Em sua apresentação na E3, ontem, a Square Enix fez um anúncio interessante para fãs do velho jRPG. Serão trazidos ao Ocidente pela primeira vez dois RPGs até então exclusivos do Japão, sendo um do Super Famicom: Romancing SaGa 3 (1995) e SaGa: Scarlet Grace - Ambition (2016).
Romancing SaGa 3 foi na verdade o sexto da série SaGa. É um típico RPG japonês, de turnos, com o desenvolvimento do personagem de acordo com sua participação em batalhas. Uma de suas características era o sistema de bifurcações na história.
Desenhado por Akitoshi Kawazu, o game foi relançado no Virtual Console do Wii em 2010 e no Wii U em 2014. Agora virá para Android, iOS, Switch, Xbox One, PlayStation 4, PlayStation Vita e PC. No Japão, deve sair ainda esse ano, com um lacônico "em breve" para o resto do mundo.
Já SaGa: Scarlet Grace foi lançado originalmente para o Vita. A história mostra missões de quatro protagonistas após a queda de um império, onde há uma divindade hostil aos humanos. A jogabilidade foca na exploração não-linear, com batalhas em turnos. Em 2018, teve ports (também exclusivos do Japão) para Switch, PS4, iOS, Android e PC.
De novo, o lançamento para as mesmas plataformas no resto do mundo foi anunciado para "em breve".
Na época do Super Famicom, Muito jogo foi lançado no Japão e aqui não, lembro!!!! lembro que na época pessoas comentavam que o Super Nintendo tinha muito jogo de RPG e o Mega drive tinha muito jogo de Esporte, bons tempos!!!!