Após uma longa espera, finalmente Cyberpunk 2077 foi lançado. Mas a comunidade de jogadores não está satisfeita. O jogo da CD Projekt, em algumas versões em especial, tem apresentado muitas falhas.
As primeiras horas foram de histeria, derrubando o servidor da Steam (imagine o tráfego para derrubar A STEAM). Como o jogo não tem DRM, a versão PC apareceu quase de forma simultânea nos sites de pirataria e alguns também caíram.
O hype se confirmou em números. CP2077 teve mais de oito milhões de pedidos antecipados. Desses, 4,72 milhões fazem dele o maior lançamento para PC da história. E o dado sequer inclui quem comprou no dia do lançamento: é só pré-venda.
Mas não demorou para a histeria mudar de foco. Jogadores relatam inúmeras falhas, que vão de personagens em T-pose dentro de ambientes, glitches como pessoas que passam por dentro das outras e de objetos sólidos, texturas que desaparecem, falhas de drawing distance...
E ao que parece, Cyberpunk vai sofrer com reviews públicos negativos. No momento, o site Metacritic tem nota média 58/100 (com base em 1560 reviews) do público, contra 90/100 dos críticos. Alguns chamam a versão para PlayStation 4 de "injogável", tamanha a quantidade e frequência dos problemas.
Alguns bugs são coisas bizarras como partes íntimas aparecendo através da roupa na tela do inventário. Outros não são cômicos ou inocentes. O jogo tem sofrido com crashes em algumas configurações e já tem gente considerando o reembolso. A versão mais estável parece ser a de PC, mas ainda assim com muitas inconsistências.
E claro, o pessoal não perdoou, com memes e bugs bizarros comendo soltos. Pelo jeito a CDPR tem muito trabalho pela frente.
Patches vão longe...
A CD Projekt tinha avisado que CP 2077 teria muitas correções desde o primeiro dia e a "operação patch" começou depressa. O update 1.03 prometia resolver questões com "bugs e estabilidade". Segundo a descrição, ele trouxe melhorias de desempenho e estabilidade, taxa de quadros em GPUs RTX, crashes esporádicos no PS4 e Xbox One e Series, problemas relacionados a queda de FPS, entre outros.
Já o update 1.04 corrigiu problemas na finalização de missões, problemas no preview na criação de armas, pop-in no surgimento de veículos, alteração em efeitos de iluminação (para evitar ataques epilépticos nos jogadores suscetíveis), etc. Veja a lista completa no link.
O fix já está disponível para PC e PlayStation, e deve chegar ao Xbox nas próximas horas.