Capcom Encyclopedia, a enciclopédia de personagens e curiosidades

2
345

Quais personagens estiveram em todas as gerações de Street Fighter, incluindo os crossovers? Qual a relação entre os personagens da série Resident Evil? Qual o único humano não-"mágico" em DarkStalkers, que faz dele o mais "normal" entre os lutadores? Quem é Sexy Silvia, Mack the Knife, Nina e Chiki Chiki Boys?? Qual o sobrenome do Mega Man???

Nem o mais fanático dos fãs deve saber todos os pormenores encontrados na 30th Anniversary Capcom Character Encyclopedia, volume lançado pela DK Publishing em homenagem aos 30 anos da empresa, e que traz uma miríade de fatos de seu universo. São mais de 200 personagens Capcomianos, indo desde clássicos como Resident, Street e Mega Man, mas também falando de títulos bem menos conhecidos como Power Stone, Cyberbots: Fullmetal Madness e Under the Skin.

A enciclopédia é de fatos rápidos, estatísticas, biografias e informações históricas, além de ilustrações e informação adicional sobre as criações da casa desde 1983, tudo em 208 páginas com capa dura. Claro que Ryu, Mega Man e Strider Hiryu estão lá, mas não estranhe ao descobrir caras que nunca viu, saídos de games semi-anônimos no ocidente.

Capcom 30th Anniversary Character EncyclopediaAliás, se você é fanboy da Capcom, essa deve ser a maior graça do livrão, já que pelo que deu pra sacar, não tem nada MUITO aprofundado. Não espere uma Wikipedia gringa de dados. Apesar disso, há coisas que ajudam a entender melhor tramas e detalhes técnicos, os "meandros" da Capcom e seus jogos.

Por exemplo: Demitri Maximoff, de DarkStalkers. Além de ser um vampiro malvadão que atacou o clã dos Aenslands pelo controle de Makai, o mundo dos demônios, é também uma das figuras mais conhecidas dos fighting 2D. Então porque só Felicia ou Morrigan participam com frequência dos crossovers "Fulanos vs. Capcom" e Demitri não? Só porque são gostosinhas (a Felicia nem tanto, né tarados?) e ele um monstrengo diabólico?

A resposta está no Midnight Bliss, aquele movimento do vampiro que transforma o rival em mulher (ou se o oponente for mulher, quase sempre numa safadinha), então drena o poder vital do lutador. Ataque clássico, mas um pé no saco para os designers: cada vez que Demitri entra no elenco de um game, requer a versão feminina de cada personagem por causa do Midnight Bliss. Graças ao trabalho extra necessário só pra manter um personagem coeso com suas raízes (tesourar o movimento seria meio descabido), ele é preterido, enquanto Morrigan e Felicia pipocam por aí com frequência.

Já pensou nisso? É um dos fatos que a enciclopédia te ensina.

Se ficou curioso, pode dar uma espiada nas páginas divulgadas pela Capcom. Honestamente não achei tão grandioso em termos de ilustração e diagramação, nem parece coisa de uma data redonda e tão importante, está mais pra trabalho feito às pressas (em termos gráficos; de dados, a proposta acho que foi essa mais direta e básica mesmo). Seria melhor um livro com arte de primeiríssima, papel nobre, etc (e mais caro também, afinal é coisa pra colecionador). Ou não?

Capcom Encyclopedia Dante

Capcom Encyclopedia Strider

Capcom Encyclopedia Sir Arthur

Capcom Encyclopedia Phoenix Wright

Capcom Encyclopedia Mega Man

A Capcom Encyclopedia pode ser encontrada no site da Amazon por cerca de 14 dólares.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui