O 3DO Interactive Multiplayer ou apenas 3DO foi um padrão para consoles da 5ª geração, criado pela 3DO Company. Idealizado por Trip Hawkins, o aparelho foi produzido pela Panasonic, Sanyo e GoldStar a partir de 1993. Com CPU 32-bit e usando CDs como mídia, teve forte campanha de marketing e promessa de ser uma máquina multimídia. Foi um dos videogames mais caros de sua época, mas atrasos no lançamento fez com que sofresse concorrência direta de aparelhos mais modernos e acessíveis como o Saturn e o PlayStation, levando o sistema ao fracasso comercial e descontinuação em 1996.

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Lançamento
Geração
Fabricante
  • Panasonic
  • Sanyo
  • GoldStar
Descontinuação 1996
CPU 32-bit ARM60, 12.5 MHz
Memória
  • 2 MB RAM principal
  • 1 MB VRAM
  • 32 KB buffer RAM para o leitor de disco
Resolução
  • 320 x 240, 60 Hz (NTSC)
  • 640 x 480, 60 Hz (NTSC)
  • 384 x 288 a 50 Hz (PAL)
  • 768 x 576, 50 Hz (PAL)
Mídia CD-ROM 300 Kbps
Conexões
  • switch RF
  • saída RCA
  • S-Video
Venda estimada ± 2 milhões
Jogo mais vendido Gex (± 1 milhão)
Acessórios
  • Video CD Adapter
  • Konami Justifier
Alimentação AC 120 V 60 Hz, 30 W (modelos americanos)
Slogan The Most Advanced Video Game System in the Universe
Imagens

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