O sonho de pegar a estrada sem fim em ROAD 96 – em 2021

Ainda no rescaldo do The Game Awards, um jogo anunciado que parece promissor é ROAD 96, do estúdio Digixart, de Yoan Fanise – co-diretor pela Ubisoft do aclamado Valiant Hearts e mesmo de 11-11: Memories Retold.

A premissa é simples e ao mesmo tempo ampla. Imagine uma jornada por uma estrada procedural num país à beira do colapso?

No ano 1996, um país chamado Petria enfrenta um quadro de colapso social e político. A visão do mundo é a de um personagem adolescente tentando chegar à fronteira, se arriscando através de caronas. Ele faz amigos e aliados, lidando com perigos, bandidos e autoridades.

Descrito como uma "road trip louca e bela", ROAD 96 terá muitas rotas e possibilidades. Boa parte da narrativa deve se concentrar na descoberta de lugares e pessoas. A cada decisão, o protagonista "muda sua aventura, as pessoas que você encontra, talvez até o mundo". As inspirações passam por Tarantino, Irmãos Coen e Bong Joon-ho.

"Para nosso terceiro jogo, queríamos recapturar a atmosfera de um filme estilo road movie num videogame, gênero do qual gosto muito, particularmente", explicou Fanise. "Nosso foco principal foi recriar a experiência de encontros humanos aleatórios e desenhar uma jornada emocional que fosse especial e se adequasse aos gostos de todos. Depois de muita prototipagem, conseguimos construir um sistema narrativo que é realmente promissor e poderoso".

Não espere tanta ação, perseguições e direção – ainda que o trailer mostre alguma coisa. Deve ser mais artístico, contemplativo, para aguçar sua reflexão. A desenvolvedora fala em "milhares de rotas" embaladas por "hits dos anos 90". O único músico confirmado é o DJ francês The Toxic Avenger.

Gosto pelo indie

Fanise deixou a Ubisoft em 2015 sentindo que os times de produção estavam grandes demais. "Quanto mais crescíamos, mais aquele clima diminuía", disse sobre a diferença entre as 30 pessoas que fizeram Beyond Good & Evil e o time gigantesco de Assassin's Creed III.

"Cem, 250, 500 pessoas… Eram necessárias por causa da evolução técnica e dos requisitos de um AAA, mas o lado criativo e humano meio que faltava." ROAD 96 é um exemplo de seu tipo preferido de trabalho: mais autoral e com uma equipe menor, porém próxima. Uma abordagem old school para a qual grandes divisões dos maiores estúdios não têm mais espaço.

Bateu a curiosidade? Aqui bateu. ROAD 96 estará disponível em 2021, mas já pode ser adicionado à sua lista de desejos da Steam.

Daniel Lemes
Fundador do MB, quase mil artigos publicados em dez anos pesquisando e escrevendo sobre games. Ex-seguista, fã de Smashing Pumpkins e Yu Suzuki.

Deixe seu comentário

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais lidas