Lembram que uns meses atrás apareceu na Internet um monte de imagens do lendário "SNES PlayStation", algo também conhecido como SNES CD? Foi o protótipo do que seria um console fruto de parceria entre Sony e Nintendo em meados dos anos 90, de forma resumida um SNES fabricado junto com a Sony, rodando cartuchos do SNES e uns tais "Super Discs". Falamos disso aqui.
Foi um barulho danado, muita gente falando que era fake, algum modder tinha feito gracinha e criado um modelo parecido para pagar de engraçadão, etc. Fato é que o aparelho é realíssimo, e como descrito na ocasião pelo "arqueólogo" que o localizou meio sem querer, foi guardado por seu pai, ex-executivo do mercado de games, durante todos estes anos numa caixa.
Pra quem pensou "poxa, uma raridade desse nível, peça talvez única no mundo*, a chance de ser ligada é zero, vai que queimam os componentes, não vale a pena arriscar", ledo engano. Dan Diebold e seu pai, Terry, levaram o videogame ao Retro HK Expo para exibição em Hong Kong, e acabaram não só o ligando, como jogando alguns títulos.
Como nenhum jogo em CD foi produzido, ficaram mesmo nos cartuchos existentes de SNES; o cartucho encontrado junto com o protótipo carrega apenas o sistema operacional através de um chip substituível (no cart, versão 0.95 do menu de boot). Rodou Street Fighter II, Bomberman e deu boot no sistema "Super Disc", que se mostrou perfeitamente intacto, mas não funcional...
Por fora e por dentro
E para deixar qualquer colecionador hardcore ainda mais fora de si: após um raio-x para verificar a integridade das "entranhas", o aparelho foi desmontado e registrado para a posteridade.
Pai e filho já avisaram que o mais-que-raro protótipo não está à venda por valor nenhum, embora tenham recebido ofertas próximas dos US$45 mil. A única probabilidade futura é que ele vá parar em algum tipo de museu.
* segundo suposições, devem ter sido produzidas umas duzentas unidades, mas só essa emergiu até o momento. Ninguém tem a mínima ideia do paradeiro de outras.
E como é bizarro esse controle de SNES com o logo da Sony e PlayStation. 🙂
Nossa... Finalmente um mito de mais de duas décadas foi revelado! Só não entendi uma coisa. Seria feito um "Neptune" e um "Sega CD" da Nintendo? Lembro que nas revistas, era um add on. Além de ter um design bem arredondado, semelhante ao Super Famicom. Esse site é incrível!! Virei fã!
Teve mais de um projeto. Com a Philips, provavelmente seria um tipo de "SNES CD" mesmo, um add-on, mas quando a Nintendo ainda negociava com a Sony, a ideia era um console "PlayStation" que rodaria o formato SuperCD e os cartuchos do SNES. Valeu!