro, reunindo o mundo em torno de si nos anos seguintes. A 3Dfx, das Voodoo, quebrou e foi comprada pela Nvidia. O Windows virou XP, Vista, 7, 8, 10... Os teclados não são mais brancos, e monitores CRT sumiram, felizmente.

Parece tanto tempo, não? É porque faz mesmo. Mas fica estranho olhar para trás e perceber que Ocarina of Time ficou lá. Séries hoje renomadas davam o primeiro passo, como Rainbow Six, Gran Turismo e Metal Gear Solid. Outras tinham a primeira incursão no mundo 3D, como Sonic e Road Rash. E algumas venciam a complicada fase da sequência após estreias de sucesso: Daytona USA e Resident Evil.

Colaborando com sua sensação "eu nasci há dez mil anos atrás", vamos relembrar 15 games de completam 20 anos em 2018.

Daniel Lemes
Fundador do MB, quase mil artigos publicados em dez anos pesquisando e escrevendo sobre games. Ex-seguista, fã de Smashing Pumpkins e Yu Suzuki.

4 COMENTÁRIOS

  1. Bons tempos de Daytona Usa nos Shoppings da vida e no buteco do Seu Zé!!!! Nessa época ainda estava detonando muito nos Arcades da vida. Nessa época onde moro predominava muito as máquinas Namco, Capcom, SNK e da Sega, Bons tempos mesmo!!!! No Playstation estava detonando em Resident Evil 2 e outros clássicos. Muitos games citados acima joguei e outros que joguei mesmo de 2000 pra cá...essa é a minha realidade. Nesse tempo estava estudando muito e fazendo cursos e quase não joguei muito nos video games domésticos....estava sempre mesmo era no fliperama e locadoras onde a galera se encontrava para jogar e trocar idéias, saudades desse tempo!!!! Valeu

  2. rsrs eu tinha 10 anos, mas eu tinha um Pentium II em casa com Windows 98... e era 300 mhz... Directx 5.0, Need for speed Hot pursuit III... eu só fui ganhar um PS1 em 1999, mas já tinha o N64...

Deixe seu comentário

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui