The Last of Us Part II: 10 referências ao primeiro jogo

Contém spoilers de The Last of Us e The Last of Us Part II. Se ainda não jogou, continue por sua conta e risco.

The Last of Us Part II já tem mais de um ano de lançado e continua impressionando o público pelos detalhes. Compilações no YouTube vem mostrando mais e mais sutilezas que passam despercebidas durante a partida – da física realista de objetos e reações de inimigos até os pelos nas axilas de Abby.

Mas acima de tudo na série está a história e o segundo jogo tem incontáveis referências ao capítulo anterior, de 2013. Algumas são óbvias, como diálogos entre personagens que citam abertamente fatos e lugares, mas outros são mais difíceis de captar.

E quando você percebe...

Confira essas 10 referências de The Last of Us Part II ao primeiro jogo.

1. Dra. Daniela Star

dr daniela star the last of us

Os quadrinhos da série Savage Starlight são coletados no mundo dos dois capítulos, sendo uma das leituras favoritas de Ellie. A primeira revista, que ela apresenta na cômica cena do carro, foi surrupiada das coisas do neurótico Bill.

O segundo jogo mostra que, tentando se aproximar mais da garota, Joel também leu uma das revistas. Ele comenta a batalha da Dra. Daniela com o Capitão Ryan, na sexta edição da série – chamada Accretion – dizendo que o que ela fez foi terrível. Ellie responde que "Ele mereceu, mas..." e Joel responde que o plot twist para que os dois escapem vivos da batalha foi incrível.

Parece ser uma referência ao segmento final do jogo, com Ellie – que adora astronomia –sendo a Dra. Daniela e Abby – com seu passado militar – como o Capitão Ryan.

2. Coelhos no inverno

coelho last of us 1 e 2

Um dos momentos mais marcantes do primeiro jogo envolve o coelho que Ellie caça no início do segmento do inverno. A cena ficou ainda mais famosa pelo meme da streamer que ficou chocada.

Em várias ocasiões do segundo capítulo vemos coelhos, sendo impossível não lembrar do coelhinho que virou comida. Logo no começo, ainda em Jackson, quando Ellie faz a última visita à casa de Joel antes de partir com Dina, há um no quintal, que também está nevado.

Não tem como aquilo não ser proposital.

3. Início dormindo

joel e ellie dormindo last of us

Logo após a introdução do primeiro jogo, a ação começa pra valer após uma longa passagem de tempo. O protagonista Joel está dormindo, quando é acordado por alguém batendo na porta: Tess. Mais tarde, Tess morre baleada por soldados.

É praticamente a mesma dinâmica da sequência. Após uma seção inicial, com Joel tocando violão, há uma passagem de tempo (quatro anos, contra vinte do primeiro game) e a protagonista está dormindo. Ela é desperta por alguém batendo na porta, que se revela sendo Jesse.

Que adivinhe?, morre baleado em algum ponto do jogo.

4. Os prédios bombardeados

ellie e dina seattle 1

Ellie tem muitos diálogos lembrando de ensinamentos e frases de Joel, especialmente na primeira sequência com Dina. Mas ela fala também coisas contadas por outros personagens, ainda que não cite o nome. Numa conversa com a namorada, Ellie explica sobre como os militares bombardearam a cidade após a pandemia, matando tanto grupos rebeldes quanto infectados.

Tudo que ela repete lhe foi contado por Tess no primeiro jogo. A cena é parecida: logo após o grupo deixar a quarentena, Ellie fica impressionada com os prédios destruídos e Tess relata o que ela repassa mais tarde à Dina.

5. Dina "roubando" o livro

ellie robo e dina livro

Em The Last of Us, na loja de brinquedos, Sam se encanta com um tipo de Transformer. Seu irmão Henry não deixa que ele leve o brinquedo, insistindo numa regra de só carregar o que fosse importante. Se o jogador mover rapidamente a câmera de volta para Ellie quando Joel se afasta, é possível flagrá-la apanhando sorrateiramente o robô, entregue ao menino mais tarde.

Isso foi repetido em The Last of Us II, mas com Dina. Quando as duas entram numa loja de livros especializada em literatura LGBTQI, as duas fazem comentários sobre uma das obras, chamada "Sorority Secrets". Dina incentiva Ellie a levá-lo, mas como Sam antes, é repreendida, colocando o livro no lugar em que estava.

