CD Projekt Red pode ser processada por caos em Cyberpunk 2077

O inferno do estúdio CD Projekt Red parece longe de terminar. Depois de lançar o aguardado Cyberpunk 2077, veio a ira do público, especialmente donos de consoles da geração passada.

Cheio de problemas e beirando o injogável, a quantidade de gente pedindo reembolso foi tão grande que a Sony mudou sua política. Antes, orientava os clientes a esperar os patches de correção; depois tirou o jogo da PlayStation Store e avisou que dará reembolso a todos que compraram qualquer versão da bomb... digo do jogo. A Microsoft (ainda) não o tirou, mas também deu garantia de reembolso irrestrito.

Aí veio o pesadelo de qualquer empresa: ações despencaram na bolsa polonesa. E para piorar, há planos de ação coletiva em curso contra a CD Projekt Red. Um dos investidores, que também é advogado, estuda a possibilidade e convoca colegas interessados.

cyberpunk 2077 banner

De acordo com Mikołaj Orzechowski, advogado em Varsóvia e investidor da CDPR, o que o estúdio fez seria potencial crime, violação do Art. 286 do código penal do país, "misrepresentation (algo como fraude) de modo a receber benefício financeiro".

Estrago (ir)reparável?

Ainda que o jogo rode "mais ou menos" bem em consoles da atual geração e PCs, fãs estão indignados. Foram quase nove anos de promessas empolgantes e o resultado... Além de taxas de quadros horrendas, há bugs e glitches aos montes como vegetação no chão de lugares fechados, veículos que explodem sozinhos ou caem do céu, personagens com movimentos impossíveis, NPCs em T-pose e gente sem calças andando de moto. Entre muitos, muitos outros.

Segundo vazamentos, o caos era mais ou menos esperado. A CD Projekt Red teria aplicado crunches severos no mínimo desde maio de 2019. "Mal estávamos saindo do estágio alfa naquele ponto e a maioria dos desenvolvedores avisaram que era impossível fazer um jogo INTEIRO do esboço em um ano", contou o funcionário em conversa no Reddit. O jornalista Jason Schreier, do Bloomberg News, confirmou a autenticidade da mensagem.

Segundo o funcionário, quando perguntaram à gerência o que aconteceria se não cumprissem o prazo (dezembro de 2019), a resposta foi "temos que cumprir, não há plano B". Excelente trabalhar assim, hein? Só depois do primeiro crunch a empresa aceitou que a meta era irrealizável.

As promessas foram demais para o que o estúdio era capaz no tempo hábil. Ex-funcionários contaram que possibilidades de customização, alardeadas como espetaculares ao longo do projeto, seriam bem menos que isso. Alguns descreveram o ambiente como caótico, com brigas internas, crunches desnecessários e engenheiros veteranos saindo.

O envolvimento do astro Keanu Reeves só serviu para aumentar o hype.

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Na E3 de 2019, Keanu Reeves foi ao palco anunciar a data de lançamento de CP2077, então marcado para abril de 2020. Ele teria gostado do jogo o bastante para pedir uma participação maior.

A CDPR, que se prontificou a bancar o refund em massa do próprio bolso, trabalha sem trégua nas correções. Segundo o The New York Times, há uma troca de acusações rolando: designers apontam o dedo para executivos da CDPR que os pressionaram pelo prazo. Os executivos não falam abertamente, mas estariam insatisfeitos com a Sony pela forma como lidaram com o problema: tirando o deles da reta, não sem razão.

E os jogadores? Vão pedindo reembolso. E destruindo o jogo no Metacritic – no momento com nota 3.2 na versão PlayStation 4 e 4.4 no Xbox One. A versão PC, mais estável nas máquinas de quem tem configurações muito boas, ostenta nota mais generosa: 7.1.

E fuçando o Twitter da empresa para cobrar promessas.

Não se preocupe. Quando pensar em CP2077, pense em nada menos que The Witcher 3 – um single player enorme, mundo aberto, RPG focado na história. Sem pegadinha, você recebe por aquilo que pagar – sem sacanagem, só jogo honesto como em Wild Hunt. Deixamos a ganância para outros.

No momento, o hotfix mais atual é o 1.05. Ele corrige uma quantidade tão grande de bugs e glitches que é difícil acreditar que tenham lançado o jogo nesse estado. Não tinham equipe de debug e teste ou foi só pressa?

Como diria Miyamoto, "Um jogo atrasado pode ser bom, mas um jogo ruim será ruim para sempre". A CDPR vai conseguir arrumar a lambança (como a Hello Games em No Man's Sky) ou CP2077 terá fama de ruim em definitivo?

Daniel Lemes
Daniel Lemes
Fundador do MB, mais de mil artigos publicados, mais de dez anos pesquisando e escrevendo sobre games. Ex-seguista, fã de Smashing Pumpkins e Yu Suzuki.

3 COMENTÁRIOS

  1. Eu, como amo videogames, fico triste com essa "novela" que se tornou CP 2077. Vamos torcer para que os gamers de consoles tenham seu reembolso, e que no futuro o jogo e a empresa consigam superar essa fase.

  2. O grande problema de CP2077, infelizmente, vai além de bugs e outros problemas técnicos.
    Mesmo que a CDPR corrija todos os bug, performance e até consiga alguma melhora gráfica nos consoles, ele jamais será o jogo que prometeram.

    Em cutscenes e alguns trechos "scriptados" é possível identificar o jogo que vimos por tanto tempo em trailer a apresentações. Mas boa parte da gameplay passa uma sensação amarga de mais do mesmo. A revolução que ia mudar para sempre a indústria dos games simplesmente não lá.

    Talvez CP2007 revolucione a indústria, mas de uma forma totalmente diferente.

    • Se este fato servir de lição para outras desenvolvedoras também, vai ser bom. Eu até estava na esperança que o jogo trouxesse uma homenagem ou citação ao Atari 2600, pois em 2077 ele fará 100 anos de lançamento. Centenário! 🙂

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