Sega [finalmente] vai tirar do baú Jet Set Radio, Shinobi, Golden Axe e Streets of Rage

E aí, como diria o poeta, do neida a Sega aproveita o The Game Awards 2023 para anunciar o que muita gente pedia há séculos: tirar do baú algumas de suas franquias mais clássicas. Semana passada, alguns streamers tinham recebido uma carta da empresa com a campanha "New Era New Energy", prometendo novidades durante a premiação, mas talvez nem o mais otimista dos seguistas poderia esperar a pancada que foi.

Como só alguns parecem ter recebido a mensagem e coincidência ou não, são conhecidos principalmente por transmissões com jogos de luta, especulava-se que seria um novo Virtua Fighter. O que já seria ótimo, mas por enquanto não, é melhor. Ver Shinobi, Crazy Taxi e Golden Axe ganhando novos jogos é algo que já parecia impossível, tamanho o desleixo da Sega com suas franquias.

O outro a ganhar novo jogo é Streets of Rage, mas esse não espanta, dado o sucesso recente de Streets of Rage 4. O trailer de anúncio ainda não esclarece do que se tratam os jogos (serão sequências, remakes?), mas é o bastante para sacar algumas coisas.

The next level

Recheado de referências clássicas, começando pelo famoso "The Next Level" que marcou as campanhas da empresa nos anos 90, o vídeo da Sega tem algumas imagens ainda de produção dos jogos. Ou seja, não há data de lançamento prevista nem detalhes sobre cada um.

Jet Set Radio, que nasceu no Dreamcast, é um dos que nunca mais ganharam sequência apesar da boa recepção da crítica e público (tanto do original quanto de Jet Set Radio Future, no Xbox clássico). Pioneiro no uso de cel shading para criar visuais impressionantes, o jogo vinha sendo especulado desde um vazamento em abril.

Crazy Taxi, outro clássico do Dreamcast e arcade, é fácil um dos jogos mais divertidos da geração e que merecia reboot ou remake. As imagens sugerem um jogo muito bonito e com a mesma atmosfera do original, ou seja, corridas insanamente rápidas. Já quase ouvi o "Ai ia ia ia ia" só de ver essa primeira imagem.

Shinobi deve seguir o mesmo estilo de Streets of Rage 4, com sprites desenhados à mão. Não é algo que particularmente eu goste, mas funciona, como vimos antes. Parece uma mistura de elementos diversos da franquia, com visual de Revenge of Shinobi e o cachorrão branco Shadow (deve ser ele, aquele de Shadow Dancer) sendo usado como montaria.

Golden Axe é o mais curioso deles. Nota-se que é um jogo 3D em terceira pessoa e ao menos um personagem parecido com Gilius Thunderhead está lá, mas a personagem loira é nova. Não parece a Tyris-Flare original, nem sua versão ruiva de Golden Axe Beast Rider. Então, no mínimo, não é um remake.

Streets of Rage fecha a lista com cara de reboot, já que depois de terceirizar o quarto episódio canônico da franquia, parece improvável que a Sega fosse retomar a série num jogo 3D (o estilo 2D funcionou com o jogo da DotEmu).

Ainda não foram divulgados consoles, datas e detalhes, nem o estágio atual de desenvolvimento de cada título. Mas o importante é que tem mais vindo.

Novidades em breve

A Sega não vai parar aí. "O anúncio de hoje é apenas o começo de nossa iniciativa. Em primeiro lugar, nossa ambição será criar ótimos jogos com personagens e mundos memoráveis", disse o co-diretor de operações da Sega e CEO da SEGA of America, Shuji Utsumi. Ele já havia adiantado em novembro, após especulações do interesse da Xbox em comprar a Sega, que não estavam à venda e tinham planos de expansão. "Esperamos que os fãs de todas as idades olhem para o nosso futuro com empolgação ao lançar esses projetos nos próximos anos".

Na fila, continuam alguns dos maiores nomes da Sega, como Altered Beast e Phantasy Star. Quem sabe nos próximos anúncios? Se quiser acompanhar, a Sega tem um newsletter que pode ser assinado aqui.

Daniel Lemes
Daniel Lemes
Fundador do MB, quase mil artigos publicados em dez anos pesquisando e escrevendo sobre games. Ex-seguista, fã de Smashing Pumpkins e Yu Suzuki.

1 COMENTÁRIO

  1. Muito bom!!!! Tanto shinobi e Streets of Rage também mereciam um filme ou uma série live action, seria interessante...poderia até ser um anime também!!!! Fico na expectativa sobre os jogos, valeu!!!!

Deixe seu comentário

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais recentes

Análises