A evolução do GTA e porque ele continua atraindo tanto o público

Por que jogos como GTA V continuam populares quase uma década após o lançamento? Alguns fatores que explicam o fenômeno.

0
47

O primeiro Grand Theft Auto – ou simplesmente GTA – foi lançado pela Rockstar Games em outubro de 1997. A última versão até aqui foi para o mercado em 2013, com GTA V. Mesmo sete anos após sua disponibilização, o game continua na lista dos mais vendidos.

De acordo com a própria Rockstar, GTA 5 foi o mais rentável para a empresa durante toda a década de 2010 – tratando-se de valores em dólares.

michael gta v 5

A  rede britânica BBC premiou a franquia com o título de "Jogo da Década". Além dos lançamentos para consoles e PCs, a comunidade online do GTA continua muito forte para a marca.

Assim, em pleno 2020, com ampla oferta de jogos sendo lançados a cada semestre, por que GTA continua sendo tão popular? O que tanto atrai o público para a franquia? Vamos tentar descobrir.

A evolução ao longo dos anos

hare krishnas gta 1 atropelar
O GTA original, de 1997

O primeiro jogo da franquia foi lançado em 1997 e abriu a série com o plot clássico que fez a fama do GTA: mundo aberto e transgressão. Sem muitos filtros em relação à violência e uma câmera com vista de cima, o jogo apostava em gráficos simples, mas já deixava clara a intenção de oferecer um universo de possibilidades para o jogador.

GTA 2, de 1999, chegou sem grandes novidades e com os mesmos problemas gráficos. Já o 3º jogo da série, de 2001, evoluiu mais: ofereceu a participação nas ações com câmera direto no personagem, apresentou novas gangues e criou um clima das ruas com as rádios tocando full time.

Ao longo dos anos, a Rockstar Games lançou títulos diferentes dos principais da série, como GTA: London, 1969 (PC), GTA Vice City e GTA Advance. Após a revolução causada pelo GTA 3, a franquia sedimentou o sucesso com GTA San Andreas para PlayStation 2, um dos maiores jogos da história dos consoles.

Cesar Vialpando, de GTA San Andreas

Em 2008, a empresa lançou o GTA 4, já para PlayStation 3, Xbox 360 e PC. Cinco anos depois, a última versão: GTA 5, disponível para as duas gerações (PlayStation 3 e PlayStation 4). O multiplayer GTA Online estendeu a possibilidade do jogo para a web, aumentando mais o poder da franquia.

Por que o GTA é tão gigantesco?

O plot do GTA é irresistível: um mundo aberto e cheio de possibilidades, onde se pode arriscar sem medo e sem filtros. Dessa maneira, aproveita o desejo de transgressão inerente ao ser humano e de maneira ainda mais atrativa, visto que não traz qualquer consequência.

Além disso, o tédio nunca está presente no jogo. A sequência de missões ou simplesmente a oferta de "viagem sem rumo" consegue prender a atenção e o interesse dos jogadores. É muito para se fazer, pedindo horas e horas de gameplay sem qualquer intenção de abandono.

Inteligência e raciocínio lógico

Para além da correria e da violência gráfica, Grand Theft Auto é um jogo intrigante e inteligente; um verdadeiro desafio para a mente. Se você quer resolver as missões corretamente, não basta sair por aí em alta velocidade no carro. É preciso ter inteligência emocional para resolver o "quebra-cabeça" social dos conflitos.

Com essa engenharia comportamental complexa, GTA consegue capturar o interesse dos fãs de jogos de estratégia e de raciocínio lógico, como xadrez, poker online e board games – por exemplo, o tão popular War. A organização do estilo "criminoso" de viver dos personagens principais da franquia criam um game completo para a mente e exige esperteza para se safar de tantas situações adversas.

Polêmicas e mais polêmicas

Golpes em GTA V

Obviamente um jogo tão transgressor não passaria impune. Ao longo dos anos, a franquia GTA foi duramente criticada pelo teor violento e pelas imagens gráficas de sexo e de assassinatos. Além disso, o ímpeto de sair por aí agredindo pessoas e as roubando foi sempre colocado como uma péssima influência para os jovens.

Na Austrália, GTA San Andreas chegou a ser proibido por conta de um comando no jogo que trazia simulações de sexo explícito. Já na Tailândia, a situação foi mais além. No ano de 2008, um jovem cometeu um crime de assalto seguido de assassinato e a inspiração teria sido o game. Por conta disso, a versão foi banida em todo o território nacional.

Domínio do mercado

Quando chegou, o GTA revolucionou o mundo dos games, apresentando um universo aberto para a realização do que não se faz na vida real. E ao longo das gerações, não contou com concorrentes à altura. Franquias como Watch Dogs, Mafia e Bully até chegaram perto e conseguiram entreter os fãs, mas não com o tamanho do produto da Rockstar Games.

Sendo assim, Grand Theft Auto reina absoluto há uns bons anos entre os jogadores que querem extravasar as emoções nas ruas e missões de uma cidade rica e violenta. E a tendência é que isso continue por um longo tempo, já que a franquia investe continuamente em atualizações e promete o lançamento do GTA VI nos próximos anos.

Deixe um comentário

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui