O Snes9x é um emulador portátil e gratuito (freeware) para Super Nintendo Entertainment System (SNES) e Super Famicom. Ele basicamente permite que você jogue a maioria dos games desenhados para o SNES e Super Famicom em seu computador. Os games compatíveis incluem algumas pérolas lançadas só no Japão e homebrews.
Nota: a versão abordada aqui ainda não tem ports para Mac ou Linux, sendo exclusivo para Windows. Se você é usuários desses sistemas, terá que usar o original em inglês, por enquanto.
O projeto foi fundado por Gary Henderson e Jerremy Koot como uma colaboração de suas primeiras tentativas de emular o SNES (Snes96 e Snes97). Ao longo dos anos, o projeto cresceu e foi atraindo alguns dos maiores talentos na comunidade de emulação (ao menos dos interessados no SNES).
Sobre o Snes9xBR
Não existem versões em outros idiomas além do inglês suportadas pelos atuais detentores do projeto original, então na falta de alguém disponível, resolvi "meter as caras" e tentar eu mesmo produzir uma adaptação do Snes9x para português. O resultado é o Snes9xBR.
Diferenças: além do óbvio (o idioma de interface), o emulador é o mesmo que sua origem em inglês. Suporta os mesmos dispositivos, comandos, filtros e ajustes, jogos e emulação de periféricos.
No que ele difere de outras traduções: não foi usada uma ferramenta de edição de resources, mas traduzido direto no código-fonte e depois recompilado. Só assim para alcançar partes mais "profundas" do código como as mensagens na tela e vários comandos inacessíveis por outros métodos.
Aos eventuais programadores presentes: se você conhece um pouco (ou bastante) de C++, Visual Studio, compiladores em geral e demais bruxarias, e quiser participar ajudando a refinar o emulador e quem sabe até aplicar melhorias, terei prazer em passar o código-fonte pra gente mais capacitada que eu, que tive bastante dificuldade na tradução-compilação.
Instalação (?)
Usar emuladores é fácil, e o Snes9xBR mais ainda, pois dispensa instalação: basta descompactar e executar o "snes9xbr.exe".
Dependendo do seu sistema, pode ser que surja uma janela de aviso de segurança do SmartFilter do Windows. A ferramenta é legal, obrigado Microsoft!, mas nesse caso, não ajuda em nada, só está bloqueando um software porque ele não tem certas características.
Pode ficar tranquilo porque não tem spyware, vírus e nem outras bombas secretas: caso veja a mensagem, clique em "Mais informações" e depois no botão "Executar Assim Mesmo". Algo mais ou menos assim (editei esse no Photoshop porque na minha máquina não apareceu nada):
Não se acostume a fazer isso com outros programas, ou poderá abrir caminho para softwares nocivos.
Ao iniciar o emulador, você verá algo assim:
Ao abrir o emulador pela primeira vez, ele vai criar algumas pastas para armazenar capturas de tela e pontos de salvamento. Por isso, você deve mantê-lo num local que permita escrita — ou seja, uma pasta do seu computador com permissão para isso; se o emulador estiver num CD ou cartão de memória bloqueado, por exemplo, não será possível fazer nada disso.
Já publiquei aqui no Memória BIT um artigo detalhado sobre o Snes9x em inglês, mas vejamos de novo as funções básicas.
Como jogar?
Para jogar, você vai precisar de ROMs.
"E que vem a ser ROM?", alguém pergunta. Da forma mais resumida possível, já que detalhes não devem interessar muito pra quem só quer jogar: são dados do cartucho convertidos num arquivo que o emulador consegue ler. Ou seja: é como se fosse um cartucho do SNES, mas num arquivo.
Coloque ROMs de jogos numa pasta de seu PC, onde achar mais conveniente. Uma boa opção: uma pasta chamada "ROMs" junto com o emulador.
ROMs podem estar compactadas em formatos como zip e gzip, desde que dentro do arquivo exista só a ROM! Arquivos com múltiplos jogos no mesmo "pacote" não são reconhecidos pelo emulador. ROMs descompactadas podem ter alguns formatos, sendo o mais comum o .smc.
Veja alguns arquivos reconhecidos pelo emulador (janela padrão do comando Abrir): .gz, .zip e .smc.
Iniciando o game: no menu Arquivo > Carregar Game... Será aberta uma janela do Explorer para você buscar sua ROM. Confirme e o jogo é imediatamente iniciado, se a ROM não tiver nenhum problema.
