Novo nome de FIFA pode ter sido registrado – não seria primeira mudança da série

A série FIFA vem sendo a mais popular de futebol por quase três décadas, com a concorrência menor de PES (até ano passado, já que a Konami inventou de migrar para o eFootball). Então, causou certo choque a revelação semana passada de que a Electronic Arts pode abandonar o clássico formato de título.

Parece loucura, mas a razão é legal. A licença para uso do termo "FIFA" termina em 2022 e não deve ser renovada. A EA admitiu no começo do mês que considerava a troca após a Copa do  Mundo do Catar, mas pelas marcas registradas pela empresa, parece que vai mudar mesmo.

O novo nome da série FIFA deve ser EA Sports FC. Como descoberto pelo site Polygon, houve o registro semana passada em escritórios de direitos autorais do Reino Unido e a União Europeia. Em ambos os casos, pode ser usado para "software de jogos para computador" e "entretenimento em jogos online".

fifa 22 mbappe
FIFA 22 pode ser o último da franquia com esse formato de título - marca EA Sports FC foi registrado na Europa.

A EA não confirmou e ainda não há registro parecido nos Estados Unidos. Mas parece seguir o padrão de outras séries de esporte da casa, como EA Sports UFC e EA Sports PGA Tour. Estariam, então, mantendo coesão entre as franquias esportivas que publicam.

Outras mudanças

Não seria a primeira vez que a EA mexe no nome da série FIFA. Nascida no Mega Drive em 1993 como FIFA International Soccer, foram várias alterações até o formato atual.

Já na versão seguinte, o "International" caiu, sendo publicado como FIFA Soccer 95. Em FIFA 96, simplificaram ainda mais o título com o padrão repetido por sete anos – quando o "soccer" deu lugar a FIFA Football 2002. Em 2006, o Football também saiu e a EA adotou de novo a forma simples, com apenas FIFA e o ano. Foi o formato até a versão 2022 e que – ao que tudo indica – agora vai terminar.

Na última quinta-feira, Cam Weber, gerente geral da EA Sports, disse que a parceria com a FIFA pode estar acabando. "Olhando para frente, estamos explorando a ideia de renomear nossos jogos globais da EA Sports", disse Weber num comunicado. "Isto significa que estamos revendo nossos acordos de direitos de nome com a FIFA".

Weber também reforçou que a mudança não afetaria clubes e marcas no jogo, lembrando que o uso do nome FIFA "é separado de nossas outras parcerias oficiais e licenças pelo mundo do futebol".

FontePolygon
Daniel Lemes
Fundador do MB, quase mil artigos publicados em dez anos pesquisando e escrevendo sobre games. Ex-seguista, fã de Smashing Pumpkins e Yu Suzuki.

Deixe seu comentário

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais recentes

Mais lidas