No Dia de Batman, relembre ou conheça sete games com o Homem-Morcego

Amanhã será comemorado mais um Dia do Batman. Sabia que isso existe?

A celebração, que começou em 2014, relembra a estreia do polêmico personagem nos quadrinhos Detective Comics. A série, publicada a partir de 1937, apresentou o Homem-Morcego pela primeira vez na edição 27, em maio de 1939.

Oras, se a publicação foi em maio, então por que raios o Dia de Batman é em setembro? A data foi escolhida pela DC para bater com a San Diego Comic-Con. Desde então, acontece sempre no terceiro sábado de setembro.

Vamos homenagear o ricaço traumatizado que se fantasia de morcego relembrando sete games com Batman, passando por quase todas as gerações.

Batman - The Video Game

Mega Drive, 1990

batman the video game mega drive

O primeiro da lista foi feito pela Sunsoft, inspirado no filme de Tim Burton, estrelado por Michael Keaton e lançado no ano anterior. É um típico jogo de plataforma com movimento horizontal de seu tempo, que segue mais ou menos fielmente o enredo do cinema.

Apesar de ser curto e não muito difícil, aproximou-se mais do enredo do filme do que a versão para o Nintendinho, lançada ainda em 1989 também pela Sunsoft. Mesmo assim, não faz feio e é recomendado para fãs de games antigos e do morcego.

Batman: Return of the Joker

NES, 1991

gargulas batman nes

Excelente jogo de plataforma também feito pela Sunsoft, é um dos poucos originais, ou seja, que não foi baseado diretamente em algum filme ou animação. No enredo, o Joker escapou do Arkham Asylum e claro, cabe a Batman enfrentá-lo e a seus capangas ao longo de sete fases.

A Sunsoft caprichou nos gráficos e sons, conseguindo um resultado impressionante. Tudo é muito detalhado e colorido, com personagens muito bem desenhados para o nível do NES. Confira a análise que fizemos há alguns anos.

The Adventures of Batman & Robin

SNES, 1994

the adventures of batman robin snes

No fim de 1994, o seriado estava bombando e foram feitos jogos para consoles da época. Mega Drive e SNES tiveram versões distintas, sendo a do console da Nintendo assinada pela Konami. Segue o esquema clássico de estágios com um chefe final e ação com plataformas.

Cada fase representa mais ou menos um episódio da animação e Batman enfrenta os perigos do Coringa. Já no Mega Drive (em que o jogo foi feito pela Clockwork Tortoise, estúdio que só produziu esse jogo e faliu), o inimigo é o Senhor Frio.

Batman Begins

PlayStation 2 e Xbox, 2005

batman begins playstation 2

Produzido pela Eurocom e publicado pela EA, Batman Begins segue o enredo do filme, sendo lançado um dia antes do próprio filme. É um jogo de ação com elementos de stealth e beat 'em up, em que controlamos Batman em terceira pessoa.

O elenco original também forneceu vozes para o game, exceto por Gary Oldman, que fez o papel de Gordon no filme e foi substituído por Gavin Hammon. A recepção da crítica foi mediana, mas recebeu elogios pelos excelentes gráficos, especialmente no PS2 e Xbox (teve versões também para Gamecube e GBA).

Batman: Arkham Asylum

Multiplataforma, 2009

batman arkham asylum playstation 3

Produzido pela Rocksteady Studios e publicado pela Eidos, Arkham Asylum é um dos jogos mais lembrados de Batman. Inspirado em várias histórias de quadrinhos, ele coloca o herói dentro do Arkham Asylum, enfrentando inimigos em ação com stealth e combate, com uma jogabilidade simplificada e eficiente, que seria referência para games futuros.

Com uma das melhores – se não a melhor – recepção crítica e de público para um jogo de Batman, Arkham Asylum ganhou versão remasterizada anos depois e está disponível para consoles de 7ª e 8ª gerações, além de PC. Indispensável para fãs do personagem.

Batman: The Enemy Within

Multiplataforma, 2017

batman the enemy within

E nem só de plataformas e ação se faz um jogo de Batman, como provou a Telltale em 2017 com uma aventura gráfica típica da casa. The Enemy Within mistura narrativa de múltiplos caminhos com partes em quick time events, mostrando Batman contra Charada – também aparecem Arlequina, Coringa e outros conhecidos.

É um dos jogos que mais explora as "duas faces" de Batman, como vigilante ou milionário atormentado, podendo adotar um caminho legalista com o Comissário Gordon, ou métodos "menos convencionais" de Amanda Waller. Foi um das últimas produções da Telltale: o estúdio faliu pouco depois.

Gotham Knights

Multiplataforma, 2022

gotham knights robin

Gotham Knights será um jogo de RPG e ação, que está sob produção da WB Montréal e deve chegar em algum ponto de 2022. Prometido para consoles da geração passada e atual, além de PC, vai usar personagens do universo Batman, mas após a morte de Bruce Wayne.

Gotham estará sob um período de caos e o jogador controlará os Dark Knights – Nightwing, Batgirl, Robin e Red Hood. Cada personagem terá habilidades próprias e entre vilões, estão confirmados a Corte das Corujas e o Senhor Frio.

Daniel Lemes
Fundador do MB, quase mil artigos publicados em dez anos pesquisando e escrevendo sobre games. Ex-seguista, fã de Smashing Pumpkins e Yu Suzuki.

1 COMENTÁRIO

  1. Essa semana mesmo zerei o clássico Batman do Nes e hoje assisti o filme clássico de 89, bons tempos de antigamente!!!! valeu

Deixe seu comentário

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais recentes

Mais lidas