No começo dos anos 80, a Yamaha desenvolveu um chip que, anos mais tarde — depois de entrar em vários projetos de computadores e arcades — faria também parte do Mega Drive: o YM2612. Era uma versão capadíssima do YM2608 de 16 canais, usado em computadores. Junto com o SN76489 (um chip de 4 canais mono), o kit foi a chave do que a Sega queria em seu 16-bit: fazer o jogador lembrar do ambiente sonoro de um "fliperama".
Pouco depois, no fim da década, a Nintendo ainda se relacionava com a Sony e Ken Kutaragi (futuro "pai do PlayStation") aceitou desenvolver o hardware de áudio do Super Famicom. E assim foi feito, sob medida para a nova geração da Big N, com muito mais recursos que o concorrente, usando dois chips, um SPC700 8-bit e um DSP 16-bit. A qualidade de vozes era muito superior e as músicas tinham como base amostras reais, buscando maior fidelidade aos instrumentos de verdade em vez daquele típico som "eletrônico" do Mega.
Então como posso contrariar a lógica no título do post, dizendo que o som do Mega Drive "é melhor"? Que o chip mais antigo e com menos recursos superava o mais moderno? Porque sou um seguista viuvinha fanboy e carente de atenção? Porque os engenheiros de som que trabalhavam para a Nintendo eram incompetentes?
Não, ninguém em sã consciência discute o lado técnico. Qualquer cretino sabe que o som do SNES tem mais recursos e fim. Mas vou demonstrar que o som do Mega Drive foi melhor em determinadas circunstâncias. E que em certo segmento, era incontestavelmente superior.
Duvida?
Missões diferentes
O Mega Drive usava a modulação de frequência para produzir aqueles timbres peculiares e imitar instrumentos da melhor maneira possível. Por suas características, pode-se dizer que ele tinha seu próprio instrumento, um sintetizador.
Essa arquitetura era padrão quando ele foi desenhado, inclusive nos arcades e computadores. O som daquela geração soava daquele jeito e não poderia ser muito diferente pelo modo como os hardwares de áudio eram desenhados.
Já o Super Nintendo usa a abordagem da wavetable (tabela de ondas), um tipo de "arquivo de sons". As amostras compactadas desse arquivo são descompactadas e moldadas para ter máxima semelhança com o som desejado. Como toda a geração de som é baseada nessas amostras, o SNES não era como um sintetizador. Ele não criava sons a partir de sinais eletrônicos, ele "modelava" amostras de áudio.
O resultado? Som do Mega mais claro e estridente, especialmente em trilhas rápidas e com batidas fortes. Os graves são distintos e agudos brilham ao ouvido, aquele típico som de videogame a que o senso comum remete. Faixas similares no SNES soam abafadas e sem vida, como se o alto-falante estivesse sufocado por um travesseiro, porque é preciso filtrar as amostras para evitar ruído após a descompressão.
Por outro lado, temas orquestrais, suaves ou imponentes, com múltiplos instrumentos e maior fidelidade aos sons reais, são insuperáveis no console da Nintendo. Casavam perfeitamente com o grande acervo de RPGs que abusam desse tipo de faixa para cenários de fantasia. O SNES se afastou do "som de videogame" na direção do "som real".
Um exemplo é Rock & Roll Racing: faixas sofríveis no Mega Drive e excelentes no SNES. Embora o programador de áudio tenham sido Tim Follin, considerado mestres em tirar o máximo de hardwares e gênio do chiptune, com trilhas fantásticas no NES, não dava pra competir com o ponto forte do SNES. Ainda que soando tão MIDI-genéricas no SNES se comparadas às músicas originais, elas sangram ouvidos de tão agudas e ruins no sintetizador do Mega Drive.
É inegável também que o som do Mega Drive tem mais personalidade. É quase impossível ouvir uma trilha dele (ou remixada com aqueles packs de áudio) e não reconhecer os timbres quase de imediato. O som eletrônico caiu como uma luva para a reprodução da experiência do arcade em casa; o modelo base YM2608 foi usado em várias máquinas entre o fim dos anos 80 e início dos 90. Outros consoles já tinham brincado com FM, como o Master System japonês no console, e o Famicom com chip no cartucho, mas o Mega levou essa brincadeira a outro nível.
Embora surpreendentemente legal no remoto 1991, as músicas medianas do SNES soam como MIDIs ordinários, que com exceção de faixas clássicas, passam despercebidas. Quando tentavam trilhas mais vibrantes, como em shmups e games de ação (veja Thunder Spirits mais abaixo), o resultado era lamentável: o MIDI broxava tudo, sem falar do típico problema do áudio abafado. Grande parte por culpa das limitadas opções de amostra. A Nintendo reduzia bastante a liberdade de trabalho dos desenvolvedores.
O SNES deitava e rolava quando precisava de fidelidade ao mundo real, com flautas, guitarras, baixos... Daí os magistrais temas de RPGs e faixas cheias de efeitos, como os ecos e ambientações de Donkey Kong Country. Sem falar das vozes.
Comparações
Vamos aos exemplos, começando com uma demonstração da maior fidelidade do Mega em relação aos arcades da época: Turtles. Com a mão da Konami nas três versões (Turtles in Time no arcade e SNES, e Hyperstone Heist no Mega Drive), pra não ter desculpa.
Turtles
Sem dúvida a do SNES emula melhor instrumentos, e até inventa — dá pra ouvir uma guitarra que não se nota no arcade — mas a do Mega Drive manteve a mesma pegada. É como se a versão Mega fosse um cover da original, e a do SNES, uma adaptação. Dá pra entender isso?
