No dia seguinte à revelação de que o remake de The Last of Us está em fase final, a produtora Naughty Dog divulgou em seu Twitter uma comparação entre os modelos antigo e novo da personagem Tess.
The Last of Us Part I é um remake mesmo: refeito do zero com novas tecnologias para o PlayStation 5 e PC. Os modelos, como visto no trailer de divulgação, lembram mais os da sequência, criando assim uma maior coerência entre as partes.
O "problema" é que o maior realismo possível nas gerações recentes de hardware também significa que veremos coisas antes ignoradas. Entre elas, o envelhecimento de personagens que pareciam mais jovens.
Dois em especial chamaram atenção: Tommy e Tess.
Marcando o perfil da atriz Annie Wersching, a ND destacou a parceira de Joel, mas muitos jogadores – veja as respostas da postagem original e outras por aí – não curtiram muito o visual de Tess.
Coerência
Que ela parece mais velha, é fato. O novo modelo de Tess aparenta ao menos 10 anos a mais que o modelo original, que até onde se sabe, não se baseia em ninguém, embora o trabalho de atuação e voz seja de Wersching.
Mas qual a idade de Tess durante os eventos do jogo? Segundo alguns, ela estaria na faixa dos 40 anos, o que é muito mais compatível com a imagem do remake. Por mais que a pouca semelhança entre os modelos desagrade fãs antigos, a original aparenta estar na faixa dos 30.
Pesquisei bastante e não encontrei confirmação de que Tess tenha mais de 40 anos, como dizem alguns sites. Se você tiver algo sólido sobre o assunto, deixe aí nos comentários. A idade dela parece nunca ter sido comentada durante o jogo ou em material oficial.
Sabe-se apenas que Joel e ela aproximaram-se na zona de quarentena de Boston, quando começaram a atuar juntos como contrabandistas. Com a falta de dados precisos, a idade da personagem é indefinida e fica estabelecido que a "Tess oficial" agora é do remake.
Por mais difícil que seja, esqueça aquela Tess mais jovem: para fins de coesão na trama, vale a do remake. Outra razão para a mudança é fazê-la parecer com Wersching. Veja que a atriz se parece muito com a Tess do remake, mas não tinha semelhança alguma com a original.
Neil Druckmann publicou outro tweet sobre o assunto, dizendo que o novo modelo mostrará melhor a qualidade dramática de Wersching. O que faz sentido: a captura de expressões será aplicada num rosto mais parecido com a atriz.
Polêmica?
A tropa indignada se movimenta para destruir a escolha de design da ND, acusando a empresa de "enfear" propositalmente personagens femininas para torná-las menos atraentes.
Mas não deve ser o caso. Até onde se viu, a maioria dos personagens parecem mais velhos ou diferentes de suas versões originais. Veja Tommy na mesma cena da versão remasterizada ao lado do remake, por exemplo:
Além disso, a ND não parece preocupada e seja como for, mudanças pontuais não devem prejudicar o conjunto excepcional que TLoU sempre foi. Grande expectativa até setembro para donos de PlayStation 5 (e PC num futuro próximo).
A galera não quer realismo???? ta aí o seu realismo...depois não reclama!!!! lembro de ter visto Annie Wersching no Seriado 24 Horas, marcou muito para mim essa série!!!! valeu!!!!