Detalhes reveladores no primeiro trailer de GTA VI [atualizado]

Enfim a Rockstar apresenta ao mundo uma visão inicial – e oficial – de seu GTA VI. Após o vazamento de 2022 e muita especulação, todo mundo sabia do casal de protagonistas e que a trama se passaria em Vice City. Mas o trailer, antecipado em um dia por causa de outro vazamento, oferece um primeiro contato promissor com o jogo, que só deve chegar em 2025 (ou 2026 se você joga no PC).

Apesar de curto, o trailer reforça o que era mais óbvio: GTA será maior que qualquer versão anterior e provavelmente o maior jogo já feito, tanto em tamanho quanto custo, marketing e cobertura de mídia. Há grande variedade de cenários típicos da franquia e da Flórida fictícia, como as ruas movimentas de Vice City, pântanos cheios de animais, praias, clubes noturnos e nas imagens aéreas, enormes pontes que parecem ligar continentes.

Também é notável a evolução gráfica, com modelos realistas e detalhados. As cores e efeitos ambientais são incríveis, lembrando fotografias numa primeira impressão. A maioria das cenas tem dezenas de NPCs e objetos como veículos, animais e outros em movimento por toda parte, o que levanta certa preocupação com o quanto será pesado.

Atualizado em 06/12. Este é o maior post com lugares e referências no trailer de GTA VI que você vai achar. Prepare-se para muitas imagens, então se estiver no celular, cuidado com seu pacote de dados.

Vamos dar uma examinada nas cenas. Mas primeiro, veja o trailer com trilha sonora de Tom Petty, Love Is a Long Road:

Detalhes e mais detalhes

A primeira revelação talvez esteja implícita na escolha da faixa. Love Is a Long Road pode estar falando sobre os protagonistas, Lucia e Jason.

Um trecho da letra:

There was a girl I knew (Uma garota que conheci)She said she cared about me (Ela dizia que se importava comigo)She tried to make my world (Ela tentou fazer meu mundo)The way she thought it should be (Como ela pensava que deveria ser)Yeah we were desperate then (É, estávamos desesperados)To have each other to hold (Para ter um ao outro para nos agarrar)But love is a long road (Mas o amor é uma longa estrada)

Ao longo do trailer e já desde as cenas do assalto que vimos no mega vazamento de 2022, ficou a impressão de que Lucia é a "cabeça" da dupla, com Jason a seguindo, quase que a obedecendo (ou sendo manipulado). Bem parecido com a dinâmica de outra dupla clássica de GTA: Catalina e Claude. Mas só vamos confirmar ou desfazer essa suspeita nos próximos trailers.

Aliás, a Rockstar parece gostar do estereótipo da bandida latina de temperamento forte, não?

Outro ponto interessante e potencialmente revelador está na arte oficial do trailer.

gta vi first official art

Notou alguma coisa?

gta vi tornozeleira lucia

Vamos falar sobre isso daqui a pouco. Algumas cenas em destaque tiradas do trailer.

grand theft auto VI trailer 1

Logo na abertura, uma visão geral da paisagem da cidade com a paleta de cores escolhida para o logotipo e identidade geral de GTA VI. Até certo ponto lembra bastante GTA V, exceto por tudo ser muito mais amplo e vivo.

Destaque para o avião – e são muitas aeronaves ao longo do trailer – e o que parece ser um presídio à distância, com torres altas. E a torre gigantesca no lado direito, perto do centro, que parece inspirada em alguma das altíssimas torres de TV no estado da Florida, como a  da emissora WTVY, com 579 metros de altura. Nem vai ter base jumping lá de cima...

Logo abaixo do presídio, estruturas circulares que lembram uma estação de tratamento de água. As marcas de produtos onipresentes em GTA também começam a aparecer, como o caminhão de cerveja Patriot passando pelo viaduto.

E aí vem Lucia.

grand theft auto VI lucia presa

Na sequência, o primeiro destaque na nova protagonista da série, a latina Lucia, observando o pátio com outras presas. Note a torre ao fundo: deve ser a mesma do presídio visto na imagem inicial. Inclusive o céu está no mesmo tom.