O SN76489, gerador de som programável, servia como chip extra; Yuzo Koshiro tirou grande vantagem dele para reproduzir samples de teclados Roland, e assim conseguiu efeitos sensacionais nas faixas de Streets of Rage, The Revenge of Shinobi e outros jogos. Uma boa explicação disso, mostrando o áudio proveniente de cada chip.
Street Fighter II
Outro exemplo de como o som MIDIático pode arruinar tudo: o tema de Ryu nas mesmas três máquinas rodando Street Fighter II (Champion Edition no arcade e suas equivalentes, Plus no Mega Drive e Turbo no SNES)
No SNES é quase outra música... Pra não dizer que escolhi a pior, mais uma, o tema do Ken:
Assim como o Mega era uma bela porcaria para trilhas orquestrais, o SNES em alguns estilos soava terrivelmente. Chega a ser trágico como o Meguinha pôde surrar tanto o áudio do rival em ports de arcade que estiveram em ambos, como no citado Street Fighter II. Talvez fosse o caso de alguma mudança simples na arquitetura de áudio do SNES, mas enfim, eles queriam outro caminho.
Que fique claro: não acontece porque o chip do Mega Drive é melhor, e sim pelo planejamento de cada empresa para seus produtos. A Sega procurou o timbre dos arcades ajustando o Mega à arquitetura deles; já a Nintendo queria simular sons de instrumentos reais em jogos domésticos, como acontecia em computadores com placas de som, ocasionalmente adaptando arcades. Sem dúvida, o SNES foi uma evolução — ainda que a abordagem tivesse vida curta com a chegada dos CDs na geração seguinte.
Óbvio que programadores e compositores talentosos ultrapassavam obstáculos. Pra quem diz que o Mega Drive é só "bip eletrônico": Tim Follin derrubando barreiras com uma trilha de rock progressivo impressionante no não-lançado Time Trax:
Mais comparações
Algumas músicas de games dos dois consoles pra você comparar (clique para ouvir sem sair da página).
Thunder Force III Mega
Thunder Spirits SNES
Art of Fighting Mega
Art of Fighting SNES
Earthworm Jim Mega
Earthworm Jim SNES
Arcus Odyssey Mega
Arcus Spirits SNES
Sunset Riders Mega
Sunset Riders SNES
The Lion King Mega
The Lion King SNES
Boxing Legends of the Ring Mega
Boxing Legends of the Ring SNES
Uma seleção de faixas diversas dos dois consoles.
Músicas em versões "Megadrivers"
E como ficariam "músicas reais" no chip do Mega Drive? Confira várias músicas bem conhecidas rodando no áudio do Mega. Não por coincidência, as faixas de eletrônico / eurodance ficaram perfeitas. As do Nirvana me fizeram pensar em Moonwalker: imagine um jogo com Cobain soltando guitarradas em todo mundo... Danger Zone em cima de After Burner é quase como se fossem parte um do outro.
Call me Maybe (Carly Rae Jepsen)
Pet Sematary (Ramones)
Everlong (Foo Fighters)
What is Love (Haddaway)
Danger Zone (Kenny Loggins)
Rhythm is a Dancer (Snap!)
Californication (Red Hot Chili Peppers)
3 faixas de Nevermind (Come as You Are, Lithium e In Bloom)
Conclusão
Vou fechar com a resposta que me parece perfeita sobre porque o som do SNES não soa sempre melhor que o Mega Drive, como supostamente seria (tirada de um fórum do Sega-16 discutindo altos e baixos de cada um).
Mega Drive (Yamaha YM2612)
- 5 canais FM e um canal FM/PCM, quatro operações por canal
- Taxa de amostragem: 22,050 KHz
- Master clock 7,67 MHz (mesmo clock do CPU)
- Texas Instruments SN76489, 4 canais PSG
- 64 Kb RAM boot (do Z80)
Seis canais FM, três ondas quadradas, um canal de ruído. Um dos canais FM pode ser usado como PCM 8-bit. O conjunto é ótimo para síntese de som, mas o PCM é terrível. O Z80 principal tem só 8 Kb de RAM disponível, mas pode ler dados do cartucho por conta própria, o que não chega a ser um grande problema; ele pode acessar grandes quantidade de dados. Infelizmente o "bank switching" torna o PCM desagradável, ao menos se você está trabalhando com uma ferramenta de som só no Z80, que controla ambos os chips (2612 e o Texas Instruments).
A síntese FM pode soar ótima se usada por alguém que saiba fazer bons instrumentos FM. Infelizmente de novo, isso não ocorre muito entre programadores do ocidente, então a maioria dos games japoneses soam ótimos, pois suas equipes sabiam criar instrumentos razoáveis.
SNES (Nintendo S-SMP)
- SPC700
- + Sony DSP 16-bit ADPCM , 8 canais
- Taxa de amostragem: 32,000 KHz
- Master clock 24,576 MHz (independente do CPU, que é 3,58 MHz)
- 64 Kb RAM de áudio
Oito canais ADPCM e alguns efeitos via hardware. Teoricamente produziria melhores sons que o Mega Drive, mas a Nintendo complicou o design, então muito dessa vantagem acaba desperdiçada, senão a diferença entre eles seria muito maior. O SPC700 tem 64 Kb de RAM, mas não lê dados de cartucho por conta própria; precisa de assistência do 65816 (CPU). Isso significa que o programa de som, todas as amostras e todos os dados (não só da música mas também efeitos) precisam estar guardados em sua RAM, o que limita severamente o que pode ser feito.
