Facebook bloqueia anúncios do jogo Road 96 por “conteúdo político inadequado”

O Facebook bloqueou anúncios do jogo Road 96, da Digixart. Caso não lembre ou conheça, falamos sobre Road 96 aqui. É uma aventura road trip em que o jogador viaja de carona; cada encontro vai afetando sua percepção da jornada.

Com foco em narrativa e usando cenários procedurais para ampliar a sensação de liberdade, a trama se passa em 1996, num país fictício chamado Petria. O objetivo (ou o pano de fundo da história) é fugir das mazelas causadas por um regime autoritário.

A combinação de palavras como "autoritário", "alcançar a fronteira" e "fuga" parece que não agradou os bots do Zuckerberg. Foi o bastante para a rede social qualificar a campanha como conteúdo político, levando ao bloqueio.

cena de road 96
O anúncio de Road 96 foi detectado pelos robôs do Facebook como "conteúdo político inadequado".

Segundo o Facebook, o material "não se encaixa nas políticas da plataforma para mensagens sociais, eleitorais ou políticas".

O que seria inadequado nisso? Ninguém entendeu.

O desenvolvedor Yoan Fanise disse que sua reação foi incredulidade, pensando que era alguma piada. O anúncio em questão tinha texto que só poderia ser interpretado como político e inadequado por um robô.

Mais que política

Fanise reforçou que Road 96 é mais do que uma história inspirada em política. Há um jogo envolvendo estrada, carona e "ter empatia por pessoas em situações diferentes e não familiares, inspiradas pelos personagens que encontram na estrada".

A meta é dar ao jogador a chance de desenvolver ideias e visões novas:

Só queríamos dar ao jogador uma forma de pensar – no fim deste jogo, dependendo do final que fizerem, perceberão que tudo pode ter um impacto. E o que você fizer, mesmo pequenas escolhas, farão o final ser muito diferente. A ideia é dizer "Posso ter um impacto, fazer coisas. Não sou só mais um humano, um pequeno humano no mundo."

Road 96 tem previsão de lançamento em 16/08 para Windows e Nintendo Switch.

Daniel Lemes
Fundador do MB, quase mil artigos publicados em dez anos pesquisando e escrevendo sobre games. Ex-seguista, fã de Smashing Pumpkins e Yu Suzuki.

Deixe seu comentário

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais recentes

Mais lidas