Emulação: configuração do RPCS3, o emulador de PlayStation 3

Você ainda não vai jogar The Last of Us ou Red Dead Redemption, mas quase metade do acervo do console já pode ser emulada.

6
12148
────────── Publicidade ──────────

Descontinuado em março de 2016, o PlayStation 3 esteve no mercado por dez anos. Com alguns servidores ainda ligados, o sistema mantém um número considerável de jogadores mesmo quatro anos depois do fim comercial.

Mas não por muito tempo. O último lançamento oficial foi FIFA 19 Legacy Edition, no fim de 2018 — e era basicamente FIFA 17 com atualização visual e de elencos de 2019. Não tem jeito: conforme as atenções vão se voltando ao PlayStation 5, agendado para o fim do ano, o número de jogos "vivos" do PlayStation 3 vai caindo.

A preservação desse legado será via emulação, que cedo ou tarde chegará ao ponto estável. Tem gente trabalhando nisso há tempos — normalmente pesquisas e testes começam quando a plataforma ainda está ativa.

O mais promissor é o RPCS3.

rpcs3 banner

O que é o RPCS3

O RPCS3 é um emulador de PlayStation 3, de código aberto e disponível para Windows, BSD e Linux. Escrito em C++, foi criado pelos programadores DH e Hykem em 2011; após os primeiros sucessos emulando homebrew, foi aberto ao público em junho de 2012.

Visto como projeto mais avançado do gênero, atraiu atenção de desenvolvedores, com vários passando a contribuir pelo GitHub. DH se afastou em 2016 para focar nas pesquisas do RPCS4, futuro emulador de PlayStation 4 (eu disse, começa cedo). Hykem teve problemas legais e se afastou em definitivo da cena homebrew no mesmo ano. O projeto hoje é liderado por Nekotekina e kd-11.

No começo de 2020, o RPCS3 está em versão 0.0.8 Alpha. Mas já pode ser considerado utilizável; dos quase 3 mil jogos do console, ele emula cerca de 2600‬ variando de "jogável" até "ingame".

jogos compativeis rpcs3 setembro 19

Ingame não significa necessariamente jogável. São games que iniciam, mas com glitches e bugs diversos, quase sempre com framerates medonhos. Infelizmente, vários dos melhores jogos do PlayStation 3 ainda não considerados jogáveis: Red Dead Redemption, The Last of Us, várias versões de Uncharted, quase todos os Gran Turismo, etc.

Alguns estão jogáveis mas com problemas. Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots você até consegue, mas com falhas de áudio e glitches severos dependendo da sua máquina. Como se pode imaginar, nem pense em usá-lo com "PC da Xuxa" para rodar jogos mais exigentes do sistema (veja requerimentos mais adiante).

O vídeo abaixo mostra Uncharted 2: Among Thieves rodando de forma decente. MAS o cara precisou de um i9-9900k, um dos processadores mais violentas da atualidade e que não sai por menos de R$2500! Nem sonhe com resultado parecido com seu combalido i5 ou i7.

Então dá pra jogar o quê? Tem jogos de qualidade totalmente jogáveis, e que não exigem um "PC da Nasa". Valkyria Chronicles, Persona 4 Arena, God of War Collection, Demon's SoulsNi no Kuni, Spelunker HD, Heavenly Sword, entre outros. Confira a lista completa (enorme) de jogos 100% jogáveis no RCPS3.

Vantagens?

Além da óbvia, o RPCS3 faz coisas que o próprio PlayStation 3 não é capaz. A maioria dos jogos de PS3 usa resolução nativa de 1280 x 720, com alguns em 1920 x 1080 (como Virtua Tennis 3 e Marvel Ultimate Alliance). Já o emulador consegue alcançar um máximo teórico de 10K (10240 pixels de resolução horizontal)!

Quase não existe display pra exibir isso ainda, mas em "módicos" 4K, os jogos do PlayStation 3 já ficam incrivelmente mais bonitos. Imagine jogar aquelas (já) antiguidades a 3840 x 2160. Tipo isso:

O emulador está em franca evolução. Houve grandes avanços nos últimos dois anos, mas muita coisa ainda não dá pra fazer:

  • Jogar direto do disco: para rodar seus games, você terá que extrair os dados do seu console e/ou discos.
  • Jogar online: está nos planos, mas não enquanto o emulador não atingir uma fase de estabilidade para a maioria dos jogos.
  • Periféricos do PlayStation 3: não há suporte por enquanto à Playstation Eye, PlayStation Move ou qualquer periférico além de controles DualShock 3 e 4 (ou de terceiros).

