Jogo da chinesa Game Science, inspirado em tradicional romance local, foi lançado em agosto de 2024 com grande adesão do público.

0

Black Myth: Wukong é um RPG de ação, desenvolvido e publicado pela Game Science em 2024. O jogo é inspirado no romance mitológico chinês Jornada ao Oeste, seguindo a trama do macaco antropomórfico baseado no personagem Sun Wukong da história.

- Anúncio -

Jogabilidade

Black Myth: Wukong é um RPG de ação, com elementos Soulslike. É um jogo single-player, jogado de uma perspectiva de terceira pessoa. O jogador controla um protagonista macaco conhecido como Destined One, baseado em Sun Wukong do romance.

A arma do protagonista é um cajado baseado no Ruyi Jingu Bang do romance. O cajado pode se estender e encolher de tamanho durante o combate. As três posturas do cajado, que são a postura de esmagamento, a postura do pilar e a postura de estocada, fornecem versatilidade nas lutas.

A mecânica de combate envolve gerenciamento de recursos. O foco pode ser acumulado ao lançar ataques leves, executar esquivas bem cronometradas e outros meios. Um ponto de foco é obtido quando o medidor de foco é preenchido. Esses pontos podem ser usados ​​para iniciar um combo variado, encadeado a ataques leves, ou para carregar um ataque pesado por conta própria. A resistência é esgotada ao correr, desviar e atacar.

As magias têm tempo de recarga e consomem mana. Elas são categorizadas em misticismo, alteração, fio e transformações. O protagonista usa transformações para se transformar em uma criatura diferente. Um exemplo é a transformação Marés Vermelhas, que assume a forma de Guangzhi, um homem-lobo que empunha uma glaive flamejante. As transformações vêm com seus próprios movimentos e saúde. Elas estão disponíveis no tempo de recarga, mas não custam mana, e duram até terminar seu poder, que é esgotado ao atacar, ou a saúde acabar.

Os espíritos fornecem uma habilidade e efeito passivo se estiverem equipados. Chefes yaoguai derrotados podem deixar para trás seus espíritos, que podem ser adquiridos se forem absorvidos em uma cabaça. As habilidades espirituais funcionam como transformações para fazer um ataque único. O Qi é usado para ativar habilidades espirituais. Um exemplo de espírito é o Wandering Wight, que faz um ataque de cabeçada.

O jogo segue uma progressão principalmente linear intercalada com áreas exploráveis. Existem santuários de guardiões, que funcionam como checkpoints para o jogador, ao longo do caminho. Em todo o mundo, o protagonista encontra vários yaoguai como inimigos. A dificuldade do jogo não pode ser alterada pelos jogadores, mas não permanece a mesma durante a partida.

História e desenvolvimento

A decisão da chinesa Game Science de fazer um jogo single-player foi tomada em 2018. A equipe de desenvolvimento mudou-se de Shenzhen para Hangzhou em dezembro daquele ano. Eles consideraram o custo de pesquisa e desenvolvimento alto desde o início do projeto, então não tinham grandes expectativas de lucratividade inicialmente. No entanto, queriam criar um jogo single-player em seu próprio estilo, com foco em temas culturais tradicionais.

Eles discutiram temas como xianxia e wuxia, mas estavam mais entusiasmados com a Jornada para o Oeste. Black Myth: Wukong foi anunciado com um trailer mostrando a jogabilidade em sua versão pré-alfa em 20/08/2020. O trailer demonstrou o jogo construído no Unreal Engine 4, com o protagonista explorando o ambiente e lutando contra vários inimigos em um local conhecido como Black Wind Mountain.

Em um dia, o trailer teve quase dois milhões de visualizações no YouTube e dez milhões de visualizações no site chinês Bilibili. Como a equipe de desenvolvimento da Game Science era pequena, o trailer foi lançado para atrair pessoas ao estúdio para ajudar a produzir o jogo. A equipe começou com sete pessoas, e tinha trinta pessoas na época do anúncio. No passado, eles recrutavam dentro de sua própria rede pessoal, mas perceberam que não seria suficiente para o projeto. A popularidade do trailer superou em muito suas expectativas e resultou em mais de 10 mil candidatos, mas eles mantiveram seus planos de recrutar entre dez e quinze pessoas para não expandir muito rápido e perder a visão original.

