Análise: WRC 10 FIA World Rally Championship é o melhor da série, mas não do gênero

WRC 10 FIA World Rally Championship traz de volta a série WRC com o campeonato mundial de rally. Continua sendo uma boa opção para quem procura uma simulação mais elaborada, mas na hora de correr, as coisas estão acessíveis – se é que se pode chamar um jogo de rally de acessível.

Houve melhoria geral em relação à entrada anterior, mas ainda não deu pra alcançar a qualidade do principal rival no mercado, Dirty Rally.

Não que WRC 10 seja ruim: com vários modos de jogo, é o melhor da série e não deixa ninguém de fora. Mas derrapa em vários pontos, alguns óbvios e importantes para um jogo moderno.

wrc10 pc 10 09 2021

Para todos os pilotos

Se você veio pela experiência completa, nem pense duas vezes: vá no modo Carreira. São tantas opções antes de correr que se gosta de um jogo mais direto, não vai querer passar nem perto, sério. As categorias se dividem em WRC, WRC2, WRC3 e Junior WRC, com um total de 52 equipes disponíveis.

É praticamente um rally manager de luxo, permitindo personalizar e administrar tudo, desde finanças e escolha dos profissionais do seu time (fisioterapeuta, agentes esportivos, etc) até a velha e boa parte mecânica. E depois pilotar também.

Os menus são intuitivos e tudo é bem explicado, mas admito que fiquei desnorteado entre tanta coisa porque tal nível de simulação não é a minha área de interesse. Se for a sua, a chance de gostar e ficar envolvido é enorme. Vale tentar.

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A gestão de equipe vai parecer sufocante para quem busca diversão rápida. Já se for seu conceito de diversão, deve acertar em cheio.

Felizmente a KT pensou em todos. Se complexidade não é pra você, mas ainda gostaria de ter controle sobre determinados aspectos do carro, pode optar pelo modo Temporada. Suas escolhas "técnicas" serão mais genéricas de jogos de rally, como seleção de pneus, fazer reparos antes de cada etapa, etc. Os dois modos são ótimos e funcionam como esperado.

Mas ainda não quer nada disso e sim acelerar sem compromisso? Também pode. É só escolher o modo Partida Rápida. Ali dá pra personalizar todo o evento, desde pistas, clima, ajustes e modelo do carro, duração, etc. É o melhor para quem carece de tempo para desenvolver a carreira completa.

E também excelente para praticar, já que apesar de ser menos difícil que a série Rally, sabe como funciona... Simulação de rally e "fácil" não combinam.

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O modo de Partida Rápida é para quem quer brincar sem muita complicação. Há modos para todos os gostos em WRC 10.

Especialmente no controle (meu caso, já que não tenho volante), pode ser bem difícil se acostumar com a ideia de que, mesmo com ajudas ativas, não dá pra meter o pé feito louco ou vai pro mato mesmo. É quase mágico descobrir como pilotar, dosando nas curvas e trechos mais estreitos, para descobrir mais tarde que fez o melhor tempo.

Há equilíbrio entre a direção no asfalto ou cascalho e a variedade de aderência dependendo do terreno e pneus enriquece a jogabilidade. Os controles são ótimos e você vai sentir o drama no asfalto molhado e aproveitar o lamaçal para fazer belos drifts.

Visual datado

A KT Racing se esforçou e colocou bastante coisa no pacote para mantê-lo entretido. Como é a edição de aniversário do mundial de rally, foram incluídas corridas e carros extras, como modelos clássicos e situações históricas da competição. Você pode acompanhar o progresso da carreira em Estatísticas, até curiosidades inúteis mas interessantes como quantas vezes você bateu ou foi resgatado de volta para a pista.

WRC 10 também oferece o divertido Editor de Exteriores, para customizar o carro com adesivos e pintura. Com paciência dá pra fazer personalizações extremas – há suporte para CENTENAS de camadas e muitos adesivos disponíveis. Bem legal mesmo.

Não se engane com meu exemplo tosco abaixo. Dá pra fazer melhor que isso, é que eu estava com pressa...

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Dava pra fazer melhor, mas eu estava com pressa de terminar o "Memória BIT Racing Team #1"...

Os gráficos não são ruins, mas... Efeitos de clima são decentes, assim como texturas de sujeira – se não usar seu limpador de para-brisa, a visão interna fica seriamente comprometida. Mas não se comparam ao principal concorrente, com detalhes menos interessantes, que dão um ar pouco realista e um tanto ultrapassado ao visual geral.

Alguns modelos de objeto não agradam. Parte da vegetação não convence, algumas sem qualquer colisão (o carro passa como fantasma até por certas moitas altas). Parecem assets baratos de motores como Unity e Unreal. Outros são rígidos demais, como cercas de arame que soam como uma mureta quando levam pancada.

Isso compromete um pouco a composição dos cenários, que apesar de bem trabalhados, não se equiparam aos do concorrente da Codemasters nem com boa vontade. Efeitos de iluminação e neblina seguem o mesmo caminho: não são horríveis, mas no geral, WRC 10 fica devendo no quesito gráfico, às vezes lembrando produtos de quatro ou cinco anos atrás.

