Grand Theft Auto V parece que saiu ontem mas já vai completar cinco anos nos consoles e três no PC. Desde então, a Rockstar está fazendo rios – ou melhor, oceanos – de dinheiro com o GTA Online. Segundo fontes do mercado, mais de 1 bilhão de dólares só em microtransações já entraram nos cofres da empresa.
Pra quem não gosta ou não pode jogar online (☠️ ou levou ban), as notícias são péssimas. Não espere grandes expansões como Lost and Damned ou Vice City. Eles estão ocupados com Red Dead Redemption 2 e depois devem partir para GTA 6. Nada de explorar melhor o elenco e o enredo, querem é vender tralhas no online.
Aí você se pergunta: resta o que a fazer em GTA V depois do final, no modo história?
Como sabem, a morte de Devin Weston (ou você matou um dos protagonistas?) não é o final. Tem tanta coisa que daria pra ficar anos jogando, especialmente sem apelar a tutoriais. Pra quem gosta de exploração, tanto geográfica quanto de enredo, há muita atividade ainda. Caçar animais, procurar itens, recolher lixo tóxico, fotografar, tunar veículos...
Há variada atividade também pra quem gosta de esportes e eventos paralelos. Partidas de tênis são bobas? No hard o desafio fica mais divertido. No golfe, são quase dois anos e ainda não consegui o famoso hole in one. Corridas de rua, rally nas montanhas, triatlo, base jumping, paraquedismo, tiro... Só escolher.
Já se prefere o bom e velho tiroteio, terá à disposição a maior variedade de pontos de confusão na série. Base militar, os bairros controlados por gangues, etc. Sem falar do nível de tolerância mínimo da população e das autoridades, que respondem com violência à qualquer provocação.
Se soltar a criatividade, pode fazer filmes sensacionais com a ferramenta nativa de edição. Ou somá-la aos mods oferecidos pela comunidade do jogo.
Ainda jogando o single player? Experimente essas sugestões de atividade offline em Los Santos. Se tiver outra boa, mande nos comentários.
Atacar o Fort Zancudo
Os quartéis do exército tem um histórico de dificuldade na série. Quem não se arriscou a invadir a Area 69 em GTA San Andreas, não soube o que era diversão (e violência militar elevada à máxima potência).
Em GTA V, o Fort Zancudo é uma das versões mais virulentas de base militar já inseridas na série. Cheio de coisas bacanas pra roubar como jatos, jipes e tanques, entrar é fácil – um paraquedas ou até saltar sobre a cerca com um veículo resolvem.
Entrar é fácil. Difícil é sair dali inteiro sem usar cheats. Além de ganhar imediatamente quatro estrelas de procurado, soldados aparecem de toda parte com armamento pesado. É quase impossível manter combate a pé. Se estiver de carro, pior: fora tanques, ainda há um caça sobrevoando o forte e atirando a cada rasante. Se roubar o avião e levantar voo muito cedo, será abatido. Hardcore.
Assaltar lojas
Assaltos são parte fundamental do mundo de GTA e garantem um dinheiro, especialmente antes do grande golpe final. Depois você estará tão rico que não fará diferença, ficando como mera atividade "recreativa".
Basta apontar a arma para o balconista dos supermercados e postos de gasolina e esperar. Fique atento porque alguns reagem sacando armas. E dependendo da localização, a polícia chega muito rápido, então trate de se mandar depressa.
Além de lojas com portas abertas, lojas que desarmam você ao entrar como as de armas e roupas também podem ser assaltadas. Saque a arma e atire na porta antes de entrar; o balcolnista vai se assustar (ou reagir, nas lojas de armas), então atire nas caixas registradoras e o saco de dinheiro aparece. Em algumas não funciona, como lojas de roupas de alto padrão que só tem máquina de cartão.
Cuidado com lojas da periferia, em bairros controlados por gangues. Transeuntes vão reagir.
Explorar o oceano
Pela primeira vez na série GTA, o oceano se tornou totalmente explorável, incluindo mergulhos e submarinos. Mas quase cinco anos depois, muita gente segue distraída com o modo online e sequer deu um conferida no que a Rockstar colocou sob as águas.
Além da vida marinha com baleias, tubarões e golfinhos, há lixo tóxico e tesouros pra recolher, grandes fendas, easter eggs e muito mais. Nos pontos profundos, a luz diminui mesmo durante o dia, mas dá pra encontrar restos de embarcações e aviões. Alguns jogadores relatam ouvir sons fora do comum.
Das profundezas surgem até escotilhas misteriosas e a lenda de um kraken. Será?
Explorar os contatos telefônicos
GTA V tem uma lista enorme de números telefônicos. Alguns desempenham funções como alugar um dirigível ou marcar encontros. Outros não tem função prática aparente e outros ainda ativam cheats.
Pelo mundo do jogo você também encontra anúncios com números e se tentar ligar, alguns terão mensagens de voz. Pra quem gosta de explorar curiosidade, vale a pena teclar ao achar algum. Há números de pessoas que respondem ou não de acordo com quem liga – como Tanisha, que só fala com o Franklin.
Não é tarefa muito divertida, mas indicada pra quem gosta de descobrir detalhes.
Encontrar os Estranhos e Doidos
Estranhos e Doidos foi uma das inovações mais interessantes em GTA V. É uma coleção de missões paralelas geralmente com um personagem que não participa da história principal. O legal é que aparecem quando menos se espera – são encontros casuais. Podem ou não ter implicações futuras e alguns vão remexer eventos do passado.
Por exemplo, a maníaca fitness Mary-Ann tem missões com os três protagonistas, mas só Michael recebe seu número de telefone. Teria alguma razão? E a estranha religião dos Epsilon, já citada nas rádios em GTA San Andreas, reaparece mais organizada.