Requerimentos

O requerimento varia de acordo com o resultado que você espera e de quais jogos pretende emular. Os mais antigos e simples pedem hardware simples para padrões atuais. Já se pretende rodar tudo em 4K e com framerates excelentes, melhor ter uma bela máquina, acima do recomendado.

Já aviso: pela minha experiência, essas recomendações mínimas são mínimas mesmo, só pra jogos 2D ou 3D menos pesados. Com minha configuração de trabalho — estava acima do mínimo —, TODOS os jogos 3D que testei rodaram com dificuldade, alguns sem a menor condição (como Gran Turismo 6 e FIFA 11) e outros com falhas mínimas mas jogáveis, como Virtua Tennis 4.

Mínimo

  • Processador: qualquer um de 64-bit.
  • Vídeo: compatível com Open GL 4.3 ou superior.
  • Memória: 4 GB ou superior.

Recomendado

  • Processador: Intel 4 núcleos com Hyper-Threading ou 6 núcleos ou superior (Haswell e posteriores); AMD 6 núcleos ou superior (Ryzen).
  • Vídeo: compatível com Vulkan AMD ou NVIDIA.
  • Memória: 8 GB ou superior.

Minha configuração durante os testes:

  • Windows 10 64-bit
  • Processador: i3-4150 3.50 Ghz
  • Vídeo: GTX 1050Ti Oc 4 Gb
  • Memória: 16 Gb
  • Entrada via controle Xbox 360

O emulador está disponível em versões Windows, Linux e BSD, sempre x64. Vejamos a configuração e uso da versão Windows.

Configuração do RPCS3

Como obter jogos e nota legal

Por razões legais, jogos de PlayStation 3 não podem ser distribuídos online. Para jogar os games, você deve fazer o dump dos jogos que estão em seu próprio console ou que estejam armazenados no disco Blu-ray.

Arquivos de jogos tanto em Blu-ray quanto da PSN devem ser colocados numa única pasta com o nome correspondente ao ID de região do título. O ID é encontrado na lombada da embalagem do disco. Caso não tenha mais o disco ou o jogo era acessível só pela PSN, pesquise por "[nome do jogo] + region ID". Outra opção é pesquisar pelo jogo na PSN e observar o URL da página.

id spelunker hd psn store

É muito importante usar o número a identificação correta — veremos mais adiante.

Download e instalação do firmware

É exigido o firmware do PlayStation 3 da última atualização, disponível no site da Sony (o nome do arquivo é PS3UPDAT.PUP). A versão Windows também requer a instalação do Microsoft Visual C++ 2019 Redistributable, que você pode baixar aqui.

Faça o download da versão correspondente ao seu sistema no site do RPCS3. O arquivo tem cerca de 17 Mb. Descompacte-o e execute o arquivo rpcs3.exe — serão criadas umas pastas adicionais. Virá um aviso do emulador, de que você precisa do firmware, e uma nota legal. Ignore com Esc.

rpcs3 aviso legal

No menu principal do emulador, clique em File > Install Firmware. Navegue até a pasta em que salvou o firmware, selecione-o e aguarde o fim do processo.

rpcs3 instalando firmware

É bem rápido, logo verá uma confirmação...

rpcs3 firmware instalado

...seguida de "Compiling PPU modules...".

rpcs2 compilando ppu

Aguarde, esse processo deve demorar um pouco mais (três a cinco minutos).

Instalando jogos

Como dito antes, os jogos têm uma estrutura de arquivos e títulos. Ao obtê-los, deverão seguir um padrão.

  • IDs que começam com B: jogo em Blu-ray.
  • IDs que começam com N: jogo da PSN.

Alguns exemplos de IDs completos:

  • BLUS30443: jogo Demon's Souls, em Blu-ray, versão dos Estados Unidos.
  • NPEB01393: jogo Hatsune Miku: Project DIVA F, da PSN, versão da Europa.

Se os arquivos do seu jogo não estão organizados numa pasta com título usando o ID adequado, procure na internet. No meu caso, o teste inicial foi feito com FIFA 11. O ID é BLES01059, ou seja: jogo original em Blu-ray, versão europeia.

fifa 11 playstation 3 arquivos

Uma das formas de jogar é apontar o caminho dessa pasta para o emulador. Siga ao menu File > Add Games. Navegue até a pasta-raiz do jogo e clique em "Selecionar pasta" (pasta-raiz, ou seja, dentro da pasta que tem o ID como título).