Mas se o jogador virar a câmera após dar as costas à prateleira, flagra Dina colocando o livro na mochila. Mais tarde, no teatro, Ellie o vê e diz a si mesma "Ela pegou o livro, no fim das contas".

6. Café de Joel

Em The Last of Us, é sabido que Joel adora café. Ele comenta de forma nostálgica ao encontrar uma máquina de expresso numa antiga cafeteria "Ahh, como sinto falta de café".

Na parte 2, seu velho gosto é citado mais de uma vez. Além da cena final (em que ele admite que fez uma troca vergonhosa por um pouco de café), há um diálogo engraçado entre Dina e Ellie numa situação semelhante, ao encontrar algumas máquinas. Dina pergunta sobre Joel ser fanático pela bebida e Ellie exagera que ele trocaria metade de seus pertences "por um saco de grãos".

Dina responde que não entende, já que café teria gosto de "merda queimada".

7. Cena das girafas

girafas last of us 1 e 2 aquario

Essa é pouco notada, mas a icônica cena de Joel e Ellie assistindo as girafas, perto do fim do primeiro jogo, foi recriada no segundo. Não exatamente numa cena completa, mas num mural pintado no aquário de Owen.

No segmento em que Abby visita o aquário, o jogador pode observar uma das paredes e notar que o desenho remete exatamente àquele momento. Há um fundo com prédios, vegetação logo abaixo e um grupo de girafas passando (junto com zebras, animal que tem importância em uma memória de Abby).

Repare que até a montanha ao fundo, a disposição dos prédios e a iluminação batem.

8. Pearl Jam

the last of us part ii pearl jam poster

Essa não é bem uma referência, mas algo que entra em conflito com dados do primeiro jogo.

A música mais importante de The Last of Us 2 é Future Days, do Pearl Jam. Ela serve como referência à ligação entre Joel e Ellie, já que seu primeiro contato com o violão é quando Joel toca a faixa, bem no começo. O Pearl Jam é citado também durante a partida, através de um cartaz. Ellie o encontra na loja de música em Seattle, anunciando o álbum Lightning Bolt, que contém Future Days, chegando "em breve".

O problema é que The Last of Us, sabemos que o dia do surto da pandemia do fungo (quando ela saiu de controle) foi 26/09/2013. Mas Lightning Bolt foi lançado em 11/10/2013, duas semanas depois. A explicação é que Joel teria ouvido a música em alguma apresentação ao vivo do Pearl Jam antes do lançamento do álbum – o que nunca aconteceu naquele universo.

9. High five

ellie joel jesse high five

No primeiro jogo, quando Ellie e Joel estão se aproximando de Jackson ao passar pela represa, eles trabalham em conjunto para vencer um obstáculo. Logo depois, Ellie levanta a mão, pedindo um cumprimento "high five" de Joel, que tem a opção de bater ou passar direto. Se Joel recusar, ela exclama "Sério? Vai me deixar no vácuo?" e complementa resmungando "Tudo bem, já entendi. É só um high five, não levaria cinco segundos".

A cena foi repetida no segundo game. Como Joel não está por lá, dessa vez é Jesse quem estende a mão para Ellie depois que passam por uma série de obstáculos. E como antes, o jogador pode cumprimentar Jesse ou passar batido – se for o caso, ele responde praticamente a mesma coisa "Sério? Vai me deixar no vácuo?", mas completa "Foi frio, cara".

10. Invasão de Jackson

joel vs hunters jackson last of us 1

Logo após a morte de Joel em TLOU II, Ellie é visitada por Tommy, que não parece tão disposto a sair na caçada do grupo de Abby. Entre argumentos, ele diz que a cidade pode ser "atacada de novo por hunters".

O ataque anterior implícito na frase aconteceu e foi vista no primeiro jogo. Pouco depois de Joel e Ellie chegarem ao lugar, os irmãos têm uma discussão sobre quem levaria Ellie até os Fireflies. É quando começa uma invasão dos caçadores, que são mortos com ajuda de Joel.

Como não há nenhuma outra referência a ataques, Tommy só pode estar falando daquele.

Daniel Lemes
Fundador do MB, quase mil artigos publicados em dez anos pesquisando e escrevendo sobre games. Ex-seguista, fã de Smashing Pumpkins e Yu Suzuki.

Deixe seu comentário

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais recentes

Mais lidas