A Nintendo vez ou outra dá suas pisadelas na bola com consoles, como ao insistir em usar cartuchos no Nintendo 64 quando o mundo todo já havia caminhado para os discos digitais. Mesmo assim, ele foi um videogame bem legalzinho, que apesar das limitações técnicas de chips, teve jogos do nível de Zelda 64, Mario 64, Perfect Dark e mais uma porrada de "sessenta e quatros" muito bons.
E já que era cartucho, por que não lançar um Nintendo 64 portátil? Será que a Nintendo não cogitou? Tanto faz, porque tantos anos depois, um certo Bungle, que faz modificações em consoles antigos, realizou o sonho de muita gente com um belo e funcional.
Segundo a postagem em seu fórum, onde demonstra o aparelho, esse é o quarto modelo desenvolvido (tem um outro parecido com o pad do Wii U, veja no canal dele no YouTube), e dessa vez devem vir mais. Tem tela de 3.5 polegadas, memória interna, Rumble Pak, Expansion Pak e possibilidade de controle externo de GameCube; sua bateria dura em torno de 4 horas e 15 minutos, incluindo indicador de carga.
E o melhor é que não parece um monte de gambiarra tosca como alguns projetos às vezes terminam: ficou bonito, com botões bem dispostos, nem ficou trambolhão tipo alguns que de "portátil" só tem o nome. Parece até um produto oficial da Nintendo.
O único defeito talvez seja o tamanho da tela, mas para caber legal na mão e não violentar a bateria, até que está aceitável. Se ele lançasse ideia de produção em massa pelo Kickstarter (se pudesse, antes que a Nintendo resolvesse arrancar seus ovos), seria sucesso garantido.
É verdade que já existem alguns Nintendo 64 personalizados por aí, mas esse está "disponível". Quer um? Registre-se lá no fórum dele e faça sua oferta via mensagem privada, talvez possa encomendar. Senão, meta a cara num tutorial e desenvolva seu Frankensteindo-64.
Confira o vídeo dele funcionando:
Aposto que seu primeiro pensamento foi...