Então, o jogo aparentemente começa com Lucia presa, conversando com uma oficial da penitenciária – talvez uma psicóloga, referência direta ao início de GTA V? Ou só uma agente de condicional? Esse diálogo deve levar Lucia a deixar a cadeia com a tornozeleira que vimos na arte.

Como ela entrará em contato com Jason ainda é mistério. Ela já o conhece, ou vai conhecer ao sair da cadeia?

GTA VI trailer

Não dá pra sacar quase nada da personagem que indaga "Lucia, você sabe por que está aqui?", além de seu primeiro nome na placa de identificação da mesa: Stefanie G[alguma coisa].

A placa também mostra seu cargo, mas quase não dá pra ler; parece ser "*****al Co*****", talvez "Correctional Counselor", um profissional que trabalha em presídios junto aos presos, os acompanhando antes e após a liberdade para quem não voltem a cometer crimes.

Há durante a cena algumas fotografias dela com outras pessoas que podem ser familiares ou talvez outros presos. Não parece ser um personagem tão importante exceto nesse momento inicial do jogo.

grand theft auto VI trailer 1 iate

Mais adiante, a primeira cena da praia de Vice City, com embarcações no mar, muitas embarcações luxuosas. A vida marinha também se destaca, como um grupo do que parecem ser golfinhos e tartarugas. Pouco adiante, um tubarão nada perto da orla, além de grupos de aves.

Desde esse ponto já se nota a qualidade impressionante da água, que já parecia excelente em GTA V e Red Dead Redemption 2, e deve chegar a um nível inédito de realismo em GTA VI.

Do alto também é notável a grande população de NPCs na praia.

grand theft auto VI trailer 1 vice city

Quando a câmera sobe, um panorama da praia e da cidade. Impressiona em relação aos jogos anteriores a amplitude do horizonte, com muitos prédios altos. No avião, um anúncio com o típico duplo sentido que a Rocsktar adora colocar em GTA: "Nine1Nine - por que 69 se você pode Nove1Nove?"

Nine1Nine aparece pela primeira vez em GTA, sendo um clone da boate real E11EVEN, que fica em Miami. Segundo a Wikipedia, o lugar é conhecido por receber clientes de alto padrão, incluindo artistas como Rihanna, Post Malone e Drake.

Entre as atrações estão strippers – algo como um strip club de alto padrão, embora se identifiquem no Instagram como um clube de dança. Dê uma pesquisada no Google para ver do que estou falando. É certo que eventos do jogo se passarão por lá, como as próximas imagens sugerem.

Na sequência, algumas imagens ambientais de GTA VI. Primeiro, o que parece ser um condomínio luxuoso, na parte rica da cidade. Note na imagem maior que os interiores dos apartamentos são detalhados, além de vários NPCs nas varandas. E de novo, um avião passando pelo céu.

A avenida é uma recriação da Brickwell Avenue. Observe o prédio com o círculo cortado no alto (não tenho a menor ideia do nome arquitetônico daquilo, se alguém souber comente). É uma recriação do prédio do Citibank, como pode ver no Google Maps.

No canto esquerdo da imagem, aparece uma estrutura em branco e vermelho: é a cancela da ponte levadiça que passa por cima do Rio Miami, um pouco à frente e visível no Maps aqui.

Depois, uma área alagada com um aerobarco que aparenta transportar duas pessoas, sendo uma na condução e alguém de cabelos longos (dá pra ver esvoaçando no vídeo) sentado com uma arma – sugestão que caça deve ser uma das atividades no jogo.

Por fim, um destaque na vida selvagem, com aves como flamingos, garças e patos. E claro, jacarés. Mais distante, há também um cervo. Esses cenários são uma recriação dos Everglades, um ecossistema pantanoso ao sul da Florida, nos arredores de Miami e que faz parte de um grande parque onde turistas fazem expedições de aventura.