Para piorar, o CPU não pode acessar a RAM do SPC700 diretamente. Em vez disso, há 4 portas de comunicação 4 bits, e para enviar dados é preciso que o SPC700 procure dados nessas portas e o CPU esteja enviando dados ao mesmo tempo (há um programa de boot do SPC700 que faz isso no boot do console), operação terrivelmente lenta e a razão de tantos games darem aquela pausa de alguns segundos quando vão trocar a música de fundo.
O SNES tem a desvantagem extra de que a Nintendo recusou-se a permitir que desenvolvedores usassem suas próprias ferramentas de som. Em vez disso, todas as licenciadas eram obrigadas a usar a engine de som da própria Nintendo - que bem limitada, resultava num uso superficial do potencial. Muitos desenvolvedores usavam amostras padrão da Nintendo, que não soavam exatamente uma maravilha, e os que forneciam suas próprias amostras, em muitos casos usavam sintetizadores FM, que acabavam não soando tão melhores do que o Mega Drive podia fazer.
■
Agora pra fechar mesmo: Sonic 2 no áudio do SNES e Chrono Trigger no áudio do Mega Drive. Viu a bizarrice? Por isso "tecnicamente inferior" não exatamente significa "pior".
Nem precisa de dados técnicos, é só fazer uma comparação entre os jogos. Nossa, a trilha sonara daquele SFII Special Champion edition do Megão é linda, de uma clareza e definião de dar inveja ao aúdio CD. Já o game Metroid do Snes, com sua voz real; elém das músicas, estilo filme sci-fi, é um lixo! Star Fox com a sua trilha sonara de cinema a lá Star Wars, tb é péssima. Músicas de games como FF special , Combatribes e AOF 2 , do Snes, são horríveis!!! Quem mandou laçarem essas @#$%**&&...
Bom bait, mas o ponto do post continua.
O Som do Mega Drive às vezes tomava um cacete até do Nintendinho... basta ouvir as músicas de "Batman - Return of Jocker" e de "Immortal" nos dois consoles. A instrumentação no NES é MUITO superior, mesmo com todas as suas limitações.
Muitos jogos do Mega Drive usavam um sistema de criação de músicas chamado GENS, que apesar de facilitar a criação e edição de músicas, o produto final era de BAIXÍSSIMA QUALIDADE, com acordes genéricos e efeitos de som que mais pareciam PEIDOS do que um TIRO por exemplo... sem falar das músicas que parecem "arranhadas" se é que me entendem...
Se querem ver músicas que REALMENTE impressionavam no Mega Drive, procure por composições do Rob Hubbard, e ouçam o que ele criou em jogos como "Road Rash" e "Lakers vs Celtics". É outro nível...
ENTÃO SOM ELE NÃO É APENAS A MUSICA - NO CONTEXTO GERAL DO QUE É UM VÍDEO GAME O SUPER NINTENDO GANHA DE LAVADA BEIRA O RIDICULO A COMPARAÇÃO EU EXPLICO A BAIXO:
SOM - ELE TEM VARIOS ELEMENTOS TAIS COMO:
MUSICA - VOZES - EFEITOS SONOROS - RUÍDOS ETC.
Por isso que Jogos como ROCK IN ROLL racing a diferença é BRUTAL
Ou até mesmo TOP GEAR 2 onde do MEGA ou cv escolhe o SOM ou a MUSICA - BLASFEMIA
CHIP SONORO DO SNES ELE FAZ COM MUITA FACILIDADE EM TOP GERA 2
MUSICA
OS EFEITO DE TURBO
OS EFEITOS DA FREINAGEM
O EFEITO DE COLISÃO
O EFEITO DE DERRAPADA
RONCO DO MOTOR
Reparou são 5 efeitos ao memos tempo FORA A MUSICA
VAMOS EM MORTAL KOMBAT 2 POR EXEMPLO
No SNES temos:
MUSICAS
VOZ DO NARRADOR
VOZES DOS PERSONAGENS
BARRULHO DE QUEM RECEBE O GOLPE
BARRULHO DO DESLOCAMENTO DO AR
RUÍDO COMO DANGER RIZADA DO BOSS ETC
SONS DOS STAGE TIPOA VOZ DA ARVORE
Alias a VERSÃO DE MK2 de Snes tem mais vozes e mais elementos de som que a versão do 32X DO SATURN
CHIP DE SOM ele não é apenas um CHIP DE MUSICA
Sobre as MUSICAS a do SNES Consegue fazer uma ORQUESTRA enquanto do MEGA DRIVE Se LIMITA a uma MELODIA SIMPLES DE 4 ELEMENTOS E PIM PIM BUU PUM
Porém entretando Todavia
O MEGA tem o SOM mais LIMPO , EM MELODIA SIMPLES sem efeito a qualidade final e apenas isso é bem melhor no MEGA.
MAS no SNES vc pode fazer qualquer SOM igual do ARCADE ou MUSICA REAL no MEGA a MUSICA perde completamente a ORIGINALIDADE
Cara, essa comparação não faz sentido. É o mesmo que me comparar com os sons do Jon Bon Jovi, comparando a habilidade dele em cantar, com a minha de peidar. Eu tenho quase certeza que eu as minhas habilidades na arte de peidar dão muito maiores do que as dele de cantar.
