Poucos segredos ficaram tão marcados na história dos videogames quanto o Konami Code. Introduzido na versão do shmup Gradius para o Famicom, o famoso ↑↑↓↓←→←→BA completará 35 anos no próximo dia 25.
A Konami não esqueceu o aniversário e publicou uma página dedicada em seu site. Lá estão remixes da trilha sonora de Gradius e informações sobre o Arcade Archives, coletânea de clássicos do arcade lançada a partir de 2014.
Além disso, a loja oficial tem itens personalizados, como camisetas, canecas e bonés.
Alguns produtos são em edição limitada. Se quiser algum – a loja faz entregas internacionais –, compre logo.
Comando sem fronteiras
Mais lembrado como refresco pelas 30 vidas no difícil Contra, Kazuhisa Hashimoto criou Código Konami durante a conversão de Gradius para o Famicom.
"Eu não tinha jogado muito e obviamente não conseguiria vencê-lo sozinho, então coloquei o Código Konami", lembrou o designer. "Como seria o único a usá-lo, procurei me garantir de que seria fácil de lembrar". Uma de suas influências foram os códigos secretos de Xevious.
Conforme cresceu a fama, espalhou-se além dos domínios da empresa. Fora vários títulos da série Contra, funciona em jogos como Dance Dance Revolution, Daytona USA, Assassin's Creed 3, Just Cause 4, Rocket League, Bioshock Infinite, vários Metal Gear Solid e muitos outros.
Alguns sites também têm o Konami Code ativo. Ao fazer a sequência no teclado no Gamespot, por exemplo, é aberta a página do jogo Contra. Aqui mesmo no MB, o código ficou muito tempo ativo como easter egg. Mas ninguém percebeu...
Contra, Gradius...marcou muito essa ¨manha¨ no nintendo 8 bits!!!! bons tempos de antigamente!!!! valeu!!!!