O jogo deve ser adicionado à lista do emulador.

fifa 11 rpcs3

Execute o jogo com um duplo clique ou pelo botão Play. E o emulador vai começar de novo a "compilar módulos de PPU". O processo vai demorar um pouco, tenha paciência. Se tudo der certo, o jogo iniciará em seguida — não se espante se a tela ficar branca por alguns segundos.

fifa 11 rpcs3 rodando
Fifa 11 no emulador de PlayStation 3. Sei, tem versão PC, mas vale aqui o teste...

Rodou? Sim, mas não ficou bom. Estava com stuttering bravo, som picotado, até que travou nos primeiros minutos de partida. Se acontecer, é hora de mexer nas configurações.

Clique com o direito sobre o jogo na lista e selecione Configure. Mude o Renderer para Vulkan, caso não esteja.

vulkan rpcs3

Teste de novo. Rodou melhor? Ótimo. Não melhorou? Volte nas configurações e tente outros ajustes, como reduzir a resolução. Aqui melhorou um pouco, mas não ficou lá essas coisas; meu PC não ajuda, talvez com o seu funcione melhor. Insatisfatório, no mínimo.

fifa 11 ps3 emulador
Um Corinthians x Palmeiras em ritmo de futebol dos anos 50. O contador ali na barra diz mais de 60 FPS, mas nem ferrando que estava tudo isso.

Nada de desistir, vamos testar outros.

Jogo em PKG

Se o jogo estiver no formato de pacote .pkg, vá ao menu File > Install .pkg. Outra forma é simplesmente arrastar e soltar o pacote sobre a janela do emulador.

rpcs3 instalando pkg

Em alguns casos, o jogo vai exigir também de um arquivo de desencriptação no formato .rap, que deve acompanhar o pacote. O arquivo deve ser colocado na pasta do caminho devhdd0\home\00000001\exdata.

Nota: essa pasta 00000001 é referente ao usuário principal do emulador. Como veremos mais à frente, o RPCS3 tem suporte a múltiplas contas de usuário.

Street Fighter II Turbo HD Remix rodou perfeitamente no RPCS3. Só foi preciso mudar uma configuração (manter a limitação de frames em 60 FPS) porque o jogo estava rodando muito rápido.

Ao fazer isso, o jogo será instalado no caminho devhdd0\game, numa pasta com a ID do jogo. Você pode remover o arquivo PKG que foi usado para a instalação, se quiser.

Outra possibilidade é fazer a cópia/mover os arquivos do jogo diretamente para a pasta devhdd0\game. Se os arquivos já estão organizados certinho, numa pasta com o ID do jogo, é só colocar tudo lá e depois atualizar a lista de jogos do emulador.

Virtua Tennis 4 também rodou legal, com algumas falhas de som e quedas de framerate súbitas, mas nada tão sério — não fiz vídeo porque as falhas aumentavam bastante durante a gravação. Mas com tudo fechado e só o emulador rodando, dá pra jogar numa boa.

Então recapitulando:

  • Jogos em .pkg: use o instalador de pacotes do emulador e eles serão colocados no caminho \dev_hdd0\game\
  • Jogos de Blu-ray: podem ser colocados no caminho \dev_hdd0\disc\, ou em qualquer pasta que não seja \dev_hdd0\game\. Podem ser iniciados da lista de jogos, ou se não aparecerem lá, pelo menu File > Boot Game.
  • Jogos da PSN: devem ser colocados no caminho \dev_hdd0\game\
  • Arquivos .rap: devem ser colocados no caminho \dev_hdd0\home\00000001\exdata\ (ou arraste e solte sobre a janela do emulador e ele fará isso pra você).

Controles

O RPCS3 suporta até sete controles. Se você tem um controle USB por aí, tipo o do Xbox, pode ficar tranquilo porque basta um ajuste. Tudo vai funcionar, inclusive os motores de vibração (que também podem ser desligados).

Siga ao menu Configuration > Pads. Em Handlers, mude para Xinput. Já era.

Se tiver outros modelos e não estiverem ajustados, o processo é simples, aquele velho padrão: clique sobre o campo com o botão a ser configurado e enquanto aparece "Waiting", pressione o botão correspondente no controle.

rpcs3 ajuste controle

Outras configurações

Se quiser rodar a maioria do que tem disponível, não é recomendável mexer demais nas configurações. Se examinar (no botão Config do menu), verá que cada opção tem um ajuste recomendado pelo próprio emulador.