O chip spc700 foi desenvolvido para sons Midi, caso queira saber mais é só buscar no Wikipedia sobre a trilha sonora do donkey Kong country 2. Infelizmente nem de longe o mega ganha do áudio do super Nintendo, a razão mais óbvia seria por conta do projeto trabalhar com áudio cds mas a parceria da Sony e a Nintendo foi quebrada pela mesma ,mas o projeto foi aproveitado para lançar o primeiro snes shvc cpu01, o super Nintendo além de ter capacidade de reproduzir os tais Midi sintetizadores sonoros que voce sita tanto com orgulho no mega ele ainda consegue mesclar os dois , o que faltou foi criatividade por parte da Nintendo em aproveitar essa tecnologia já que somente a Sony tem as configurações exatas para ter maior rendimento da placa shvc sound.
Já tive mega drive , sim tem u ótimo agudo e sintetizador como um dos games shooter Glaylancer nunca vi áudio tão lindo neste jogo.
Mas saiba que com o MSU-1 muitos desenvolvedores irá explorar o snes de forma única e sublime e essa teoria de que o som do mega drive é "Mágico" vai afundar , não tem sentido algum essa base de dados que você sitou.
É um estereótipo que vem se arrastando por anos e que vai afundar como a lenda de um navio fantasma em águas oceânicas.
Sinto muito.
O mega não cria som sintetizado ele apenas acrescentar frequência em ondas quadradas o que faz o efeito parecer sintetizado pois o ouvido humano não capta todas as frequências de áudio.
O único formato que fornece ao ouvido humano uma qualidade excepcional de áudio o o WAV usado em cd's de músicas originais e isso o snes é capaz de reproduzir com bastante fidelidade.
Uma música de um dos jogos que te dá uma clareza se comparado aos do mega com sintetizador é a música tema da fase do Boomer kuanger em mega Man x se ouvir bem ali quase todas as faixas tem sintetizador , stickerbush Em donkey Kong country 2 é uma das mais belas canções no snes, vc precisa fazer melhor análise considerando o shvc CPU 01 que seria a revisão com o diferencial no áudio .
Só me resta bater palmas e agradecer pelo excelente texto. Fico imaginando a quantidade de horas de pesquisa e dedicação para tanto. Parabéns e obrigado
"É inegável também que o som do Mega Drive tem mais personalidade. É quase impossível ouvir uma trilha dele (ou remixada com aqueles packs de áudio) e não reconhecer os timbres quase de imediato."
Huahuahuahuahua só podia ser xiita da sega.
Tópico feito por mais um xiita da sega.
Quando fui jogar Thunder Spirits do snes...fiquei desapontado com o jogo em termos de tudo...música, jogabilidade e até os gráficos...a versão thunder force 3 do mega é bem melhor em termos de tudo. Mortal kombat 2 do mega na minha opinião também é superior a versão snes. E se comparar com as versões Ninja gaiden trilogy dos snes a versão nes...a versão nes é bem superior. Sem contar sobre o jogo batletoads do mega...a versão nes é bem superior em termos de tudo também. O mega drive era muito falado em ter músicas roca e estilo mono como dizem...Outro clássico que na minha opinião superou até a versão arcade ou fliperama da vida é Slap fight...a versão mega drive saiu boa em todos os sentidos, jogabilidade, gráficos e músicas...perfect...joguem e comparem esse clássico jogo de navinha. Até mesmo Desert Strike do mega na minha singela opinião saiu boa...já a versão snes fiquei na dúvida.
Cara , faltou vc chorar com este discurso sobre o MD.
Mas ai né pae , parece aqueles canais de comparação que vive comparando jogos que o mega drive e melhro com versao ruins do snes.
Ninguém disse que tudo no snes é bom ou que tudo no mega é ruim.
ambos tem coisas boas e ruins.
Ai vc foi Jogar ROCK IN ROLL racing do mega e teve a mesma sensassão?
ai vc jogar SUNSET RAIDERS od mega e teve a mesma sensasão?
Mas falar que MK2 do mega é melhor - Vc ta muito atento a detalhes tecnicos
Ninguém joga resolução - ninguém joga comparando
o jogo ele é bom se vc chegar na sua casa jogar ele e se divertir
pra quem teve um snes MK10 foi PERFEITO SONS , GOLPES JOGABILIDADE TUDO.
Ninguém na epoca tinha emulador botava os 2 jogos lado a lado e olhava aqui tem mais resolução manja.
a Versão do MEGA faltou vozes - ninguem ta falando das cores ou do harwdware mas sim que ta menos acabada .
MEGA é uma versão com 80% de capricho a do SNES minimo 90%
No que que melhorar mais no do snes mexer no que?
Na do mega dava pra colocar mais vozes
eNTÃO SE É QUERER QUE A DO SNES TENHA MAIS resolução ou que do mega tenha mais cores e sim se as cores foram bem utilizada na do mega
ou o AUDIO vc acha que foi bem utilizado no mega no MK2?
Depois de ver esse artigo acabei encontrando o canal do Túlio Adriano e ele postou alguns videos muito bacanas de músicas do Michael rodando no Mega e ficou muito bom
Produção da música:
https://www.youtube.com/watch?v=W6VnpMEZFIw
Resultado final:
https://www.youtube.com/watch?v=hdFA-YfXPAg
Chrono Trigger
https://www.youtube.com/watch?v=N6-cK_wkweE
Assisti um video interessante sobre o audio do Mega Drive e gostaria de compartilhar com vocês caso não tenham visto, mas pelo que vi ele utiliza uma Ferramenta chamada Tiido e converte para imagem do Sega Genesis BIN e usa o Everdrive para tocar a música, ficou bem interessante, pois acredito que o som desse chip Yamaha YM2612 ainda tinha um folego bom de vida, abaixo segue um exemplo:
https://www.youtube.com/watch?v=h9WzrJ5OyWA
"Embora o programador de áudio tenha sido Tim Follin (e o irmão Geoff), considerado mestre em tirar o máximo de hardwares e um dos gênios do chiptune graças a trilhas fantásticas no NES, não dava pra competir com o ponto forte do SNES."