Controles: se vai jogar com o teclado, os comandos são o padrão (podem ser alterados, calma que a gente chega lá):
- Direcional: setas do teclado
- Y: tecla X
- B: tecla C
- X: tecla D
- A: tecla V
- L: tecla A
- R: tecla S
- Select: Enter
- Start: Espaço
Mudando os controles: não gostou da configuração padrão? Siga ao menu Entrada > Configuração de Entrada... Ali você pode alterar todos os comandos. É só clicar no primeiro campo "CM, de CIMA" e apertar a tecla que prefere para a função; o campo automaticamente muda para o seguinte, e siga assim até completar seu ajuste pessoal.
Usando controles "reais": você pode usar qualquer controle reconhecido pelo Windows, como os ligados a portas USB. Se preciso, faça a calibração prévia pelo diálogo do próprio sistema — com o controle conectado e ocasionais drivers instalados, siga ao Painel de Controle > Hardware e Impressoras, clicando com o botão direito sobre Gamepad para acessar os ajustes do sistema.
Com o controle instalado e reconhecido pelo Windows, inicie o Snes9xBR, siga à Configuração de Entrada mostrada antes e defina os comandos: com o mouse, clique no primeiro campo e no controle, coloque para cima; no segundo, "EQ", direcione para a esquerda, e siga assim até o fim.
Salvando games: como no SNES, você pode salvar seus progressos nos games. A bateria dos cartuchos é emulada também, e os dados do save guardados num arquivo (será salvo numa pasta junto com o emulador).
Se preferir, poderá usar os salvamentos do próprio emulador pelo menu Arquivo > Salvar Posição... Será criado um "arquivo de congelamento" (save state) do seu ponto exato, seja no meio de um salto, na tela de apresentação ou game over, não importa; escolha um dos slots disponíveis para salvar, e para retomar o game do mesmo lugar, use a opção do menu Arquivo > Carregar Posição...
Ajustes de vídeo e som
Ajustes de som
No menu Som, você pode acessar opções para modificar o comportamento padrão do emulador. Em Canais, por exemplo, podemos desligar de 1 até todos os canais de áudio do SNES. É provável que você nunca precise mexer nessas opções.
Ajustes de vídeo
Ali tem coisa interessante para alterar. Em Vídeo > Configurações de Exibição, podemos mudar o método de saída da imagem (Direct3D, OpenGl), definir Filtragem Bilinear, salto de frames (frame skipping) e muito mais.
Os principais:
Filtragem Bilinear: uma técnica básica de todo emulador para suavizar pixels, que ficam aparentes em monitores modernos e incomodam alguns jogadores (lembre-se que jogos antigos foram projetados para exibição em telas de resolução muito inferior).
Pulo de Frames: mantenha em Auto para permitir que o Snes9xBR determine quantos frames não são renderizados, para garantir sempre uma animação fluida.
Processamento de Imagem: ali estão os vários filtros, que simulam desde linhas de resolução (scanlines) até modos de saída como Vídeo Composto e S-Video. Escolha a que mais lhe agradar e se um jogo estiver carregado, a alteração é aplicada imediatamente.
Ferramentas
Entre as várias ferramentas do Snes9xBR: gravação de vídeos no formato AVI, capturas de tela em formato PNG (com desligamento opcional de camadas de background e/ou sprites), aplicação de cheats de Game Genie e procura de novos, etc.
Criando vídeos: para salvar vídeos no formato AVI, siga ao menu Arquivo > Iniciar Gravação AVI. Para encerrar a gravação, opção Arquivo > Parar Gravação.
Capturas de tela e áudio: em Arquivo > Salvar Outro, você pode salvar um instantâneo da tela (também acessível pressionando F12) e músicas dos games no formato .SPC: quando o game estiver no trecho em que a música toca, siga ao menu e clique em Dados SPC. O emulador captura a faixa e salva na pasta SPCs (na raíz do emulador). Para tocar os arquivos no seu media player favorito, baixe o plugin (pesquise por aí [seu media player] spc plugin).
Para saber mais sobre o emulador, recomendo que leia o arquivo de ajuda que o acompanha (manual.chm) e principalmente, leia nosso post anterior sobre a versão em inglês.
Download
Se pretende distribuir o emulador, crie um link para essa página. Não faça link direto para o arquivo. Atualização 2019: o Snes9xBR já passou de 32 mil downloads oficiais!