O que pode acontecer é precisar de ajustes específicos para alguns jogos. Se acontecer de um jogo não rodar bem com a configuração geral, clique com o direito sobre o jogo na lista e selecione Configure.

As mais comuns são:

Guia CPU

  • Os interpretadores de PPU e SPU devem estar nas recomendações, que são LLVM. Caso tenha problemas com o jogo, vale tentar outro ajuste.
  • Em Additional Settings, marque a caixa Lower SPU thread priority caso esteja usando um processador i3 ou i5 e tendo problemas com algum jogo. Não é recomendado para i7 e Ryzen.

Guia GPU

  • Renderer: caso não esteja, coloque em Renderer a API Vulkan, que tem desempenho mais leve que a OpenGL em troco de perda insignificante de qualidade. O emulador inclusive recomenda usar Vulkan.
  • Framelimit: o ideal é Off, mas alguns jogos podem correr insanamente depressa (aqui ocorreu em Street Fighter Turbo HD e Virtua Tennis 4). Se acontecer, edite as configurações daquele jogo, delimitando os frames para 60 ou até 30.
  • Default Resolution: deixando no padrão (1280 x 720) você garante compatibilidade maior, já que como dito, a maioria dos games do PlayStation 3 têm essa configuração. Se sua máquina não ajuda, reduza a resolução — notei uma ligeira melhoria de desempenho ao baixar para 720 x 480, mas claro que em tela cheia a imagem piora muito. Dê uma olhada na lista de jogos (se organizados em lista e não em grid), lá tem as resoluções compatíveis com cada um.
  • Nessa guia você também pode ativar/desativar filtros, para obter melhor desempenho ou qualidade na emulação.

Guia System

Ali estão ajustes simples como a região do console emulado e configuração do teclado.

Como fazer atualizações

Atualização do emulador

O RPCS3 tem recurso de atualização automática, mas depende da instalação das bibliotecas do OpenSSL. Se quiser, baixe o pacote aqui, descompacte-o e coloque os dois arquivos .dll na mesma pasta do emulador (mesmo nível do arquivo rpcs3.exe). Reinicie o emulador e a atualização estará disponível.

atualizacao rpcs3

Atualizações dos jogos

Importante: confira se o ID dos pacotes de atualização é a mesmo do seu jogo. Misturar jogos e atualizações de regiões diferentes pode causar danos irreversíveis à instalação.

O emulador reconhece quando o jogo tem atualizações e mostra na lista.

atualizacoes jogos rpcs3

Mas o RPCS3 não faz o download de atualizações dos jogos — o emulador, como avisa a equipe, "não interage com os servidores da Sony de forma alguma". Se quiser baixá-las, você terá que fazer o trabalho ou arrumar um software para gerenciar isso. Ali é só a detecção (o que já ajuda bastante, por sinal).

Vou mostrar aqui um método manual, com o FIFA 11.

• Copie o ID do seu jogo — no meu caso, era BLES01059.
• Cole no seguinte URL: https://a0.ww.np.dl.playstation.net/tpl/np/[ID AQUI]/[ID AQUI]-ver.xml. Como dá pra notar, substitua o [ID AQUI] pela identificação.
• Abra esse URL no navegador e verá um código em XML. Procure pelo URL de um pacote com extensão .pkg. Copie esse código.

xml sony pkg playstation 3

• Agora é só abrir esse link e será feito o download da atualização.

Para aplicar a atualização é o mesmo procedimento de instalação do jogo: menu File > Install .pkg. Quando aparecer Success, está pronto.

jogo atualizado rpcs3
Jogo atualizado

O segredinho bizarro é que o FIFA parou de funcionar depois que atualizei, devo ter feito alguma lambança 😐. Já com os outros jogos não tive problema.

Nota: o URL do arquivo xml é case sensitive, ou seja, diferencia letras maiúsculas de minúsculas; você deve colocar as letras do ID maiúsculas ou vai dar erro.

Usar seus próprios discos

Você pode usá-los desde que copie os dados para seu PC. O site oficial tem instruções detalhadas de como fazer isso, indicando modelos de drive de Blu-ray adequados. Não é qualquer um que serve.