O projeto migrou para o Unreal Engine 5, fato revelado por meio de um trailer em 20/08/2021. A Game Science explicou que a mudança ajudaria em sua busca pelo realismo.

Ao projetar o ambiente, a equipe conduziu estudos presenciais de vários locais. Eles fizeram varreduras de edifícios e estátuas para recriá-los ou usá-los como base no design. Vários atores forneceram captura de movimentos, usada para diferentes personagens. O ator Yin Kai forneceu a captura de movimento para o Destined One, entre outros personagens. Ele, praticante de artes marciais, observou que a maioria de suas ações eram para o protagonista durante o combate.

O som, incluindo a música e as vozes, foi coproduzido pela 8082 Audio. O jogo apresenta uma adaptação da música tema "Yungong Xunyin", composta por Xu Jingqing, da série de televisão Journey to the West, de 1986. Os créditos finais listam mais de 140 pessoas na equipe de desenvolvimento.

Black Myth: Wukong teve orçamento de US$ 70 milhões ao longo de seis anos de desenvolvimento, conforme relatado pela Bloomberg. Isso foi, em parte, contribuído pelo investidor Hero Games. O produtor Feng Ji revelou que eles planejaram Wukong para ser a primeira parte de uma série Black Myth, que exploraria diferentes histórias da mitologia chinesa. O jogo foi internamente chamado de B1, que significa Black Myth One, em referência ao seu status como o primeiro da série. Eles já têm ideias para outros dois títulos da série. Daniel Wu, da Hero Games, confirmou que uma expansão para o jogo está em andamento.

Lançamento

Black Myth: Wukong foi lançado para PlayStation 5 e Windows em 20/08/2024. Uma versão para Xbox Series X/S está planejada, com data de lançamento a ser anunciada.

Em janeiro de 2023, a Game Science publicou um curta-metragem promocional celebrando o próximo Ano do Coelho, que revelou que o jogo seria lançado no verão de 2024. Durante o The Game Awards em dezembro de 2023, um trailer anunciou a data de lançamento como 20 de agosto de 2024.

Black Myth: Wukong recebeu quatro edições:

  • Digital Standard Edition: contém o jogo base.
  • Digital Deluxe Edition: adicionalmente, fornece conteúdo bônus no jogo e uma trilha sonora digital selecionada. O conteúdo consiste na arma Bronzecloud Staff; o equipamento Folk Opera Mask, Folk Opera Almsgiving Armor, Folk Opera Leather Bracers e Folk Opera Buskins; e os curiosos Wind Chimes.
  • Deluxe Edition: edição física, vem com os itens colecionáveis Steel Case, The Constricting Headband, Chaos at the Peach Banquet (impressão colorida em pergaminho de seda), Wind Chime (colar), Thunderstone (anel), Gold Sun Crow (broche), Stamps and Postcard e Certificado de Garantia.
  • Collector's Edition: edição física com Steel Case, Confront Destiny (estatueta protagonista), Teaching of the Heart Sutra (impressão colorida em pergaminho de seda), Wind Chime, Thunderstone, Gold Sun Crow, Stamps and Postcard e Certificado de Garantia.

Ambas as versões físicas incluem um código de ativação para a Digital Deluxe Edition no WeGame para compras no JD.com, ou no Steam para compras no exterior. Um disco físico não está incluído em nenhuma edição. A Game Science declarou que está explorando opções para oferecer discos físicos, mas  limitações em recursos offline dificultaram a oferta de discos físicos simultaneamente com o lançamento.

Black Myth: Wukong era o jogo mais desejado no Steam em maio de 2024. As pré-encomendas do jogo foram lançadas em 8 de junho de 2024. Isso veio com o conteúdo do jogo Trailblazer's Scarlet Gourd, que também pode ser obtido por meio da progressão no jogo.

Conforme relatado no início de agosto, o jogo ficou em primeiro lugar na tabela de mais vendidos do Steam no mundo. Quando o pré-carregamento do jogo foi ao ar pouco antes do lançamento, o uso da largura de banda de download no Steam atingiu seu pico mais alto de todos os tempos, 70 terabytes por segundo, superando o recorde anterior de Cyberpunk 2077 em 2020.

