Sonic 2 HD: projeto de volta à ativa com nova engine

Problema entre os desenvolvedores havia levado ao cancelamento, mas a produção recomeçou do zero.

609

Lembra do projeto Sonic 2 HD, que apareceu uns anos atrás tocado por um pessoal fã da Sega, que prometia recriar o game em seus mínimos detalhes, em alta resolução? Depois de tretas internas, um dos cabeças saiu fora levando o código-fonte, o que impossibilitava a continuação - isso em março de 2012. Pouco depois rolou também a descoberta de um suposto keylogger na demo do jogo, mas não passava de uma pequena falha na programação.

Pois bem, se você, como nós, também queria ver Emerald Hill e toda a ação de um dos games mais queridos da franquia clássica de Sonic na glória do HD, alegre-se, pois a página oficial do projeto anunciou que ele está sendo oficialmente retomado.

Um talentoso fã do Sonic 2 colocou a mão na massa e criou uma nova engine para tocar o desenvolvimento. Depois de enviada para avaliação do pessoal que mantinha o original, ela foi aprovada e a equipe decidiu seguir adiante com essa nova ferramenta para trabalhar.

Sonic 2 HD Alpha - tela-título

Trabalho, aliás, que não será pouco, já que quase nada, exceto a biblioteca de artes do Sonic 2 HD Alpha, que havia sido disponibilizado com as duas primeiras fases, poderá ser aproveitado - é um recomeço do zero, falando de programação.

A nota oficial:

Olá a todos!

A única coisa mais surpreendente do que ver um post oficial aqui é anunciar que S2HD não está mais morto.

Você leu certo: o trabalho recomeçou em Sonic 2 HD! Com isto dito, gostaríamos de dar a vocês um breve resumo dos eventos recentes, que levaram ao reboot do projeto.

Como muitos de vocês sabem, a principal razão por trás do cancelamento foi a remoção do elemento de programação, sem possibilidade de retorno na forma em que existia. No ano passado, isso mudou. Antes que alguém pergunte: não, o principal programador e os membros da equipe de S2HD não estão reunidos; em vez disso, um fã do projeto criou de forma independente sua própria engine e enviou ao Vincent (Vicenzo Mastrorosato), líder do projeto, para avaliação. Após integrar elementos de arte da versão alpha e testá-las com sucesso, Vincent começou a avisar aos demais membros da equipe, e nós retomamos do ponto em que paramos, sem os que estão indisponíveis devido a suas obrigações da "vida real". Dois outros talentosos programadores ofereceram seus conhecimentos para recriar a física do game como era no original, e portá-lo para a plataforma Mac OS (que continua nos estágios mais iniciais possíveis, e não temos estimativa de quando será jogável, então fiquem ligados!).

Em resposta a algumas perguntas que vimos, o Alpha Release está oficialmente descontinuado e não teremos qualquer tipo de suporte, já que não temos o código-fonte. O próximo lançamento será totalmente reprogramado desde a base.

Daremos mais detalhes sobre como vocês podem nos ajudar nos próximos dias. É bom estar de volta!

Não há previsão de quando o jogo, ou até mesmo um beta, será disponibilizado. De qualquer forma, é muito bacana saber que fãs talentosos não ficam só choramingando. Vamos aguardar ansiosamente!

Se quiser acompanhar o andamento do projeto, siga a página do S2HD no Facebook.

Artigo anteriorEmerge outra cópia (protótipo) de Primal Rage 2
Próximo artigoQuais as gerações de consoles: cronologia dos videogames