AHAHA ,desistam , a trilha da versão de snes seria superior , mesmo que o compositor de resident evil director's cut , a tivesse feito , ouçam a trilha de um dos primeiros jogos de SNES : F-zero , emulação incrível de instrumentos musicais , em especial instrumentos de sopro
A trilha sonora foi composta por David Wise e foi lançada no Estados Unidos com o título The Original Donkey Kong Country 2 Soundtrack. A composição musical mantém a mesma semelhança do jogo antecessor, com influências de diversos gêneros musicais como big band, disco e hip hop. As melodias e os ritmos são com tons cômicos e as vezes, melancólicos.[8][9] Certos temas musicais lembram composições de Vangelis e do Phil Collins. Wise citou que se inspirou nos temas musicais do compositor Koji Kondo que trabalhou nos jogos das séries Zelda e Mario. A trilha sonora do jogo Plok! composta por Geoff e Tim Follin e diversas outras trilhas sonoras de filmes que utilizavam sintetizadores lançados na década de 1980 foram influências para Wise compor a música da série Donkey Kong Country.[10] Assim como com seu antecessor, a música foi produzida para o chip SPC700 do SNES para o jogo soar semelhante ao sintetizador Korg Wavestation.[11][12]
A faixa "Stickerbush Symphony" recebeu grande aclamação da crítica. O jornalista norte-americano da Kotaku, Ethan Gach definiu a faixa como "melancólica e reflexiva" e pra ele foi "um dos momentos mais transcendentes em um jogo de plataforma". Para um jornalista da ClashMusic.com, o músico Skott, considerou a faixa como uma "boa música para cozinhar ou dirigir" e avaliou a música como uma das suas favoritas.[13][
Pra quem tem um cartucho flash como EverDrive fica uma amostra da capacidade do Mega
https://www.facebook.com/MegaDriveGenesisGroup/videos/1033867400013355/
Pois é, eu gosto muito dos dois. Sempre tem um ou outro jogo que o áudio fica melhor em um do que no outro.. O Rock n' Roll Racing era 10x melhor no SNES. Já Spider-Man e Venom - Maximum Carnage era melhor no Mega Drive, da mesma forma que Desert, Jungle e Urban Strike no Mega Drive era melhor do que no SNES.
Link http://snesmusic.org/v2/
A Nintendo já que optou por esse estilo de som MIDiático deveria ter desenvolvido o aparelho com mais canais (uns 12 no mínimo) e uma maior taxa de amostragem (48.000hz) pra ter mais opções de instrumentos e maior fidelidade nos sons instrumentais, mesmo assim seus 32.000Hz de amostragem já era considerado muito bom para a época. Também faltou adicionar alguns efeitos de equalização como uma pequena taxa de reverberação pra amenizar o efeito de som seco e pausas bruscas. Outro ponto a salientar é sobre os compositores ou produtores musicais, muitos deles não tinham boas habilidades e/ou criatividade para criar boas amostras de som sejam elas com instrumentos físicos ou sintetizados. Na verdade tinham uma ótima plataforma para criações musicais (SNES) mas não dispunham de experiência nem de um bom laboratório para criação das amostras sonoras, produziam sons bruscos, sem acabamento e distorcidos e de péssima qualidade sonora (sons de guitarra, baixo e bateria abafados ou mal sintetizados). Mas nem todos eram inexperientes, percebemos isso ouvido sons de alguns títulos como Strike Gunner S.T.G, Sunset Riders, Super Bomberman2, Top gun 3000, Chrono Triger e Donkei Kong Country 3.
aqui o link de um site contendo todas as playlists de jogos do SNES que podem ser ouvidas no Winamp com ajuda de um pluguin que tambem pode ser baixado lá ou poderão ouvir as musicas no XMPlay se extrair as playlists no Winrar.
O snes sofreu alteraçõesno hardware original, sendo que o modelo cpu 01 vinha com a placa sound of board, que certamente deixa os graves mais nitidos, devemos levar em conta que ele foi projetado para suportar um periférico desenvolvido ainda em parceria com a Sony que seria uma versão do snes com Reprodutor de cd com melhor qualidade de audio. Mas não tenho nada contra o mega drive porque eu ja joguei e o doom tropers e jurassic parque de mega drive pra mim foram os melhores ,zerei o sonic 2 e o hang on este eu madrugava. Então cada um com suas qualidades se bem que na época eu nunca parei pra reparar em qualidades eu simplesmente queria jogar seja o mega ou o snes ,eu possuia os dois.
Os dois são otimos, snes com suas vantagens e mega drive, lembrando que o snes iria receber um periférico com audio digital em cd isso foi revivido com o sd2 snes flashcart com o chip msu- 1 tornando os arranges de audio mais digitais e limpos com qualidade bem melhorada. Mas tive o mega e foi um console que me ajudou muito e a trilha tanto do sonic como super hang on foram indiscutiveis por suas qualidades.
