Uma das desvantagens da emulação é a falta do hardware original, certo? Algumas coisas são contornáveis, como controles. Mas não é a mesma coisa jogar numa tela moderna de PC, em relação ao que era sua saudosa ou não muito Telefunken.
Pensando nisso, um artista sueco chamado Love Hultén está produzindo o Yesterday Vision. E que é isso?
O Yesterday Vision é basicamente um monitor de 19 polegadas com recursos integrados para jogos. Mas não qualquer monitor, senão qual seria o sentido? O Vision tem a velha proporção de monitores clássicos, ou seja 4:3.
Alojado numa caixa de mogno, com alto-falantes e o visual de uma TV antiga, traz em si um Raspberry Pi emulando vários sistemas: SNES, NES, Mega Drive, Neo-Geo, arcades, Atari 2600, Nintendo 64 e PlayStation. Aliás, madeira parece ser "tendência" nessas retro-invenções, lembram do Neo-Geo em nogueira?
Com resolução de 1280 x 1024, o monitor tem entrada HDMI na parte traseira, permitindo o uso com dispositivos como Chromecast e consoles modernos. A imagem sai com filtro de distorção simulando o arredondado das telas convexas de CRT. Até quatro controles podem ser conectados via Bluetooth.
Ele também vende um conjunto de controles tipo arcade com acabamento similar, sob encomenda. E você pode encomendar tamanhos diferentes, como aquele gigante ali da galeria.
Salgado é pouco
O único problema é o preço. Fora impostos e envio, sai pela bagatela de US$2799 — na cotação do dia, 11 mil reais. Por um Pi numa caixa bonita, acho que não vai rolar muito por essas bandas...
O cara tem experiência com tais traquitanas. Seu portfólio tem uma série de emuladores especiais que parecem saídos dos anos 50 e 60. Ou de um episódio de Fallout.