Sem concessões: Nintendo veta guia ilustrado com suas marcas no Kickstarter

A Nintendo, além dos personagens e consoles, tem outra marca impossível de ignorar: a inclemência com projetos de fãs. Se você é desenvolvedor, não se atreva a usar nada deles ou prepare-se para o pior.

O mesmo vale para qualquer mídia. Seja vídeo, música ou ilustração, o nível de tolerância é zero.

Quem sentiu na pele dessa vez foi Philip Summers, criador do Hand-Drawn Game Guides. O projeto previa uma série de guias de jogos clássicos, com belas ilustrações originais de página inteira. Entre os títulos abordados estariam Ninja Gaiden, Contra, Metroid e The Legend of Zelda.

Segundo Summers, a intenção era recriar a sensação de folhear os guias antigos.

metroid hand drawn guide 2

Exato, era.

Tropa de choque

A campanha de financiamento do projeto no Kickstarter foi bem. Os 4731 patrocinadores levantaram mais de US$300 mil. Claro que a Nintendo ficou sabendo – não que fosse algum segredo.

Podiam ter abraçado o projeto, tornado oficial. Quem sabe patrocinado eles mesmos? Em vez disso, botaram a tropa de choque para trabalhar. O projeto foi cancelado no último sábado.

"Hoje à noite, puxei a tomada na campanha do Hand-Drawn Game Guides. Sim, pela exata razão que você está pensando", disse Summers numa publicação no Kickstater. "Tinha esperança de que poderia lidar com qualquer problema legal, mas não consegui".

Surpresa? Nenhuma. "Claro que estou desapontado, mas entendo totalmente o que aconteceu. Tudo bem, não estou zangado".

Lógico que voltamos ao velho do ponto do "as marcas são deles". Ninguém nega, mas sério, Nintendo: qual o problema de vocês, afinal?

Daniel Lemes
Fundador do MB, quase mil artigos publicados em dez anos pesquisando e escrevendo sobre games. Ex-seguista, fã de Smashing Pumpkins e Yu Suzuki.

1 COMENTÁRIO

  1. é o que eu sempre falo: muito jogo ali parado da era nes, super nes, GBA e NDS!!!! Principalmentes jgos de 8 bits, que para muitos é considerado obsoleto ou antigo demais!!!! Se vc tira alguma foto usando o chapéu do mario bross, a nintendo já que o pedaço dela!!!! Já fui fã da nintendo...na era sega vs nintendo, com o tempo vi que a sega era mais colaborativa, tanto que já autorizou determinados jogos criados por fãs para o mega drive!!!!! valeu!!!!

Deixe seu comentário

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais recentes

Mais lidas