Jacarés, que são parte da identidade de Miami, já haviam sido revelados desde os primeiros vazamentos ainda das imagens conceituais. Como se nota no decorrer do trailer, jogadores devem ter bastante trabalho com eles.

GTA VI praia

Enfim uma cena da praia, com dezenas de NPCs numa réplica da famosa Miami Beach, cidade ao sul do estado da Florida. Tem tanta coisa acontecendo que é difícil quebrar tudo em partes. Mais uma vez, uma série de aeronaves passam pelo céu: ao menos 2 helicópteros, um drone e um avião. Há também motos aquáticas, um carro que parece ser dos salva-vidas e um rebocador.

Ao centro, o casal correndo acompanhando de um chihuaua – seria algo do trailer ou pets terão mais participação que em GTA V, quando praticamente só Franklin era visto com seu cachorro? Há também, como em vários outros momentos, muitas pessoas ao celular (incluindo um cara deitado na areia, no lado direito, filmando o traseiro de uma mulher, ao que parece com o consentimento dela).

Outra marca nova do jogo está nos guarda-sóis. A Sol Sisters parece ser uma réplica da Boucher Brothers, que entre outros serviços aluga equipamentos de praia em Miami, como também pode ser visto no Google Maps. Alguns prédios próximos também foram reproduzidos do mundo real, como o amarelo no lado direito: é o Hotel Hilton, visível aqui.

Impressiona a variedade de modelos – não encontrei nenhum igual, incluindo roupas e tatuagens. E a textura da areia e qualidade da água? Note como os personagens tem os pés sujos de areia e como a areia sobe conforme eles caminham.

GTA VI barcos e porto

No primeiro destaque aquáticos, vemos uma aparente corrida entre barcos na região do porto, com navios e barcos menores – e de novo, um avião passando.

Pelas cores do navio de carga BTN Delmar, parece ser uma réplica de cargueiros da AAL, empresa de transporte marítimo holandesa sediada atualmente em Singapura – talvez o AAL Delian.

Não consegui identificar o logotipo no iate amarelo, mas parece o da Virgin.

GTA VI cidade a noite

Nessa cena, personagens desconhecidos fazem uma gravação ou transmissão (repare o homem que parece filmar com um celular no outro carro). Bastante gente achou que a mulher no carro é Lucia, mas não me parece. Sendo ou não, não se sabe ainda se haverá algum tipo de atividade relacionada. Também é a primeira visão da cidade à noite.

No início dessa cena, as placas de trânsito mostram o nome de várias localidades: Kelly County, Catalan Boulevard e Vice City Airport, entre outras. A avenida deve ser uma réplica da MacArthur Causeway. O prédio com o vão no meio, mais à direita, parece ser o The Gabriel, um hotel de luxo, aqui no Google Maps.

No lado esquerdo, quase saindo da tela, algumas janelas iluminadas parecem ser da Kaseya Center (antiga FTX Arena), arena esportiva usada pelo time de basquete local, o Miami Heat.

GTA VI

Nessa sequência, começam as incursões pelas partes menos luxuosas do mapa, como Wynwood, bairro famoso pelos murais coloridos que fazem dele algo como um museu a céu aberto. No final de 2019, um usuário do Reddit que trabalha na área disse que funcionários da Rockstar estavam tirando fotografias "para pesquisa" e até mostrou um tipo de contrato solicitando fotos aos donos dos imóveis. Pouca gente acreditou, mas acabou tudo se confirmando.

No início da cena, o carro rebaixado verde tem um adesivo da Rideout Customs, que deve ser uma das oficinas de customização de veículos, atividade já tradicional de GTA.

Pouco à frente, o que parece ser a entrada de um evento de veículos. E não pude deixar de notar também o que parece ser um mendigo sentado no chão, na direção da placa de trânsito. O contraste social é outra característica importante da franquia.

Os clubes de strip-tease de GTA V também estão de volta, com muita atividade. É provável desse ser o interior do Nine1Nine, o clone do E11EVEN da vida real, que tem um ambiente não muito diferente. Não dá para cravar porque o vazamento de 2022 trouxe o nome do Club Malibu, então paira a dúvida se seria esse ou o clube de dança destacado em outro momento do trailer.