No momento não é possível rodar os games direto do disco. Como explica o site do RPCS3 na seção de FAQs, "os discos do PlayStation 3 são formatados de um jeito muito particular que só pode ser lido num PlayStation 3 real, ou num drive de Blu-ray compatível de fabricantes selecionados".

Recursos adicionais

Saves

Os saves ficam armazenados no caminho \dev_hdd0\home\00000001\savedata\. E sim, é possível recuperar saves do console, segundo relatos de usuários. Basta obter os arquivos e colocá-los na pasta.

Perfis de usuário

O RPCS3 permite a criação de várias contas de usuário. A principal terá uma pasta numerada como 00000001, e os demais na sequência. Assim o usuário tem seus saves, troféus e dados pessoais separados.

Para ver as contas disponíveis, siga ao menu Manage > User Accounts.

gerenciador de usuarios rpcs3

Como alterar o nome? Não consegui pelo próprio emulador (clicando com o direito sobre o usuário, a opção Rename User ficou desabilitada.

Mas tem um jeito: alterar direto no arquivo localusername, que fica no caminho /dev_hdd0/home/userID. Abra-o num editor de texto como o Bloco de Notas, troque o "User" pelo nome que quiser, salve e reabra a janela do User Manager. A mudança é imediata.

user manager trocar nome rpcs3

Para criar um novo usuário, clique em Create User (óbvio, né?), entre com o novo nome e confirme. Agora sim, você pode fazer login por uma conta ou outra.

Lembre-se que o novo usuário terá seus arquivos, com exceção de jogos, à parte. Note o que aconteceu quando alterei a conta e tentei iniciar o Street Fighter Turbo:

rpcs3 falha arquivo rap

O carregamento falhou porque o emulador não achou mais o arquivo .rap — claro, ele foi colocado na pasta 00000001, do usuário padrão. Mas o novo usuário tem uma nova pasta em \dev_hdd0\home com o número 00000002.

perfil usuario 2 rpcs3

Se quiser abrir jogos que precisam do .rap com várias contas, cole o arquivo nas respectivas pastas exdata. Felizmente é um arquivo minúsculo.

Troféus

O emulador tem um sistema de troféus como os da PSN. Chequei os de dois jogos e eram exatamente os mesmos.

trofeu virtua tennis 4 ps3 rpcs3
Aparência do aviso de troféu no emulador rodando Virtua Tennis 4.

Para ver a lista de troféus de cada jogo, siga pelo menu Manage > Trophies.

trofeus virtua tennis 4 rpcs3 playstation 3

Aparência

O visual do RPCS3 pode ser configurado ao seu gosto de algumas formas. Entre elas, a visualização dos jogos em lista ou grade (botões no menu principal), e também escolhendo um tema — botão Config no menu principal, então guia GUI. No momento há nove temas.

rpcs3 tema yorha
Tema Yorha
rpcs3 tema classic bright
Tema Classic Bright
rpcs3 tema skyline nightfall
Tema Skyline Nightfall

Recursos adicionais

O RPCS3 tem pelo menos dois recursos que não testei:

  • Cheats: pelo menu Manage > Cheats você acessa um editor de trapaças, mas definitivamente não é para jogadores casuais, precisa saber o que está fazendo e mereceria um artigo à parte.
  • Skylanders Portal: para emular o Portal of Power, acessório para a linha de brinquedos interativos de Skylander Giants.

Ficou com alguma dúvida sobre o RPCS3 e como emular seus jogos de PlayStation 3? Deixe um comentário e ajudo no que puder.

Se entende um pouco de inglês, confira também a Wiki e os fóruns do projeto. Se gostaria de colaborar, há várias formas. Entre elas, você pode fazer contribuições em dinheiro pelo Patreon, relatar bugs ou se for um excelente desenvolvedor, tomar parte com ajuda técnica.

Lembre-se que apesar de funcionar, ele está em estágio Alpha e tem um longo caminho de evolução pela frente. A aventura está só começando.

6 COMENTÁRIOS

  1. Tem um jogo que gostaria de baixar, porém ele só funciona numa versão mais antiga do emulador, então baixei a versão antiga, mas o emulador fica pedindo atualização impedindo que eu jogue o jogo. Não tem como ignorar a atualização e fazer a antiga versão funcionar??

    • Qual o jogo? Vou testar quando puder. Não sei se entendi bem porque a atualização do emulador só é automática se tiver o OpenSSL - caso contrário ele só sugere, mas impede de usar também? Senão, é só recusar a atualização.