Nintendo vai relançar o NES? Não, é o mini NES

Calma gente, não é o NES, é só (quase) o mesmo que a TecToy faz desde sempre por aqui.

0
237

Qual não foi minha surpresa ao abrir hoje os sites diários e ser bombardeado por posts beirando a histeria. "O Retorno do NES", "Nintendo vai relançar o NES".

Como assim, a Nintendo vai relançar o console original? Talvez com modernidades necessárias como um HDMI, upscaling, novos componentes pois os antigos nem devem ser fabricados, claro. Quem sabe slot de cartuchos pra jogar no melhor estilo retrô, compatível com acessórios clássicos. Seria demais, né?

Tão demais, que não é bem assim. O que tem de verdade nesse "relançamento do NES"?

Bom, é oficial, o que por si só é motivo pra aplaudir. Iniciativas do gênero costumam partir de terceiros; o lucro não é dos maiores, o custo de produção também não pode extrapolar, despertando pouco interesse dos fabricantes. A Nintendo colocar a mão na massa é quase surreal.

Mas ao contrário das manchetes, e até do tweet oficial: não, "The NES" não voltou, e provavelmente nunca vai voltar. O Nintendo Classic Mini, como diz a descrição do site oficial, é uma réplica. "O clássico NES volta renovado, em forma de réplica do conhecido console original da Nintendo".

Pra maioria basta. A réplica terá conexões modernas como HDMI, carregamento por USB e 30 jogos pré-instalados, incluindo clássicos como Zelda, Mario Bros., Metroid, etc. O console deve ser pouco maior que um cartucho antigo, ou seja: nem sonhe em usá-los.

Reggie Fils-Aime, presidente da Nintendo da América, explicou o objetivo. "Queremos dar aos fãs de todas as idades a oportunidade de reviverem a plataforma original e descobrirem porque são apaixonados pela Nintendo. É ideal para quem quer relembrar como era jogar no NES, ou para passar esses momentos nostálgicos à nova geração de jogadores."

O mini NES acompanha cabo HDMI, cabo USB para carregamento — mas sem carregador — e um controle. Para 2-players, controles podem ser adquiridos por 10 dólares. Não há previsão sobre incluir mais jogos, se é que haverá como. O preço é 60 dólares, o que na nossa cotação HUEBR deve ficar por uns... 500 Temers?

Continuo esperando (inclusive entre os modelos que a TecToy produz da linha Sega) um hardware caprichado, compatível com acessórios e cartuchos, e não meia dúzia de componentes baratos numa caixa bonita. Até lá leia-se nunca, é mais um emulador fantasiado de console, pra quem aceita uma "nostalgia light". Com o inegável charme de ser da própria Nintendo, sim.

nintendoClassicMiniNES

Lista de jogos na memória do Nintendo Classic Mini:

Balloon Fight Bubble Bobble Castlevania
Castlevania II: Simon's Quest Donkey Kong Donkey Kong Jr.
Double Dragon II: The Revenge Dr. Mario Excitebike
Final Fantasy Galaga Ghosts'n Goblins
Gradius Ice Climber Kid Icarus
Kirby's Adventure Mario Bros. Mega Man 2
Metroid Ninja Gaiden Pac-Man
Punch-Out!! Featuring Mr. Dream StarTropics Super C
Super Mario Bros. Super Mario Bros. 2 Super Mario Bros. 3
Tecmo Bowl The Legend of Zelda Zelda II: The Adventure of Link

Artigo anteriorNES / Famicom Visual Compendium é barrado pela Nintendo
Próximo artigoVideogame é arte sim: alguns mestres além de Miyamoto
Se não tiver conta no Memória BIT, será criada uma. Nada será publicado em seu perfil.
Se já tem conta no MBIT, faça login nela e vincule-a ao Facebook.

SEM COMENTÁRIOS

X
Todos os comentários passam por moderação antes de publicados. Se o seu for aprovado, vai aparecer em breve!

DEIXE UMA RESPOSTA