O ambiente escuro não ajuda, mas tem muita coisa acontecendo. Note as pessoas nos mezaninos, do outro lado do palco, talvez áreas VIP. E a camisa do cara em primeiro plano tem a marca Dolls of Destruction, que pode ser um evento ou uma banda. Junto estão vários nomes de localidades de GTA com datas. Pela ordem: Liberty City, Alderney City, [ilegível, talvez Vice City], Los Santos, Las Venturas e San Fierro.

Ao menos no trailer não há nudez, então resta aguardar o jogo para saber se a Rockstar deu uma reduzida no tom. Duvido.

NPCs?

Nesse destaque, dois personagens se cumprimentam. Não parecem conhecidos de jogos anteriores ou dos vazamentos, seriam NPCs só para o trailer ou alguém importante?

Os modelos, especialmente do cara de camisa branca, são bastante detalhados, sugerindo alguém com relativa importância, talvez secundários como Lamar em GTA V.

E o sujeito de verde no fundo, alguma relação com a Grove Street de San Andreas, ou é só a Rockstar provocando o público?

panorama noturno vice city GTA VI

Nessa panorâmica noturna, uma visão da grandeza do mapa de Vice City em GTA VI. A ilha parece ser a recriação da Biscayne Island do mundo real. A visão aérea da região mostra outras ilhas vizinhas.

A avenida principal certamente é a Venetian Causeway, notável pela praça de pedágio e também o prédio com visual peculiar no lado esquerdo da paisagem, no número 1000 da mesma via. Ambos podem ser vistos aqui, no Google Maps.

Note como a quadra de tênis com a garagem ao lado foram quase que perfeitamente reproduzidos (exceto pela pintura da quadra verdadeira, que é azul). Repare também na grande quantidade de embarcações. A quadra de tênis pode ser indício de que os jogos de tênis de GTA V retornam.

Na demonstração da vida noturna da cidade, o trânsito intenso e mais algumas marcas conhecidas, como o Cheetah, carro esportivo presente na série desde GTA III. Alguns detalhes notáveis são a placa do Cheetah, de Leonida – a Florida do jogo. O carro azul é um clone de Porsche, o Pfister.

A avenida é uma recriação da famosa Ocean Drive. O hotel Dixon, ao fundo, remete ao Hotel Victor do mundo real, veja aqui como coincide parcialmente o desenho do prédio e o logotipo na vertical.

Note também o interior do prédio no lado esquerdo, com uma TV ligada: GTA VI promete ter muitos interiores exploráveis. E o cara com uma iguana no ombro, sentado na calçada que parece estar pedindo dinheiro?

Aqui outra visão da grandiosidade do mapa, com destaque para as grandes pontes que devem ligar continentes e ilhas. Mais uma vez impressiona a quantidade de veículos, naves e barcos por toda parte. No mundo real, é a área do Florida Keys, arquipélago que abriga a base militar Naval Air Station, com uma pista militar.

Por ali também ficou por muito tempo abrigado o dirigível Fat Albert. A Rockstar parece ter incluído o blimp, visível na parte superior da cena, pousado. A ponte do lado direito, incompleta, parece ser para manobras.

No lado esquerdo da cena, um rebocador transportando carga, algo inédito em GTA. E uma das ilhas, no lado superior esquerdo, tem um foco de fumaça. Se tudo isso estiver no jogo...

gta vi trailer mulher biquini

E quem será a mulher de biquini posando na festinha VIP? Muita gente especulou que seja Lucia, mas não me parece. Repare que Lucia tem mais pintas no rosto, além do cabelo bem diferente. Além disso, um detalhe como uma tornozeleira seria difícil de esconder nesses trajes.

Tal como os homens se cumprimentando, ela parece ter atenção especial, logo deve ser alguém razoavelmente importante na história. Seu biquini tem as letras SN, da grife Sessanta Nove, paródia da Louis Vuitton que apareceu em GTA V e voltará em GTA VI.

gta vi trailer twerk capo carro

gta vi trailer planet leonida man

Na sequência, uma série de imagens de redes sociais sugerem de novo a importante presença delas dentro do universo de GTA VI, provavelmente expandindo o papel que tiveram em GTA V.