Que post!!! Fiquei maravilhado com o talento de Tim Follin. Não dá pra acreditar que a 1a faixa está saindo de um MD! Essa questão do som acho que vai muito de gosto pessoal. Para mim, as músicas do SF2 do SNES soam mais agradáveis aos ouvidos que as do MD ou mesmo do Arcade. Turtles in Time fiquei na dúvida...
Fui muito mais Seguista (ganhei o MD em 92 e SCD model 1 dos pais, depois já adolescente comprei um 32x e Saturn acreditando na Sega) do que Nintendista (tive somente um SNES do Paraguai porcamente transcodificado e um Gameboy). Mas o principal motivo para sonhar com um SNES foi justamente o som lindo e aquelas vozes fantásticas! Lembro que meu colega de classe levava o SNES dele lá em casa e eu ficava maravilhado com a qualidade "de CD" do estágio do trem de Montana Max no Tiny Toons, a orquestra de Sim City, aquele samba inacreditável da primeira fase do Adventure Island ou Ghouls n Ghosts. Tudo parecia mais limpo e bem executado que o Mega (embora concorde da pobreza sonora de uma quantidade considerável da biblioteca do SNES).
Mas é indiscutível o prazer de ouvir aquela época (e ainda hoje) a OST de Streets of Rage 1 e 2, Sonic e ThunderForce 3. Achei legal o teu artigo ter apontado que cada chip era apropriado para sua missão. É bem isso! Cada chip reinava na sua área. Tanto que Thunder Spirits ficou um lixo.
Obrigado por trazer essa maravilha de artigo pra nós, Daniel!
Em termos de qualidade nua e crua, nem se discute que o SNES era superior. Tecnologia diferente, mais moderna que o Mega Drive.
Valeu, Gustavo!
Cara foi lançado a um tempo atrás um patch de "correção de áudio" do mega drive e ficou muito bom, o trabalho foi bem bacana e ficou muito próximo do super nintendo, pelo que andei lendo foi reprogramado a digitalização das vozes, utilizando os canais "corretos" o que demandava mais tempo pra se programar, e nesse mundo business tempo é dinheiro, então a capcom fez a digitalização padrão e resultou naquele audio "estralado e rouco".
Abaixo coloquei o audio regravado:
https://www.youtube.com/watch?v=-iE5GJNkOqs
Interessante, e nem é tão novo, foi feito em 2014. Acho que rende até um post sobre ele. Incrível como a Capcom foi desleixada com o trabalho.
Seria bacana ter um post disso, e realmente a Capcom foi desleixada, assim como outras produtoras de games, esse post foi muito esclarecedor na capacidade de audio do Mega Drive, tem jogos que realmente o Mega era superior, vi uma entrevista do criador do jogo Pier Solar e ele comenta um pouco sobre o audio do Mega Drive e que existem algumas maneiras de se digitalizar as vozes e era complicado pra fazer igual esse patch do Street Fighter, pois a programação pro chip de audio era bem mais complexa e demandava mais tempo, o que levava as fabricantes de games a optarem pelo caminho mais curto!
Gostei da matéria e dos vídeos comparativos,mas nos comparativos o erro é usar o som dos emuladores dos consoles, eles conseguem reproduzir fielmente o som do snes e não conseguem do mega drive, tem muita gente que relata isso a dificuldade de emular o som do mega podem pesquisar.
No video comparando o som de mega drive o som é sujo, de baixa qualidade, e definitivamente não reflete o que era no console, tenho 2 mega drives aqui,liguei o street fighter 2 ce que eu tenho desde a infância, conectei na placa de som e capturei o audio direto do video game e o som é limpo,tanto no console como no pc, e nos emuladores não.
Então subi o audio do cenário do ryu pro youtube tirado do console e não de emuladores.
https://www.youtube.com/watch?v=dT5pW0g1ESU
Verdade, tem gente que reclama da emulação de áudio do Fusion; o Exodus promete emular perfeitamente, mas é pra "audiófilos". Vou fazer outro vídeo assim que puder com o som do hardware, esses vídeos do post podem ter sido prejudicados também na conversão (uso o Camtasia, talvez tenha errado em algum ajuste). De qualquer forma, acho que a proposta deles foi cumprida.
O seu vídeo não consegui ver, está marcado como privado.
Opa foi mal realmente estava limitado pra ser privado já alterei, um colega aqui me disse que o do snes tb poderia ser melhor, e realmente o som direto do hardware dos 2 seria mais justo.
Só cuidado não pegue um "super megadrive 3",que aquilo nem mega drive é tem uma plaquinha que simula o console,tem menos compatibilidade e gráficos piores que o megadrive normal, pra identificar é só abrir a porta pra ligar o sega cd, se tiver o conector é mega drive de verdade.
Minha conclusão sobre as musicas do stf2 o mega drive é mais fiel ao arcade levando mais a experiencia do arcade nesse quesito perdendo em outros para o snes, que tem graficos e vozes melhores.
Ah sim, esses "Mega Drives" que a TecToy despeja no mercado são praticamente emuladores travestidos. Acho que a sua conclusão é parecida com a minha: é muito mais fiel no Mega, lembrando que fiel é diferente de "superior tecnicamente".
Cara, cada um realmente tem suas vantagens. Tem muita coisa linda no SNES com eco e instrumentos mais reais, só que a percussão das músicas do Mega são muito empolgantes...
Concordo. O Snes tem sua óbvia vantagem técnica mas no fim das contas o que vale é o gosto pessoal.