1.51 Mb, formato .zipNote que esse programa é distribuído gratuitamente em licença NÃO COMERCIAL. Isso significa que você não tem autorização de comercializá-lo, seja em venda direta ou incluído em pacotes. Venda proibida.
F.A.Q.
P: Quem é o autor do Snes9x, vocês?
R: Leia os primeiros parágrafos dessa página.
P: Se não são donos do software, estão pagando os autores?
R: O código-fonte, assim como o programa, é distribuído em licença freeware para uso pessoal. Qualquer pessoa pode "usar, copiar, modificar e / ou distribuir o Snes9x tanto na forma de código ou binária, com fins não-comerciais", como diz a licença.
P: Então posso usar esse programa na minha loja? Incluir no meu pacote de vendas? Na minha revista? Etc?
R: Não pode ser vendido de forma alguma, nem sozinho ou como parte de outros produtos, nem gerar renda direta ou promover produtos e serviços.
P: Mas vi um programa derivado sendo vendido como aplicativo numa loja.
R: É ilegal. Não compre, aqui é de graça.
P: A ferramenta [X] é diferente do emulador original, por quê?
R: Essa versão não tem obrigação de ser idêntica. O ideal, claro, é manter todas as funções, mas pode acontecer de algo ser tirado ou adicionado com o passar do tempo.
P: Por que a versão é para 32-bit e não 64-bit?
R: Não tive tempo de fazer ambas. Talvez mais pra frente. De qualquer forma, a versão 32-bit roda perfeitamente bem no sistema 64-bit, fique tranquilo.
P: Quando vão lançar a versão [insira aqui qualquer versão]?
R: Provavelmente nunca. Se souber, aviso nesta página.
P: Que programa usaram para compilar?
R: O código é distribuído como projeto de C++ para Visual Studio, mas outros devem servir. Usei o Visual Studio 2013 Professional.
P: Poderiam me ensinar como compilar? Tentei outras vezes e não consegui.
R: Desculpe, mas não. Se precisar de alguma dica e estiver a meu alcance, não tem problema, mas não espere uma aula. Não sou programador profissional e tive bastante trabalho pesquisando e tentando até conseguir essa compilação funcional.
P: Onde consigo o código-fonte do emulador?
R: No GitHub, aqui.
P: Posso contribuir com alguma coisa?
R: Se quiser tomar parte, entre em contato. Como disse, não sou exatamente profissional em programação, então tem gente mais capacitada que eu para melhorar o emulador em português.
P: Tenho outras perguntas.
R: Pergunte nos comentários; não envie e-mails pois talvez eu não os receba ou não saiba responder. Deixando a mensagem pública alguém mais experiente pode resolver seu problema.
Log da adaptação
Versão 0.1.0715 (alfa)
Lançamento: 23/07/2015
Código-base: Snes9x 1.53
onde eu baixo os jogos?
2022 e ainda é o melhor emulador de SNES até hoje. ZSNES nem pensar, embora tenha sido meu primeiro emulador lá pros anos 2000, bsnes é bom mas eu prefiro ainda assim o SNES9X, além de que hoje em dia a compatibilidade dele tá completa.
MELHOR EMULADOR , TUDO MUITO BEM PRODUZIDO E BEM FÁCIL DE CONFIGURAR, COM UMA INTERFACE BEM MELHORADA O QUE MELHORA PARA ENCONTRAR O JOGO 6 VEZES MAIS RÁPIDO DE QUE NO EMULADOR ANTIGO. PARABÊNS AO CRIADOR. POSSOAL PODE BAIXAR QUE VALE A PENA , SE NAO FOSSE EU NEM TERIA DIGITADO ESSE TEXTO TODO KKKK
Excelente, muito obrigado por ajudar a resgatar nossa nostalgia.
realmente muito Tóp tem potencial para ser definitivo róda todos os retros 8/16 bits
gostei muito do Byuu é zika demais
Byuu Ta um filé
https://www.youtube.com/watch?v=OCCGzqVkfgA
Não consigo baixar o emulador, quando clico para download simplesmente abre outra aba pra mesma página
Consertado, obrigado por avisar.
mmuito bom
Muito bom!!!! recomendo...o estranho é que versões Hack de determinados jogos rodam sem bugs nesse emulador, enquanto no ZSNES esses bug s aparecem!!!! Uma vez fui jogar o jogo Star Wars Return of the jedi e nas últimas fases no emulador ZSNES ficou tudo quadriculado e com bugs, já no Snes9x ficou de boa. valeu