A segunda reflete um problema comum de Miami, que são jacarés invadindo piscinas. A mulher fazer twerk sobre o carro é uma sátira de algo que parece ter sido tendência em Miami a partir de 2017.

Miami, por sinal, é conhecida por uma suposta alta incidência de tipos estranhos em situações absurdas, o que virou até meme: o Florida Man. Uma das páginas que aparecem no trailer faz piada com isso, a Planet Leonida Man. O posto de combustível Arrow é uma marca retornando (apareceu em GTA Online).

gta vi trailer wynwood evento

Nessa cena, o trailer volta à Wynwood fictícia, como visto pela pintura no chão (aqui a versão real). No carro roxo ao centro, duas mulheres dançam sobre o carro, participando de uma transmissão filmada por um cara com uma câmera no ombro. Na live, uma das participantes é Shaneycee, nome que apareceu no vazamento de 2022 – parece ser alguma celebridade da internet ou pop.

Nessa cena de rede social, a placa de trânsito indicando mais nomes de localidades de GTA VI: de novo Kelly County, aeroporto e a região das Keys.

No canto superior esquerdo, uma placa curiosa. "Você viu algum desses caras maus", diz o anúncio de procurados pelo crime de "cheirar calcinhas" 😂

Tanto nessa cena quanto na anterior, do posto de combustível, reflexos do chão molhado são perfeitos, provável resultado de ray tracing.

Algumas imagens de câmeras. Não fica claro se fazem parte de gameplay ou são apenas demonstração. Na primeira, mais uma prova de que jacarés devem causar bastante alvoroço. E também a confirmação do retorno de outra marca de GTA: a GoPostal, serviço de entregas que apareceu em GTA V.

Na outra, atividade policial no que parece ser a câmera do uniforme de um deles.

thrillbilly mud club gta vi

Num local com a identificação "Thrillbilly Mud Club", o que parece ser uma pista de corrida, com o público e/ou competidores sendo hillbillies banhados na lama. Pistas de corrida na lama parecem ser comuns em Miami, como o Redneck Mud Park, provável fonte de inspiração.

Como é típico deles (ao menos em GTA), há bandeiras dos Estados Unidos por toda parte, incluindo roupas, estampas de camiseta e até na pintura de um dos big foot. A camiseta do cara da esquerda fala em "liberdade".

Bom lembrar que os hillbillies são frequentemente associados a comportamentos xenofóbicos e racistas. Em GTA V, por exemplo, eles lançam frases xenofóbicas contra Trevor (que é canadense) e Franklin. Não é provável que esse perfil mude em GTA VI.

gta vi karen do martelo

Outra cena curiosa do trailer é a da mulher com dois martelos ameaçando alguém, aparentemente após vandalizar um carro. Apesar de não haver qualquer pista do que se trata dentro do jogo, parece aqueles encontros com os Estranhos & Doidos de GTA V.

O evento é baseado num caso real de 2020 em Los Angeles. Uma mulher foi detida após atacar a marteladas, aos berros de "caia fora dessa vizinhança" e "volte para o México", o carro do vizinho que havia se mudado há pouco tempo. Inconformada, ela depois atacou a própria lixeira até ser contida por vizinhos.

Mesmo que tenha acontecido bem longe de Miami, a Rockstar não perdoou e a "homenageou" em GTA VI: é a cidade natal do homem atacado.

gta vi anuncio antidepressivo

Como de costume, a Rockstar faz chacota também com a indústria farmacêutica. Perto do final, quando Lucia e Jason estão em fuga no carro, um grande outdoor no lado direito anuncia um remédio chamado Angstipan, com o lema "Ele cura emoções!".

Mas a piada maior está na descrição do produto. "Pacientes de 18 a 65 anos devem usar com extrema cautela" e "Chame seu médico se sua ereção durar mais de quatro horas". Note que apesar de ser um antidepressivo, a pílula é azul e faz referência ao Viagra.