Muito bom o tópico, esclarece muito esse tema tão polêmico entre os hardwares de som do Mega e Snes... Parabéns cara!
Obrigado, Alexsandro! Claro que o conteúdo aqui tem muito de opinião pessoal, então o pessoal pode discordar à vontade.
Olá meu caro Daniel, essa é uma das melhores matérias que você já publicou, excelente! Mas ... como você deixa de lado uma das melhores trilhas dos 16bit de todos os tempos?
Glaylancer: https://www.youtube.com/watch?v=y68mENG2VlI&index=3&list=PLDEBCD64DC6828251
Em relação a temas orquestrados, claro que o SNES é top, porém a gloriosa Konami compôs trilhas orquestradas espetaculares em: (principalmente a da última fase).
Castlevania Bloodlines: https://www.youtube.com/watch?v=qxb7Zfay0dY
Matéria digna de reconhecimento, e é claro, está em meus favoritos.
Grande O-H, valeu!
Putz, vacilei mesmo com o GlayLancer... mas tinha tanta trilha soda em shooter que acho que até outros devem ter passado batido, principalmente os exclusivos do Japão.
Não sei se vcs conhecem, mas o jogo Gargoyles do Mega também tinha uma boa trilha sonora, pelo menos eu achava. Souberam dar um tom bem medieval para as musicas:
Olha só https://www.youtube.com/watch?v=OKq_w9dxKAM
Ótima matéria! Abraço!!
Gargoyles é demais mesmo, lembro que ele passou batido na época (por mim, só fui jogar anos depois), e grande som.
Valeu Rodrigo!
Caramba, que aula! Adoro chiptune, esse post está 10!
Valeu Niemann! Tem muita coisa aparecendo feitas com amostras de chips antigos, também curto bastante.
Exceto na música do jogo das Tartarugas Ninjas, onde a do Mega realmente é melhor, no resto, inclusive nas músicas do Street Fighter, o som do Mega é um lixo. Esse eletrônico cheio de bip soa hoje em dia extremamente antiquado, quase como um Master System. Eu particularmente odeio esse tipo de som do Mega. Por ironia do destino, no entanto, minha trilha sonora predileta de toda a história dos videogames é a do Sonic do Mega, que é um som superior a qualquer jogo do console tanto em qualidade sonora quanto em inspiração artística.
Acho que o criador do texto é 100% Seguista pra enxergar o som do Street do Mega superior ao do SNES.
Eu não disse que tecnicamente o som do Mega Drive é superior, seria insanidade e falta de conhecimento dizer isso. A questão é que esses bips são o som da geração do Mega Drive, da época em que foi lançado, era como os arcades soavam, e a Sega queria um videogame que soasse parecido com o arcade.
Por isso as trilhas de Street Fighter soam mais parecidas - ouça especialmente a do Ryu, é bem perceptível como no SNES a música foi refeita com mais instrumentos. É mais rico, mas diferente do arcade.
Concordo. Realmente, se a questão era ser o mais semelhante possível, o mega realmente fica na frente, agora, isso aqui tem que ser revisto. O som dos originais nem de longe são perfeitos. As músicas do Street F por exemplo, são lindas mas tbm são limitadas quanto ao seu hardware. A Sega sabia que não poderia fazer uma trilha sonora muito melhor do que a original, por isso, em relação à fidelidade, o mega realmente fica na frente. Por outro lado, dizer que o som era mais bonito no mega do que no snes é coisa de seguista. Tá louco! Tire a mão do coração e deixe seus ouvidos analisarem sem se deixar levar pelo que você sente pelo Mega, que tem seus méritos, mas tratando-se de áudio, não há que se falar em qualquer vantagem frente ao Snes. Obs: adoro tanto o Snes qto o seu rival, tanto que não acho necessário se fazer valer de artifícios baratos pra dizer que o Mega Drive foi um excelente console. Apenas sou realista e procuro julgar pela razão e não pelos sentimentos.
"A Sega sabia que não poderia fazer uma trilha sonora muito melhor do que a original", a questão não é fazer melhor, mas a melhor conversão arcade > console. O som do Mega é muito mais parecido, em termos de desenvolvimento do hardware, com um arcade do que o SNES, logo é natural que soe muito mais parecido. A trilha do SNES, como disse no texto, tecnicamente é bem superior, mas é menos parecida com o "som de arcade" típico.
Belo artigo !
As gerações de games passadas cada empresa tinha uma grande diferença em relação a outra no quesito gráficos e principalmente som isso que era a grande jogada , em relação a esta nova geração é um pouco difícil fazer comparações em relação ao som ou até mesmo os gráficos pois quase é tudo muito parecido ou igual só mudando os joysticks e alguns exclusivos.
Valeu, Jefferson! É verdade, até falo disso num post recente sobre as gerações de consoles: os atuais, e já de uns anos pra cá, perderam a personalidade, são todos muito nivelados e os exclusivos que se virem pra ganhar jogador.
Muito boa matéria uma das melhores já feitas, porem não se ninguem falou o que vou falar, mas enfim, em certa parte da matéria se entendi bem foi dito que tal jogo não lançado time trax, bem se é isso qe quiz dizer devo deixar relatado que tive original a caixa e manual. e americano. rsrs realmente ele foi lançado assim como time slip na qual jogo sumiu da face da terra rsrsrs porém queria dizer mega drive sim sempre teve melhor hardware, porém certos produtores deixava peteca cair e muito jogos na qual o som éra lamentável, como zool, top gear, turrican etc..abração show de bola o site parabéns!
Obrigado, xará!