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Mantenha seu para-brisa limpo ou a coisa pode ficar feia com chuva e lama.

O som dos motores, são menos que satisfatórios. Se colocar Dirty Rally 2.0 e WRC 10 lado a lado, chega a ser um pouco vergonhoso, ainda mais pelo outro ser uns três anos mais velho. Evite a comparação e ainda assim, o barulho incomoda depois de um tempo, principalmente se jogar com a câmera externa.

O trabalho de voz é consistente com jogos de rally, mas prepare-se para ser advertido sem pudor pelo seu navegador. A navegadora, por exemplo, irrita com seu tom que me soou autoritário, reclamando quando você perde o controle e exigindo que volte depressa para pista. Sério que já estou p*** por errar e tenho que ouvir "Volte pra pista, depressa!" ou gracejos como "A pista é pro outro lado"?

Jogabilidade evoluiu, mas...

A desenvolvedora se gabou do novo motor de física. Melhorou, de fato, com boa resposta dos diversos terrenos, mas embora não tenha falhas graves, às vezes rolam movimentos não muito graciosos. Como disse, há cercas que parecem rígidas demais. Não se espante se o carro capotar ou derrapar de maneira pouco realista ao passar sobre umas pedrinhas inocentes que parecem feitas de adamantium.

Algo que incomodou bastante é a péssima sinalização em algumas pistas. Mais de uma vez aconteceu de eu perder o caminho e dar de cara com uma barreira porque avisos de curva ficam em pontos ruins de perceber. Além disso, recomendo que jogue no modo cockpit, o carro fica sensivelmente menos difícil de pilotar. Não é impressão.

Outro incômodo é o design de algumas pistas, com pontos em que seu carro fica preso, como um vão alto demais na beira da estrada.

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Olha o tamanho do abismo entre a pista e o lado de fora. Foi duro sair desse buraco.

Você fica ali, sem conseguir dar ré e nem acelerar, precisando de vários movimentos até "desatolar" e comprometendo a corrida - se acontecer, resta reiniciar a prova. Em outra ocasião, decolei e fiquei preso entre uma mureta e um poste, levando quase um minuto pra sair dali. Também achei problemático o tempo de carregamento, um tanto longo.

Mas se tiver paciência, você vai contornar esses obstáculos e com 2 horas, se tanto, começará a apreciar bastante a direção de WRC 10. O sistema de recompensas (como alcançar objetivos no modo aniversário para desbloquear conteúdo na Carreira) pode soar absurdo, mas incentiva a experimentar um pouco de tudo.

É de rally que você gosta? Então prepare-se para ter muito o que fazer.

Apreciável

O mesmo vale para o jogo de forma geral. WRC 10 não tem os melhores gráficos, sons ou jogabilidade do gênero. Nem perto disso. Por outro lado, não causa horror em nenhum critério, formando um conjunto divertido para fãs. Com mais polimento, a série ganha potencial para enfim ser tratado como um rival digno de Dirt.

Bom... Não exatamente "rival", já que é uma das últimas versões antes da Codemasters colocar as mãos também na franquia – o que está marcado para acontecer entre 2023 e 2027. Com as duas séries cada vez mais parecidas, uma incógnita fica para daqui dois anos: o que será de WRC e Dirt sob o mesmo teto?

Mais tarde vamos descobrir. Por enquanto, aproveite WRC 10. Não é o campeão do rally, mas pode ser uma viagem agradável.

O jogo foi avaliado na versão Windows, mas também está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series, Xbox One e em breve, para Nintendo Switch.
Daniel Lemes
Fundador do MB, quase mil artigos publicados em dez anos pesquisando e escrevendo sobre games. Ex-seguista, fã de Smashing Pumpkins e Yu Suzuki.

3 COMENTÁRIOS

  1. ¨Algo que incomodou bastante é a péssima sinalização em algumas pistas. Mais de uma vez aconteceu de eu perder o caminho e dar de cara com uma barreira porque avisos de curva ficam em pontos ruins de perceber. ¨!!!!! Isso vem desde os primórdios jogos de Rally que joguem em jogos de PC e Console!!!! Gosto muito dos jogos Colin Mcrae...e o quesito jogabilidade me assusta, fica muito real no controle e muito sensível no Joystick, desanima um pouco!!!! Os gráficos de WRC 10 impressionam e acaba se tornando o fator crucial para animar o jogador...a jogá-lo!!!! valeu!!!!

    • Não posso falar dos Colin McRae antigos, mas depois que virou Dirt não vi problema. Não me lembro de ter errado caminho jogando Dirt, mas no WRC aconteceu mais de uma vez em duas horas de jogo.

      • Ainda tenhos as versões PC de Colin, aquelas mesmas versões de PS1 !!!! Jogo dukralho e sensível demais no controle!!!!! Ainda tenho o jogo International Rally Championship 97 de PC, que considero um dos melhores jogos de Rally, fácil de encontrar na internet e que tem bons controles!!!! Muitos jogos de Rally me afastaram devido a essa sensibilidade no controle, lembro!!!! valeu!!!!

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