Super Mario 64 foi um divisor de águas não só para a franquia principal da Nintendo, mas para games de plataforma em geral. Sua jogabilidade inserida num mundo 3D pela primeira vez na série mostrou o poder do Nintendo 64, mesmo usando os então já discutíveis cartuchos. Ver Mario ali na tela, interagindo com o jogador logo na apresentação, era demais para uma geração que nasceu com gráficos 2D.
Quase 20 anos após o sucesso, a comunidade do homebrew está trabalhando num hack pra todo fã babar. Apesar do game ser alvo comum dessas modificações "caseiras", um ROM hack em especial está chamando atenção, Super Mario: Blast Off!
No fórum de Super Mario Hacking, o usuário 55SuperShadow (em colaboração com outros interessados no projeto) mostra seu trabalho na criação de um pacote de novo conteúdo para Mario 64. Mas não pense que é só aquela coisa básica e inofensiva, tipo alteração de cores ou mover uns objetos de lugar: o hack traz novos gráficos, áudios e cenários; são realmente novidades no ambiente que você conhece.
A promessa é de 25 novas fases, com 120 estrelas para coletar. Por enquanto, o nome definido de alguns cursos:
1. High High Skies
2. Dry Dusty Dunes
3. Bob-Omb Bayside
4. Whomp Swamp
5. Spooky Scary Cemetery
6. Maple Mushroom Mountain
7. Blistering Burning Basin
14. Crazy Computer Chaos
A versão final ainda não está disponível, mas foram divulgados vídeos pra lá de interessantes e reveladores, confira.
Também não há data prevista para a conclusão, nem informação se será compatível com o console através de flash cards. Seja como for, mesmo que só rode em emulador, ainda será digno de atenção — e uma conferida.
Vamos torcer pra que a Big N não mande o famoso "cease and desist" sobre o projeto dos caras (nada difícil, lembrando o que aconteceu meses atrás com o remake HD feito em Unity).