Estranho você ter o original, todos os lugares que falam dele, consta como não lançado. Será que o que você tem não é um daquele repro, "feitos em casa", por assim dizer?
Será que um Corridors of time ficaria legal no chip do genesis? alguem tem uma amostra ae? *-*
Putz, eu curto tanto a trilha do Chrono Trigger, que acho que estranharia ela refeita no Mega, apesar de ter curtido essa da introdução.
Só sei que aquelas mais instrumentais tipo do tema do Frog, provavelmente não ficaria legal...
A principal decepção no Snes era que, tirando Nintendo, Konami e Square as demais empresas conhecidas não faziam trilhas sonoras decentes, enquanto isso no Mega Drive podemos citar várias empresas (algumas pequenas e desconhecidas) que fizeram músicas memoráveis, como Asmik, W.A.S, Renovation Games (ou Telenet) Masaya, Sunsoft, Technosoft entre outras. O "supra-sumo" das músicas no Snes era ótimo mas no restante da biblioteca o Snes não era nada bom. No Mega o supra-sumo é tão bom quanto, e em toda a biblioteca encontramos dezenas de boas surpresas.
É exatamente meu ponto, Marcel. Claro que top x top, o SNES leva vantagem técnica, mas pouca coisa se salva da "média-baixa", são MIDIs insuportáveis sem fim (se bem que a biblioteca de jogos é grande e muita coisa nem cheguei a jogar. Mas pelo que vi dos dois, é isso).
Muito bacana o texto!
Um amigo mandou essa matéria num grupo de emails que participo e é bem o que eu penso mesmo. Outro amigo mandou outro link, explicando o porque o do Mega Drive soa melhor, já viu? https://www.youtube.com/watch?v=jLNKUT2ZbDI
Abraço!
Valeu Andrews!
Vi sim, esse vídeo está linkado ali na matéria - aliás, o melhor sobre o assunto, mais desenhado impossível.
Baita texto, parabéns Daniel.
O lado mais fraco do Mega era o som, mas com gênios como o Koshiro temos trilhas memoráveis até hoje.
Valeu Antonio! Pena que o Mega tinha aquele problema com vozes, ou muita gente teria uma visão diferente dele.
Ótima matéria, outra coisa que deve ser citada que esse som "estridente" também dependia do modelo do console que esta sendo usado, o vulgo model 1 amenizava muito isso, o conjunto de dacs e outros componentes de qualidade serviam como equalizadores e filtravam o som para o jogador.
Outro fator importante é que o mega não tinha uma engine padrão de som que todos jogos usavam, cada desenvolvedora / jogos usavam a sua própria engine de som, então além do compositor ter que saber usar o hardware a engine de áudio influenciava muito na qualidade final dos jogos.
Se posso ainda contribuir com exemplos tente por para galera ouvir a trilha de Vapor Trail, Glautlend,Masters of Monsters e Langrisser 2
Bem lembrado, a Sega andou castrando as versões posteriores do Mega e o som foi alterado. O lance do som tem duas faces: se por um lado ferrava a vida de quem criava, pois não tinha uma ferramenta padrão, por outro "incentivava" a variedade de sonoridades. Será que se tivessem uma engine oficial, não soariam todos parecidos demais (problema clássico do SNES)?
Dos sugeridos, a que mais me impressiona é a do Vapor Trail.
Gauntlet 4 https://www.youtube.com/watch?v=7WKKH6OAyS8
Vapor Trail https://www.youtube.com/watch?v=XG1c2U4ld2Y
Masters of Monsters https://www.youtube.com/watch?v=FR3HYFlXUXU
Langrisser II https://www.youtube.com/watch?v=uSHIegofTAE
Será que se tivessem uma engine oficial, não soariam todos parecidos demais (problema clássico do SNES)?
Bom, eu não acho uma "desvantagem" não ter uma engine de som padrão, isso dá liberdade ao desenvolvedor a sugar o máximo do hardware conforme a sua necessidade e situação, o problema era que o programador tinha que conhecer muito do hardare para fazer algo realmente bom, sem falar que tudo era em assembler que era uma tarefa bem difícil para programadores não tão talentosos como você mesmo disse..
Um caso curioso de engines de som é o Street Fighter 2 Turbo Beta de Mega Drive que tinha as vozes limpas e de alta qualidade, até melhores que as do super nintendo que são bem abafadas..., porém, não tinha vozes simultâneas e as músicas não estavam tão bem feitas..
https://www.youtube.com/watch?v=jvZwjB-XRi4
Enfim é um assunto complexo, e fico muito feliz com a sua matéria e sua vontade de mostrar isso ao público, parabéns !
Claro huheuahauahe, "desvantagem" é só modo de falar - se tivesse uma, teria facilitado pra muita gente. Valeu!
Daniel desculpa ficar respondendo seus comentários, mas sempre lembro de algo interessante para compartilhar com você, falando do TMNT-TIT uma faixa muito interessante que costumo mostrar para as pessoas são essas saca só..
Starbase Arcade / Mega / Snes
https://www.youtube.com/watch?v=T8IkLACehms
https://www.youtube.com/watch?v=YdRYEUWJLmI
https://www.youtube.com/watch?v=3M8mrARmWws
Pode comentar o quanto quiser, o espaço é pra isso mesmo =D
Quando ouvi o do arcade, pensei "no Mega não vai ter aquele "HEY HEY HEY", mas não tem é no SNES heuheau que estranho. Por mais bonitinho que sejam os instrumentos, fica muito diferente.