Mod permite rodar Super Mario 64 a 60 FPS

Você mesmo pode baixar e aplicar a modificação. O resultado é estranho, mas funciona.

161

Nessa febre moderna de jogos a 60 frames por segundo, até antigos entram no rolo. Claro que através de mods feitos por terceiros, ainda mais falando de material da Nintendo, hiperprotetora com suas marcas.

O hacker Kaze Emanuar já vem há algum tempo fazendo maluquices com o clássico Super Mario 64. Primeiro, um mod que colocava os mundos do game numa espécie de arena de sobrevivência (battle royale), para até 24 jogadores online. Lógico que a Nintendo tacou-lhe um cease and desist — uma ameaça legal para parar ou lidar com as consequências — e retirou todos os vídeos do YouTube.

Depois, outro mod para jogar online, mas numa partida normal com até 24 jogadores simultâneos. Dava pra jogar com Mario, Luigi, Peach, Rosalina, Yoshi, Waluigi e outros. E lógico que de novo, a Nintendo tacou-lhe cease and desist, e vídeos foram banidos.

Mas o cara não tem sossego. E continua em dose dupla: Super Mario 64 a 60 FPS, e em formato widescreen. A última atualização foi no fim da semana passada. Aproveite para ver enquanto não cai (talvez tenha caído enquanto você lia esse artigo):

Os mods estão disponíveis para download na página do vídeo acima, na área de descrição. Para aplicá-los, você precisa patchear a ROM. E como manda a lei, também precisa ter o cartucho original, hein? Não vá usar isso se não tiver o cartucho original, com ROMs da internet, que absurdo... 😇

E funciona?

Testei no emulador Project 64, e pelo menos o mod para 60 FPS está 100%. Não tenho ideia se funciona no console com um cart tipo Everdrive 64. O de widescreen resultou em tela preta, mas pode ser algo com a ROM que eu tinha disponível.

O resultado é... estranho, digamos. Como acho que dá pra notar no vídeo, definitivamente SM64 não foi feito pra tal coisa. É bem esquisito ver aqueles gráficos 3D arcaicos com tanta fluidez, mas ao mesmo tempo agradável. Só experimentando pra entender.

Quem sabe mais adiante ele cria mods para outros jogos... Já pensou Perfect Dark assim? Ou Ocarina of Time? Se bem que pelo jeito, a intenção dele é seguir barbarizando Mario 64: está trabalhando em loucuras como Kirby, Goomba e até Sonic no game.

Artigo anteriorOs 10 games mais superestimados dos anos 90
Próximo artigoQual foi a melhor década dos videogames? [Enquete]