Na cena da fuga, Jason (o nome dele não é confirmado no trailer) e Lucia. Ele sempre aparece dirigindo e ela comandando as ações. Repare bem nas notas que ela carrega. O número da cédula é 14101998, ou seja, 14/10/1998. A data parece importante para a Rockstar, já que apareceu também em GTA Online.

A fundação oficial da empresa foi em dezembro de 1998, mas em abril houve uma reestruturação por parte da Take-Two Interactive, que havia comprado as propriedades da antiga BMG Entertainment. Sam Houser foi apontado vice-presidente de desenvolvimento; esse movimento levaria à fundação da Rockstar oito meses mais tarde.

Além disso, o nome do país na cédula parece ser "Estados Unidos da Paranoia" em vez de Estados Unidos da América.

Emissoras de TV também estão de volta, com a Weazel News e a TV latina Mega Noticias.

Na segunda, a Rockstar faz chacota com o "Joker da Flórida", como ficou conhecido um criminoso chamado Lawrence Sullivan, preso em 2017 ao ser reconhecido pelas diversas tatuagens no rosto e o cabelo então tingido de verde.

Partindo da parte mais pobre, o que parece ser uma corrida ilegal de motos e triciclos, trazendo de volta as corridas que vem desde GTA San Andreas. O cenário reproduz o bairro Little Haiti, como indicado pela grande bandeira do país na parede do prédio rosa ao fundo.

Little Haiti, cujo nome também estava no vazamento de 2022, também foi retratado em GTA Vice City como um local pobre que era comandado pela gangue haitiana de Auntie Poulet. Então, imagina-se que a presença de gangues volte a acontecer em GTA VI.

Na legenda da segunda imagem, de novo aparece o nome do estado de Leonida, com a notícia "Homem de Leonida sugado por tromba-d'água exige que cidade compre para ele um terno novo". A outra notícia, parcialmente legível, fala sobre um paciente com problemas mentais que venceu a maratona de Vice City – talvez tenhamos maratonas de novo, como em San Andreas?

Note também o carro azul com uma faixa branca no alto da imagem. Parece o clássico Banshee, presente desde GTA III.

gta vi highrollerzmag

Nessa cena, a placa indica o nome de outra localidade: Waning Sands. Na camisa do cara, a estampa de uma nova versão de Righteous Slaughter, jogo de tiro em primeira pessoa que Jimmy e Lamar jogam em GTA V.

Também vemos mais uma marca nova do jogo, chamada Sound4Sound, que deve fazer parte dos pacotes de customização de veículos.

O trailer termina com cenas de um assalto. Pelo caminho aparecem várias marcas, entre elas:

  • a bebida Dignity, não descobri qual o produto real.
  • outra bebida chamada Thaw (paródia da White Claw).
  • uma cerveja chamada Lavazas.
  • o clássico refrigerante eCola.
  • o salgadinho Jester's (paródia do Cheetos).
  • Logger Beer, cerveja que apareceu em GTA San Andreas.
  • a versão zero álcool da infame cerveja Pißwasser, chamada Pißwasser Nein.

Para quem não sabe, Pißwasser seria traduzido do alemão como "água de mijo". Há também na porta o anúncio de uma nova marca de cerveja chamada Pindayho, chacota com a cerveja Corona usando o termo ofensivo "pendejo".

Ainda na porta da loja de conveniência, há um easter egg relacionado à trilha sonora: o adesivo "Petty Forever" tem as mesmas cores que a capa do álbum Full Moon Fever do qual a faixa foi tirada, o de estreia solo do músico, de 1989 (Tom Petty já se apresentava com a banda The Heartbreakers desde 1976).

Daniel Lemes
Daniel Lemes
Fundador do MB, quase mil artigos publicados em dez anos pesquisando e escrevendo sobre games. Ex-seguista, fã de Smashing Pumpkins e Yu Suzuki.

Deixe seu comentário

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais recentes

Análises