Leia também → Coisas para fazer em GTA San Andreas após a missão final
Também servem para enriquecer a sátira da sociedade americana típica da série. Lá estão patrulheiros racistas de fronteira e turistas insanos de Hollywood, capazes de tudo por um souvenir das celebridades.
Usar mods e patches
Qual a graça de jogar no computador com dois anos de atraso para consoles? Fora gráficos melhorados pelos upgrades de hardware, claro que são os mods. A comunidade produziu material que permite jogar GTA V por décadas sem ver tudo.
A variedade é enorme, indo desde scripts de invencibilidade, imunidade à polícia e super saltos, até bizarrices completas. Que tal Batman em GTA V? Ou a Mulher-Maravilha, ou Goku? E Mario Kart em GTA V? Para os mais "empolgados", criar uma praia de nudismo?
Se preferir, pode testar os limites do seu PC com pacotes gráficos que melhoram texturas, iluminação, contraste e cores. Alguns são pesadíssimos mas deixam o visual beirando o realismo, como o famoso kit Redux + Natural Vision.
Fotografia
Em GTA SA havia o sistema de caça por fotografias. Ele voltou em GTA V com um concurso fotográfico que Franklin participa, o Wildlife Photography Challenge. Depois de iniciar missões de paparazzi, Franklin deve receber no celular a mensagem-convite da organização da competição.
O objetivo é obter 20 fotos de animais espalhados por todos os cantos de Los Santos. Alguns são fáceis porque estão na área urbana, como cães e gatos, mas tem complicados como a águia e o leão da montanha (que ataca na primeira oportunidade). Mesmo algumas raças de cachorro são difíceis de ver.
E claro, você pode tirar fotos aleatórias. Um cenário sensacional, os equivalentes a localidades reais, um tipo estranho, uma situação grotesca...
Encontrar easter eggs
GTA V tem uma das maiores coleções de easter eggs já vistas em games. Você vai jogar, jogar e continuar sem ver tudo. De repente encontra uma banca de frutas no meio do nada e lá tem uma banana e duas laranjas formando algo suspeito. Ou um estranho anão de jardim, ou uma loja com nome esquisito. Ou grafites de aliens.
Entre aleatoriedades, destaque para o uso de substâncias alucinógenas. Com o peyote, o jogador se vê transformado num dos 27 animais disponíveis por tempo limitado. Outros são menos ricos mas igualmente curiosos, como Trevor cheirando combustível e Michael fumando no bong de Jimmy.
Pode também procurar diálogos secretos (provocando pessoas na rua ou agredindo a família de Michael), etc. A lista de gracejos da Rockstar é gigante.
Praticar esportes
Cada personagem tem sua predileção por esportes em GTA V, com vários eventos acontecendo pela cidade. Michael gosta de tênis e golfe, Trevor prefere tênis e dardos, enquanto Franklin vai de golfe e corridas de rua.
Apesar de poucos lugares para o tamanho do mapa, pode ser legal ganhar em todos. Já jogou tênis no hard em todas as quadras? Venceu as corridas de moto aquática e provas de triatlo? Completou as medalhas nas lojas de tiro?
Gosto do golfe. Ainda não consegui o famoso hole in one, a tacada perfeita, mas continuo tentando.
Comprar propriedades
A compra de propriedades no modo single player pode não ser tão empolgante quanto no online. As garagens são pequenas e não tem muito o que fazer sozinho, na verdade. Mas se quiser aumentar a "completitude" do jogo, elas são necessárias.
Mais importante: imóveis abrem sub-missões após a compra, como as de motorista estilo Uber, os serviços de guarda-costas, caça de paparazzo, etc.
Alguns easter eggs e eventos paralelos cômicos só começam após comprar propriedades. Por exemplo, a cena da latina ciumenta que mata o namorado médico – disponível ao comprar a Downtown Cab, empresa de táxis.
Insanidades aleatórias
Você ainda é do tipo que só faz tiroteio na rua? Vire o disco, tente algo novo. Pense nas possibilidades daquele mundo. Tudo que você olha na terra, céu e mar é vivo e interativo. Um avião passando no céu, a perseguição policial, a guerra de gangues, o prédio distante no horizonte: podemos tocar quase tudo.
Nenhuma dessas faz parte do core do jogo, são invenções dos jogadores. Uma curiosa que requer habilidade e sorte é o skydiving em piscinas – bem que a Rockstar podia ter pensado nisso e elaborado. Algumas manobras postadas no YouTube beiram o inacreditável.
Uma que às vezes tento, sempre gravando porque seria épico, é saltar de paraquedas e pousar sobre um avião em movimento, de preferência os grandes, que estão deixando o continente. O máximo que consegui foi bater em cima de um blimp.
Aprender a usar o editor
Se tem um espírito dormente de diretor de cinema, desperte-o com o Modo Diretor de cenas. Com um pouco de (ou bastante) prática, talvez você produza algo como esse remake da introdução de GTA SA. Ou o inesquecível episódio de Chaves em Acapulco com Trevor como Professor Girafales.
Pena que não tive tempo de mexer mais porque as possibilidades são sedutoras e quase infinitas. Se você manda bem na edição e as ferramentas da Rockstar não bastam – diria que são básicas –, pode apelar aos mods. Juntando os dois, aí sim terá um pacote completo. Com paciência e criatividade sai coisa boa.
Eu tinha meu gta zerado e as sugestoes foram mesmo uteis eu fiz isso tudo muito obrigado se não fosse voce eu ja me vartava do gta mas agora vou tar jogando mais tempo no gta 5
O legal mesmo e atropelar a pessoas na calçada kkkkkkkk