Mortal Kombat Kollection Online é classificado, indicando lançamento

Mortal Kombat Kollection Online é uma coletânea com os três primeiros da franquia, remasterizados pela Blind Squirrel Games. Em produção até o início de 2019, o jogo foi cancelado em abril, sem maiores explicações pela Warner; Mortal Kombat 11 estava prestes a sair na ocasião.

Isso pode ter mudado. O jogo recebeu classificação indicativa na Europa para PC, PlayStation 4, Xbox One e Switch, sinalizando um futuro lançamento. Sites notaram o fato e não demorou para que sumisse de novo do banco de dados do PEGI.

Veja o screenshot de quando a consulta ainda dava resultado:

mk kollection pegi

"Mortal Kombat Kollection Online é a trilogia original Mortal Kombat que os fãs de Mortal Kombat sempre quiseram. Arte atualizada, gameplay e recursos online oferecem uma experiência que revive os "klássicos"", dizia a descrição. A data estava errada, mas onde há fumaça...

Pode haver fogo, ou não

Remasters oficiais dos primeiros jogos são um pedido antigo de fãs e projetos vêm se arrastando há anos. Em meados de 2017, o grupo chamado de Mortal Kombat HD Kommunity (que fez algo em 2013) estaria quase aprovado pela Warner para tocar o projeto. Quase: a corporação voltou atrás em 2018 e dispensou o grupo sem a menor cerimônia.

Segundo fonte próxima dos desenvolvedores ouvida pelo site DSOGaming:

No fim de agosto [de 2017], estivemos pessoalmente com Ed Boon, dessa vez apresentando uma versão jogável de Mortal Kombat Returns [título provisório da época]. Ed adorou e logo pediu aos executivos da Warner Bros que falassem com a gente sobre uma parceria para lançar o jogo.

Após vários lances até as equipes mais altas de produção, finanças e vendas da Warner, o time recebeu uma ligação dizendo "Seu projeto caminha para receber luz verde". Cerca de uma semana mais tarde, outra ligação, dizendo "Desculpe mas decidimos seguir em outra direção e não precisaremos mais do seu grupo. Não podemos confiar o desenvolvimento de um projeto tão importante a um time sem qualquer jogo completo". Isso foi em meados de janeiro de 2018.

Algumas imagens do protótipo foram divulgadas no site de Danny Huynh, artista conceitual e interface da Blind Squirrel Games; com o cancelamento, foram removidas e quem salvou, salvou; nem cache existe mais. Huynh confirmou o cancelamento e disse que seu papel principal seria "definir a qualidade para a interface do usuário e os efeitos, mantendo a aparência da trilogia [original] da série".

mortal kombat remastered tela titulo proto

Se ficou curioso com a jogabilidade, duas demos rolam por aí — banidas e perseguidas pela Warner, mas talvez encontre em algum rincão da internet. Uma foi feita em GameMaker e a outra em Unity. Não achei a versão em GameMaker (a única fonte era o Mediafire, mas foi removido a pedido da Warner) que seria a mais bem acabada, incluindo tela de seleção de lutadores, etc. Deve servir como referência do que vem por aí.

Daniel Lemes
Fundador do MB, quase mil artigos publicados em dez anos pesquisando e escrevendo sobre games. Ex-seguista, fã de Smashing Pumpkins e Yu Suzuki.

1 COMENTÁRIO

  1. Os melhores na minha singela opinião!!!! bons tempos em que jogava nos arcades da vida!!!! Lembro de jogar Mk1 em uma padaria onde tinha fliperama, saudades!!!! Os clássicos é que são a base dos jogos de hoje!!!!

Deixe seu comentário

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais recentes

Mais lidas