Sega publica “demo perdida” de Golden Axe em 3D

Rebatizada "Golden Axed", demo ressurge como parte das comemorações de 60 anos da empresa. Corra para experimentar – só até amanhã.

1
79
────────── Publicidade ──────────

A Sega está comemorando 60 anos com o lançamento de vários jogos especiais gratuitos. Ao longo da semana disponibilizaram Armor of Heroes e o shoot 'em up Endless Zone (inspirado no clássico Fantasy Zone). Ontem veio Streets Of Kamurocho, mod de Streets of Rage 2 com personagens da série Yakuza.

Hoje foi a vez de Golden Axed. Sim, Axed porque passaram o machado nela, sacou? Pff...

O jogo foi a primeira tentativa de levar a série Golden Axe para o mundo 3D, falamos dele aqui há alguns anos. O curioso é que não se trata de um mod ou fan-made: é algo que esteve em desenvolvimento na Sega – no caso, Sega Australia.

Captura de tela de Golden Axed

A história remete ao início dos anos 2010, quando o estúdio propôs uma série de reboots de títulos clássicos da casa. Entre os nomes estavam Golden Axe, Altered Beast, Streets of Rage e Shinobi; fariam parte de uma coleção chamada Sega Reborn.

Para tal, precisavam convencer a matriz japonesa, então fizeram em Unity a demo bastante promissora, mas também incompleta e sem polimento. Mas o comando vetou; pouco depois, em 2013, a Sega Australia foi fechada.

Essa demo é exatamente aquele Golden Axe Reborn. Rebatizado como Golden Axed: A Cancelled Prototype, tem só uma fase jogável e bem curta. Vale como curiosidade ou para imaginar como poderia ter sido o futuro da série, que mais tarde teve o estranho Golden Axe: Beast Rider.

Treta?

Segundo o Kotaku, dois membros importantes do time que fez a demo – o programador Tim Dawson e o designer Sanatana Mishra – não foram comunicados pela Sega sobre o lançamento. Ficaram sabendo ontem na Steam, onde a descrição do jogo o chamava de "janky" (algo como "mal acabado") e um "artefato de seu tempo".

Claro que isso não agradou os profissionais que investiram longas horas de trabalho nele. Segundo Dawson, o curto prazo que tiveram foi um pesadelo, com "gerenciamento ineficiente" e que o resultado foi "heroico para um time tão pequeno sob condições inadequadas". Para ele, é "estranho" ver a demo ressurgir oito anos mais tarde "sem qualquer contexto, créditos e com uma chacota no título".

A Sega se pronunciou dizendo que "não queríamos trazer memórias dolorosas ao senhor Dawson e ex-colegas ou parecer desrespeitosos". O trecho ofensivo foi removido da descrição da Steam.

"Gostaríamos de reafirmar a todos que a intenção do comentário foi sobre o build portado para o PC, não sobre a qualidade do trabalho original", desculpou-se a Sega.

Se quiser conferir, corra porque Golden Axed ficará disponível só hoje e amanhã. O jogo tem 273 Mb e você vai precisar de uma conta na Steam – depois de baixar ele será seu em definitivo. É bem curto mas carrega aquele feeling clássico.

1 COMENTÁRIO

  1. Bons tempos em que jogava Golden AXE nos Arcades da vida e no Buteco do Seu Zé!!!! Gosto muito de jogar Golden AXE, prinicipalmente Golden AXE 2 do Mega Drive!!!! O importante é lembrar dos clássicos que foram a base dos jogos atuais!!!! valeu!!!!