Protótipo de GODS para SNES disponível em ROM

Jogo de 1991 teve sutis diferenças entre a beta e a versão final. Protótipo está disponível via ROM.

303

Essa é pra quem tem curiosidade em conhecer betas e fases pré-lançamento de games manjados. A ROM do protótipo de GODS para SNES foi disponibilizada pelo usuário Syphor, do Reddit. Ela roda em virtualmente todos os emuladores de SNES e console via flash carts como o SD2SNES. Apesar de não especificado, provavelmente é uma versão beta, bem avançada e parecida da que foi para o mercado.

GODS, ou Gods Into the Wonderful, é um jogo de 1991 feito pela The Bitmap Brothers para Amiga e portado para diversos sistemas, como Mega Drive, Atari ST e DOS. A versão final para Super Nintendo tem diferenças sutis, mas perceptíveis:

  • paleta de cores é mais densa - no protótipo, os tons eram menos saturados.
  • o sistema de passwords tem o alfabeto completo no protótipo, mas ficou sem vogais na versão final.
  • o aviso de "Paused" na finalizada foi movido para a base da tela em vez de no meio.
  • o protótipo tem mais detalhes de cenário na fase 1, como janelas e padrões, mas a partir da segunda há falta de backgrounds, com o céu aparecendo onde haviam paredes, por exemplo.

Entre outros...

Syphor descobriu o protótipo num cartucho regravável de desenvolvimento há sete meses. Procurou um meio de fazer o dump dos dados com segurança (um erro no procedimento poderia inutilizar o protótipo), mas como não conseguiu enviar a ninguém experiente que fizesse o trabalho, ele mesmo arranjou um Super UFO e assim obteve a ROM.

Se quiser experimentar, ela está disponível aqui. É só abrir no seu emulador favorito (ou no próprio SNES com um Everdrive) e mandar bala.

Em Gods, você joga como um guerreiro hercúleo que tenta vencer os quatro guardiões que invadiram o reino dos deuses. Em compensação pelo trabalho, eles prometem lhe dar um lugar entre os senhores do Olimpo. Como outros jogos da Bitmap Brothers, Gods foi elogiado pela qualidade gráfica e sonora, com reviews muito positivos.

VIASNES Central
FONTEReddit
Artigo anteriorTriforça: o início da série Pokémon no Game Boy
Próximo artigoTectoy anuncia relançamento do Mega Drive para junho de 2017