Descobertos personagens beta de Virtua Fighter

23 anos depois, hacker descobre, além da primeira versão de Siba, de Fighters Megamix, mais protótipos de lutadores.

3

Em 1993, a Sega lançava um dos títulos mais influentes dos fighting 3D modernos: Virtua Fighter. O arcade produzido pela equipe AM2, liderada por Yu Suzuki, nasceu como conceito de como seriam os games de luta em alguns anos, já que o hardware evoluía depressa rumo aos polígonos. Com o sucesso, teve ports para Saturn, 32X e Windows, fora uma longa série de continuações e concorrentes como Tekken.

Eis que agora, mais de 20 anos depois, um curioso foi fuçar na imagem do jogo com o debugger do MAME e fez uma bela descoberta: personagens incompletos restaram no código. Estão lá a versão beta de Akira, o militar Jeff, além de um certo Majido — o mesmo Siba que havia aparecido em protótipos, mas deu lugar a Akira, voltando só em Fighters Megamix. Há também um design muito diferente da Dural, humano, um cara de cabelo castanho.

- Anúncio -

Segundo Jed Hudson, autor da façanha, tem mais coisa não usada, mas ele preferiu não soltar agora porque quer descobrir outras artes de cada personagem. Qualquer pessoa com a ROM do jogo e o emulador MAME pode experimentar, basta aplicar o cheat que ele criou para colocar Majido no lugar de Akira na seleção dos personagens.

Nenhum deles tem arremesso, e o visual dos personagens é estranho. Confira:

Como usá-los?

Pra quem queria testar todos, resta esperar. Hudson deve liberar cheats para acessar os demais num futuro próximo, ou não. Por ora, contente-se com Majido.

Acesse o cheat aqui, e copie-o para a área de transferência. Ou copie abaixo:

<cheat desc="Replace Akira with Majido">
<script state="on">
<action>temp0 =maincpu.ow@FD2EE7</action>
<action>temp1 =maincpu.ow@FD2EBB</action>
<action>temp2 =maincpu.od@FD2A73</action>
<action>temp3 =maincpu.ow@FD2A93</action>
</script>
<script state="run">
<action>maincpu.ow@FD2EE7=33AF</action>
<action>maincpu.ow@FD2EBB=4843</action>
<action>maincpu.od@FD2A73=001D1A8F</action>
<action>maincpu.ow@FD2A93=0B37</action>
</script> <script state="off">
<action>maincpu.ow@FD2EE7=temp0 </action>
<action>maincpu.ow@FD2EBB=temp1 </action>
<action>maincpu.od@FD2A73=temp2 </action>
<action>maincpu.ow@FD2A93=temp3 </action>
</script>
</cheat>

Abra o arquivo vf.xml na pasta "cheat" da sua instalação do MAME. Se não tiver nada lá, baixe o arquivo compactado de cheats do MAME, aqui e descompacte na raíz do MAME (vai gerar a pasta cheat com o conteúdo necessário).

Cole tudo logo abaixo do último cheat do texto da vf.xml. É só observar a estrutura da marcação para sacar onde: logo depois do </cheat> e antes de </mamecheat>.

Salve o arquivo. Reinicie o MAME, clique com o botão direito em Virtua Fighter na lista de jogos disponíveis, selecione "Properties".

virtua-fighter-mame

Na guia "Miscellaneous", marque a caixa "Enable cheats". Inicie o Virtua Fighter, aperte Tab e na guia "Cheat", mude para On em "Replace Akira with Majido".

virtua-fighter-majido

Feito, só selecionar o fulano e mandar bala.

majido-virtua-fighter

O Memória BIT faz moderação de todos os comentários. Mantenha uma atitude civilizada. Para saber mais, leia nossas regras de comentários. Ao comentar, fica estabelecido que você leu e concordou com as regras.

3 COMENTÁRIOS

  1. Que legal essa descoberta! Sempre aparece alguém que acaba descobrindo coisas assim. Eu me pergunto porque os caras que estavam em projetos de games antigos guardavam esses segredos, era só os japoneses (em geral eram sempre eles) falarem:
    Olha busca lá que tem coisa sobrando...
    É preciso fazer buscas por coisas que alguns desenvolvedores antigos sabem que existem mas não falam pra ninguém.

      • Eu não entendo nada de programação, mas deveria existir um tipo de "depurador" que a gente colocasse a ROM de um lado, e do outro saísse todas as imagens e pedaços de trabalhos visíveis do outro kkkkkkkk
        Tipo, fazer uma varredura.
        🙂

Deixe seu comentário

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
User score CAPTCHA falhou. Entre em contato conosco!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.