SNES PlayStation: botaram o protótipo pra funcionar

Um dos itens mais raros na história da indústria de games, o lendário protótipo foi colocado em testes por seus donos - e funciona!

674

Lembram que uns meses atrás apareceu na Internet um monte de imagens do lendário "SNES PlayStation", algo também conhecido como SNES CD? Foi o protótipo do que seria um console fruto de parceria entre Sony e Nintendo em meados dos anos 90, de forma resumida um SNES fabricado junto com a Sony, rodando cartuchos do SNES e uns tais "Super Discs". Falamos disso aqui.

Foi um barulho danado, muita gente falando que era fake, algum modder tinha feito gracinha e criado um modelo parecido para pagar de engraçadão, etc. Fato é que o aparelho é realíssimo, e como descrito na ocasião pelo "arqueólogo" que o localizou meio sem querer, foi guardado por seu pai, ex-executivo do mercado de games, durante todos estes anos numa caixa.

Pra quem pensou "poxa, uma raridade desse nível, peça talvez única no mundo*, a chance de ser ligada é zero, vai que queimam os componentes, não vale a pena arriscar", ledo engano. Dan Diebold e seu pai, Terry, levaram o videogame ao Retro HK Expo para exibição em Hong Kong, e acabaram não só o ligando, como jogando alguns títulos.

Como nenhum jogo em CD foi produzido, ficaram mesmo nos cartuchos existentes de SNES; o cartucho encontrado junto com o protótipo carrega apenas o sistema operacional através de um chip substituível (no cart, versão 0.95 do menu de boot). Rodou Street Fighter II, Bomberman e deu boot no sistema "Super Disc", que se mostrou perfeitamente intacto, mas não funcional...

snes cd play station

Por fora e por dentro

E para deixar qualquer colecionador hardcore ainda mais fora de si: após um raio-x para verificar a integridade das "entranhas", o aparelho foi desmontado e registrado para a posteridade.

Pai e filho já avisaram que o mais-que-raro protótipo não está à venda por valor nenhum, embora tenham recebido ofertas próximas dos US$45 mil. A única probabilidade futura é que ele vá parar em algum tipo de museu.

nintendo playstation raio x

* segundo suposições, devem ter sido produzidas umas duzentas unidades, mas só essa emergiu até o momento. Ninguém tem a mínima ideia do paradeiro de outras.

Artigo anteriorCandy Crush: mais valioso que Star Wars e Minecraft?
Próximo artigo10 protótipos de videogames jamais lançados