A Hero Games, parceira de marketing, alegadamente enviou a alguns criadores de conteúdo um e-mail com um código de ativação e instruções para não discutir política, "agenda feminista", Covid-19 e outros temas na cobertura do jogo no lançamento.

Atraso no Xbox

Em junho de 2024, revelaram que a versão do jogo para Xbox Series X/S estava adiada para atender aos seus padrões de qualidade. Relatórios sugeriram que isso pode ser devido às limitações técnicas do Xbox Series S; algumas fontes sugeriram um vazamento de memória no Xbox como o possível problema.

A IGN, contudo, relatou que o atraso foi, de acordo com fonte não identificada, por causa de um acordo de exclusividade com a Sony e não por problemas técnicos. A Microsoft respondeu que o atraso não foi devido às limitações do Xbox e Jeff Grubb da Giant Bomb declarou, após falar com suas fontes, que a Sony não tinha nenhum acordo de marketing em vigor para manter o jogo como exclusivo.

Recepção crítica

Black Myth: Wukong recebeu avaliações geralmente favoráveis no PC e no PlayStation 5 dos críticos, de acordo com o site agregador de avaliações Metacritic.

Nikkei Asia relatou que Black Myth: Wukong marcou uma mudança notável em direção a jogos premium e públicos internacionais na indústria chinesa de videogames. Durante o pré-lançamento, Soulframe Liang, diretor de Phantom Blade Zero, comentou que, se Black Myth: Wukong tiver sucesso no mercado nacional e internacional, as pessoas estariam confiantes sobre outros jogos em sua indústria e que ele achava que seria de fato um grande sucesso.

A popularidade do jogo conseguiu impulsionar as vendas do PlayStation 5, que alcançou o topo em hardware de videogame e teve o dobro das vendas do mesmo período do ano passado no Tmall do Alibaba na semana anterior ao lançamento do jogo, por exemplo, no mercado chinês. O jogo levou a um aumento substancial do turismo para os locais do mundo real das cenas do jogo. A personagem Fourth Sister se tornou assunto popular para cosplay no Bilibili, Douyin e outras plataformas.

O jogo ganhou o prêmio de "Melhores Visuais" e foi indicado para "Mais Épico" na Gamescom em 2023.

Enredo

Após escoltar seu mestre Tang Sanzang e recuperar as escrituras budistas em uma perigosa peregrinação ao Ocidente, Sun Wukong ascende ao estado de Buda. No entanto, ele acaba por rejeitar a vida na Corte Celestial e escolhe se deleitar com as alegrias simples da vida no Monte Huaguo.

A Corte fica desconfiada de sua escolha de renunciar à vida superior e envia um exército liderado por Erlang para forçá-lo a se submeter à Corte. Sun Wukong duela com Erlang, mas é incapacitado pelo diadema que o prende à Corte e é selado em pedra. Antes de ser selado, Sun Wukong é separado de seus seis sentidos, cada um correspondendo a uma das seis relíquias espalhadas por toda a China.

Ao longo dos próximos séculos, os macacos do Monte Huaguo enviariam jovens guerreiros para recuperar as relíquias para reviver Sun Wukong. Um desses macacos, conhecido como O Predestinado, parte em sua busca para encontrar as relíquias.

Imagens

Ficha técnica

Desenvolvimento
Produção
Feng Ji
Jogadores
1 (single-player)
Estilo
Action RPG
Personagens
Sun Wokong

Lançamentos

PlayStation 5

Ver ofertas no Amazon

Ver ofertas no eBay

Ver lançamentos para PlayStation 5
Arte Título Área Data Class. UPC/EAN
black myth wukong arte capa Black Myth: Wukong1 bandeira wd 20/08/2024 -
1 Versão física é um case que inclui código para resgate de cópia digital do jogo.
Game Cross-platform Game
- Ads -

O Memória BIT faz moderação de todos os comentários. Mantenha uma atitude civilizada. Para saber mais, leia nossas regras de comentários. Ao comentar, fica estabelecido que você leu e concordou com as regras.

Deixe seu comentário

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
User score CAPTCHA falhou. Entre em contato conosco!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.